Centro de Operações de Segurança (SOC): como proteger sua empresa
O mundo está adotando cada vez mais a tecnologia de nuvem. O fato dela exigir infraestrutura e custos operacionais mínimos está atraindo as empresas para sua migração. Os modos de trabalho remoto e híbrido após a pandemia contribuíram para este aumento contínuo.
Na tentativa de oferecer análises e prever o progresso do ano em segurança na nuvem, realizamos uma pesquisa. Entramos em contato com mais de 500 profissionais de TI que trabalham em vários setores dos Estados Unidos.
De acordo com nosso relatório Cloud Security Outlook 2023, 72% das organizações pesquisadas usam aplicações multinuvem, 5% das organizações implantaram um sistema de nuvem híbrida e 23% planejam migrar para a nuvem nos próximos anos. Nenhum dos entrevistados indicou que não tinha planos de migrar para a nuvem.
A rápida adoção da nuvem ampliou o escopo para ataques cibernéticos. Agora é imperativo que todas as organizações mantenham sua defesa pronta para evitar violações e garantir a proteção na nuvem. É aqui que os centros de operações de segurança (SOCs) entram em cena.
Liderando o caminho para proteger sua empresa
Um SOC é uma divisão centralizada dentro de uma organização que usa uma equipe de especialistas em segurança e tecnologia para prevenir, detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética. Ele serve como ponto de conexão para todos os eventos registrados dentro de uma organização e decide como lidar e responder a cada um deles.
Os SOCs assumem a responsabilidade de:
O rápido tempo de reação reduz os possíveis custos que uma violação de segurança pode gerar, o que ajuda a minimizar o tempo de inatividade em caso de incidentes, limitando mais perdas. Os SOCs ajudam as organizações a permanecerem proativas.
No entanto, muitas organizações atualmente não possuem um SOC dedicado devido a questões orçamentárias e à falta de profissionais qualificados. Algumas empresas terceirizam suas operações de segurança para um fornecedor, em vez de criar seu próprio SOC.
No relatório Cloud Security Outlook 2023, observamos que 14% das empresas pesquisadas possuem um SOC com mais de cinco especialistas em segurança. Seis por cento deles carecem de analistas de segurança dedicados, enquanto 2% terceirizam o trabalho. Setenta e sete por cento das organizações pesquisadas tinham uma equipe de segurança composta de 3 a 5 especialistas.
Recomendados pelo LinkedIn
As pequenas empresas precisam de um SOC?
A necessidade de um SOC dedicado é crucial para todas as organizações, independentemente do tamanho ou domínio. As empresas devem ter um centro de operações de segurança para garantir altos padrões. No entanto, seu tamanho pode variar dependendo de vários fatores, como setor da organização, perfil de risco e complexidade da infraestrutura de TI.
O panorama do mercado de uma solução de segurança
Um SOC precisaria de especialistas em segurança e soluções tecnológicas de suporte. Para entender a estratégia de segurança usada por diferentes organizações, nossas perguntas se concentraram nas soluções que elas usam atualmente.
82% estão usando uma solução SIEM, enquanto 79% e 61% estão usando soluções DLP e EDR, respectivamente. Isso indica que as organizações estão usando diferentes ferramentas de segurança para cobrir vários aspectos, como proteção de dados, adesão à conformidade, visibilidade das atividades na plataforma de nuvem, etc.
Quando perguntados se estariam interessados em avaliar uma solução que pudesse abordar todas as funções de um único console, 96% dos entrevistados disseram que sim. Isso significa que as empresas agora estão procurando soluções de segurança unificadas para proteger suas redes. Uma dessas soluções é o Log360 da ManageEngine. Mesmo para organizações que já possuem um SOC, o Log360 pode ajudar na batalha contra ameaças de segurança.
Conclusão
Cloud Security Outlook 2023 tenta manter as partes interessadas informadas sobre o cenário de segurança em nuvem em constante mudança. Ele esclarece a necessidade de ter uma equipe forte e tecnologias relevantes para garantir o mais alto nível de segurança, especialmente no mundo em rápida evolução de ameaças e hackers.
As organizações não podem simplesmente deixar a segurança de seus dados ao acaso. Manter um SOC seria a melhor prática para uma empresa se apresentar como uma organização que coloca a segurança em primeiro lugar. Saber que toda uma equipe está preparada para atender a empresa em qualquer eventual necessidade de segurança ajuda os funcionários a se sentirem mais confiantes em suas habilidades para realizar as tarefas do dia a dia.
Os SOCs ajudam as empresas a economizar custos e ganhar a confiança do cliente, o que pode levar a melhores negócios.
Confira o relatório completo do Cloud Security Outlook para entender melhor o cenário de segurança em nuvem em evolução.