Real User Monitoring (RUM): como fazer o monitoramento de usuário real
Com a digitalização e o poder de usar a internet em qualquer lugar, o usuário espera ter a mesma experiência independente do tipo de dispositivo que usa e lugar geográfico em que se encontra. Porém, há fatores que podem interferir no resultado dessa experiência.
O monitoramento de usuário real é uma forma de entender informações reais dos usuários por meio de uma aplicação ou scripts em páginas na web. Essas informações são os fatores que interferem na experiência que o consumidor está tendo, como tempo de carregamento do site, latência, erros operacionais, compatibilidade do servidor, entre outros.
Ou seja, o RUM é focado em questões mais técnicas que podem afetar a experiência que o cliente está tendo.
Qual a diferença do RUM e do monitoramento sintético?
Além do RUM, outro método muito usado para entender a experiência dentro dos sites e aplicações é o monitoramento sintético.
Enquanto o monitoramento de usuário real é usado dados verdadeiros e exatos, vindos de usuários que realmente trafegaram no site, coletados de seus navegadores ou dispositivos.
Já o monitoramento sintético usa dados simulados, imitando o comportamento dos consumidores, feito por meio de scripts criados por desenvolvedores. Este tipo de monitoramento é muito útil para a fase de testes, pois ele faz uma análise antes que os usuários realmente usem o site, prevendo possíveis gargalos. Porém, como tudo é simulado, pode ter divergências do resultado real final.
Assim, os dois métodos são diferentes, mas se completam. Enquanto o sintético é melhor usado para previsibilidade e pode gerar diversos cenários para o preparo melhor do time para corrigir possíveis problemas, o RUM irá fornecer os dados e insights de como realmente está sendo a experiência e jornada do usuário.
Recomendados pelo LinkedIn
RUM x Ferramentas de Web Analytics: qual é a diferença?
Para o setor de marketing, entender o comportamento do usuário é fundamental. Diversas ferramentas existem com esse propósito e é bem provável que você conheça alguma, como o Google Analytics ou Zoho Analytics. Mas qual a diferença dessas ferramentas para o RUM?
As ferramentas de web analytics irão analisar o comportamento do usuário e algumas estáticas como de onde este usuário veio (google, bing, yahoo); quanto tempo ficou em cada página; se o tráfego foi orgânico ou não, entre outros dados que pode ajudar a entender a jornada do usuário e auxiliar o marketing.
Já o RUM, como vimos, foca mais em estrutura e é voltado para desenvolvedores, como o acesso página de acordo com a localidade, experiência de uso com base no navegador que ele está usando ou até mesmo verificar a experiência do usuário a partir do dispositivo que está sendo utilizado. Todas essas informações são úteis aos desenvolvedor que as usam para trazer melhorias no desenvolvimento e performance da página.
Monitoramento proativo com Site24x7
A compreensão da experiência do usuário em tempo real, com análises reais é um dos melhores caminhos para se construir sites e aplicações que sejam cada vez mais eficazes e com recursos que agreguem aos consumidores.
Para isso, fazer o monitoramento do usuário real é necessário. A ManageEngine possui o Site24x7 com recurso RUM para monitorar de forma proativa o desempenho de seu site e o otimizar de acordo com a jornada dos usuários.
Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!
Artigo escrito por Maria Victória Tartaglia