Chatbot Como Estratégia de Negócios
O Facebook lançou recentemente uma série de dados que comprovam o valor dos bots para os negócios:
- 2 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas mensalmente
- 56% das pessoas preferem enviar mensagens do que ligar para o serviço ao cliente
- 53% das pessoas são mais propensas a comprar com empresas que podem enviar mensagens
Embora ainda não seja um canal muito explorado pelos negócios, a utilização de chatbots certamente ganhou força nos últimos anos. Os dados do Google Trends mostram que nos últimos cinco anos, o volume de pesquisas em torno de “chatbots” cresceu 19x, à medida que usuários e empresas começaram a entender seu valor.
A forma como as pessoas se comunicam com as empresas tem evoluído a um ritmo acelerado.
Investir nessa tecnologia é essencial para traders e varejistas que têm um fluxo de interações. Um atendimento automatizado ao cliente usando um chatbot é rápido e prático, resolvendo os pequenos problemas e eliminando as demandas causadas pelo serviço pessoal.
O desempenho de um chatbot no setor comercial pode ser explorado de forma muito ampla. Desde a transmissão de informações do produto até o processamento direto de vendas simples, ele deixa as complexas interações para os seres humanos e acelera o atendimento ao cliente, oferecendo mais liberdade de escolha ao mesmo.
...
Mas, afinal… O que os usuários finais querem alcançar ao usar esses bots? E quais as principais frustrações que levaram os usuários a procurar por atendimento via chatbot?
Para responder a essas perguntas, vamos nos aprofundar nos dados do relatório que as equipes da Drift, SurveyMonkey Audience, Salesforce e Myclever, elaboraram para esclarecer como os chatbots estão reformulando as experiências on-line de hoje.
Os usuários usam chatbots por diversos motivos. No entanto, os principais fatores que seus clientes querem dos chatbots são:
- Obter uma resposta rápida às perguntas
- Resolver uma reclamação ou problema
- Obter uma resposta mais detalhada para uma consulta
- Encontrar um agente humano de atendimento ao cliente
As frustrações mais comuns relatadas pelos consumidores incluíram sites sendo difíceis de navegar (34%), não sendo capazes de obter respostas a perguntas simples (31%) e detalhes básicos sobre: endereços comerciais, horário de funcionamento e números de telefone, difíceis de encontrar (28%).
As experiências on-line que as empresas estão oferecendo já não correspondem à maneira como as pessoas preferem comprar.
Atualmente onde tudo parece estar a apenas um clique de distância, os consumidores esperam encontrar as informações que estão procurando de maneira rápida e fácil. Quando não conseguem, ficam frustrados e podem acabar recorrendo a concorrentes que estão fornecendo o tipo de experiência on-line que estão procurando.
...
Esses dados demonstram quão competitivo é o mercado de inovações e que você precisa começar a aproveitar os chatbots para otimizar as comunicações, o sucesso e as vendas do cliente.
Para ficar incluído e na disputa do mercado, é preciso acompanhar as últimas novidades e estar sempre pronto para mudar e crescer. Buscar constantemente o bem-estar dos clientes é vital para tornar sua organização mais lucrativa.
Acha que está pronto para começar a criar chatbots? Saiba como a GETBOTS pode ajudar no empoderamento na relação Consumidores e Marcas através de Criação e Capacitação de Chatbots e Inteligência Artificial.