Cenários para 2022 - Internacional

Cenários para 2022 - Internacional

Não temos o privilégio da alta inflacionária no Brasil apenas. As principais economias do mundo desde 2021, vem sofrendo com recordes nos indicadores de inflação. Países da Zona do Euro, Russia, Coréia do Sul, Alemanha, Canadá, EUA, entre outras potencias e países emergentes, amargando o custo da alta dos preços. Ao desalinhar as cadeias produtivas globais, a pandemia provocou a escassez de insumos no mercado internacional. Com falta de matérias primas e reabertura da economia, os preços ficaram mais caros em diferentes regiões.

Os EUA anunciaram através do Fed (Banco Central Americano), medidas contracionistas para frear a alta inflacionária que chegou a 7% de previsão para este ano. Haverá redução dos estímulos econômicos, aumento nas taxas de juros ao longo do ano, com previsão de 3 a 4 aumentos sequenciados em 0,25 ponto percentual e redução do balanço patrimonial do Fed. Todos estes anúncios previstos, impactaram nas duas ultimas semanas as bolsas americanas. Estas estavam muito elevadas e se os juros sobem, elas tendem a despencar, isso é padrão. Os investidores sinalizaram saídas das bolsas e entradas nos treasuries americanos, uma alta de investimentos estrangeiros em renda variável nos países emergentes, como está acontecendo no Brasil por via da B3 e investimentos na China.

Falando nela que vem na contra mão do mundo, devido anúncio das políticas monetárias e fiscais expansionistas, afim de impulsionar a atividade interna, surpreender as previsões para um PIB em 2022 de 5,1% divulgado pelo Banco Mundial, provocar o aquecimento econômico e manter os benefícios sociais comuns na China, pois trata-se de ano eleitoral por lá também, terá um ano difícil devido a crise do setor imobiliário, que além da Evergrande, outras importantes incorporadoras como a Country Garden Holdings, sofreram a pior queda em registro. O valor de face dos papéis caiu para menos de 62% e as ações da companhia atingiram a menor cotação em quase cinco anos.

Fiz esta pergunta no primeiro artigo sobre Cenários para 2022: entre outras variáveis, como os investidores podem proteger seu patrimônio e como diversificar sua carteira de investimentos para minimizar possíveis impactos negativos, num cenário de incertezas este ano, ou ainda potencializar seus ganhos? Vamos começar a responder na próxima edição.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos