Cenário político do País em 2026, trilha de 1.150 metros de extensão no Rio e mais notícias desta sexta-feira
Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Cenário político do País em 2026, trilha de 1.150 metros de extensão no Rio e mais notícias desta sexta-feira

Por Marcia Pezenti

Sem Lula e Bolsonaro, como ficaria o cenário político do País em 2026? Em sua coluna, Eliane Cantanhêde aponta que não adianta tapar o sol com a peneira: o presidente é forte para os seus 79 anos, mas não um político com energia e vitalidade suficientes para disputar um 4º mandato. Na outra ponta, aquele que poderia ser seu adversário, Jair Bolsonaro, está inelegível e respondendo a processos no Supremo, inclusive por tentativa de golpe de Estado. O rumo das próximas eleições é incerto e exige uma renovação, escreveu.

No horizonte, os possíveis sucessores, Fernando Haddad, hoje ministro da Fazenda, e Tarcísio de Freitas, governador de SP, enfrentam situações complicadas, pontuou. "O petista encara desafios na economia, enquanto Tarcísio é sucessivamente atingido por vídeos perdidos, comprovando que sua política linha dura e o seu homem da segurança são um desastre". Leia a coluna na íntegra.

Em Brasília, um réu do 8 de Janeiro - declarado "inteiramente incapaz" por laudo psiquiátrico da Justiça Federal - teve o direito à liberdade provisória concedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. A Coluna do Estadão explica o caso.

Também no âmbito do inquérito do golpe, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, prestou depoimento ontem na Polícia Federal. O político é investigado por suspeita de propagar dúvidas sobre o sistema eleitoral, sem provas dos questionamentos.

Na política internacional, a ditadura de Nicolás Maduro soltou 18 pessoas presas durante os protestos que eclodiram na Venezuela após as eleições de 28 de julho. Entre os libertados, estão 12 adolescentes e uma paciente oncológica.

À época, os atos no país resultaram em 28 mortos, quase 200 feridos e mais de 2.400 detidos, incluindo jovens, acusados de "terrorismo" e levados para prisões de segurança máxima.

Neste fim de ano no Rio, turistas e moradores poderão aproveitar uma recém-inaugurada trilha de 1.150 metros de extensão (foto no topo), que permite chegar a pé à base do Cristo Redentor. Antes, só era possível ir de van ou de trem. O ponto alto do percurso de 45 minutos em meio à natureza é um mirante de onde é possível observar a cidade; veja vídeo.

Na Conectado completa você também confere a Trilha Sonora do filme 'Ainda estou aqui', as Estreias do streaming: 'Operação Natal', 'Batem à Porta' e mais dicas do que ver. E produtor revela quantia oferecida para Brad Pitt e Angelina Jolie contracenarem juntos de novo.


Foto: Amazon MGM Studios/Divulgação

Esta é uma edição reduzida da newsletter publicada em nosso site, exclusiva para assinantes. Inscreva-se aqui para ver os outros conteúdos e experimente grátis por 30 dias.






Mauricio Pinheiro

Coordenador de planejamento

1 sem

A corrida presidencial para 2026 está tumultuada por conta das fake news, filtros ideológicos criando narrativas e principalmente uma postura ridiculamente troglodita de alguns agentes políticos. Alias, essa fachada festiva em alguns candidatos (alguns deles são muito mais inteligentes do que transparecem), calcada na falsa ideia de que para ser de direita tem de ser truculento e ignorante, tem afastado a classe média do debate. Eu mesmo tenho ojeriza a o que está ocorrendo em São Paulo e mais ainda com as declarações do governador de Goiás. O que está em curso no congresso então, me dá ânsia de vomito tal a falta de pudor, hipocrisia e decoro. Estão esfregando na nossa cara que querem continuar desviando dinheiro dos impostos aos bilhões! Sem prestar contas a ninguém! E não tem pudor algum em chantagear a tudo e todos, como se esse dinheiro lhes pertencesse. Assim vamos mal, muito mal.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos