Cenário do Varejo durante a Retomada
Vivemos um momento único em nossa em nossa sociedade, e nestes momentos atrelados a proliferação das Redes Sociais, vemos o surgimento de vários “gurus” com soluções que vão desde a cura do COVid19, passando até por formulas de recuperação mirabolantes de empresas num cenário Pós Pandemia. Meu objetivo com este artigo não é criticar A, B ou C, afinal em tempos de Fake News cada um deve ter o discernimento de analisar o que lê e o que compartilha.
Cronologicamente, este arquivo está sendo escrito exatamente uma semana depois da retomada do considerado varejo não essencial, e meu objetivo é mostrar alguns dados e melhores praticas que vem funcionando ao longo destes sete dias.
i. Vendas: o volume de vendas no período esta em torno de 60% menor de que em períodos normais, minha opinião é que isto deve se manter para os próximos meses, então nada de metas absurdas para sua equipe, tenha acima de tudo metas que paguem seu custo fixo e gerem uma margem mínima para a empresa.
ii. Fornecedores: aqui realmente temos uma relação delicada, a maioria das empresas não conseguiu honrar fornecedores afinal foram 76 dias de faturamento quase “zero” e como tratar isso negocie em parcelas fixas, que girem em torno de 20% de seu faturamento proposto, pois este valor precisa ser saudável para sua manutenção dos fluxos de caixa. E no caso de existirem fornecedores que não querem negociar, é momento de ter “sangue no gelo” e falar sinto muito só posso fazer assim, afinal se ele não quer receber, no futuro não vai ter como vender esse é o momento de todos trabalharmos com empatia.
iii. Equipe: tem uma frase que sempre gostei de usar, que é o sangue no olho, neste momento em que alguns contratos de trabalho estão suspensos ou em finalização é hora de manter no seu negócio realmente quem seja dedicado, e esteja com Tesão pelo trabalho e acima de tudo com instinto de sobrevivência, afinal hoje temos de ter a sensação de vivermos em uma guerra, onde só os mais engajados vão sobreviver. Então sabe aquele funcionário legal que chega no horário, sai no horário, faz tudo direitinho mais não cheira nem fede, é hora de dar thau, agora vamos precisar dos Conans, que fazem tudo para bater resultados comprometidos e acima de tudo com disponibilidade.
iv. Operações/Caixa: Hora de manter o estoques regulados, somente com produtos de giro, manter o controle de estoques desperdícios, controlar os centavos, buscar prestadores de serviços mais barato, reduzir tudo mesmo, até cortar o cafezinho. Acima de tudo preservar o caixa.
v. Vendas/Consumidores: talvez esse seja o pilar mais desafiador para o varejo, afinal somos animais sociais, que precisamos do relacionamento do ver do tocar da interação, e como faze-lo em momentos de distanciamento social, use e abuse das redes sociais, é o momento de colocar alguém focado nisso, atender os clientes da mesma forma que eles seriam atendidos pessoalmente, chamadas de vídeo, fotos afinal o cliente esta ai vendo uma vitrine. E para os clientes que estiverem indo na loja, a principal frase “ que bom ver você, aqui estamos muito felizes, em que posso te ajudar ?” afinal ele estará se “ arriscando” saindo de casa.
Espero que essas dicas, sem invencionismo, ajudem algumas pessoas, então não deixa de compartilhar divulgar e comentar o que você achou.