A CHEGADA DE GRANDES MUDANÇAS
INOVAÇÕES TÉCNOLOGICAS: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
A pandemia do século passado (1918) causou uma forte desolação, mas logo depois do seu final a organização da vida foi retomada com grande força motriz. Nos países desenvolvidos, iniciou-se um processo de mudança nas organizações empresariais e no modo de pensar as cidades para evitar calamidades, preservar os cidadãos e o patrimônio material e financeiro. Essas mudanças vieram influenciar nações em estágio de desenvolvimento, sendo que algumas se superaram, tornando-se potencias.
As expectativas criadas para o século XXI, foram intensas, decepcionando muitos que aguardavam a chamada “Era de Aquarius” já de partida quando se anunciou 2001, entretanto os analistas de contexto histórico-econômico acreditam que o século XXI ainda não começou e que a crise gerada pelo covid19 interrompeu o disparo previsto para a introdução de tecnologias transformadoras que mudarão o modo de ser humano e todo aparato econômico, inclusive com a introdução de novas formas de interação econômica-financeira.
A linguagem de trilhões de dólares em investimentos em tecnologia, como: 5G, produção de drones, softwares de reconhecimento facial, veículos autônomos, energia limpa, inteligência artificial, engenharia genética, computação quântica, biotecnologia e nanotecnologia, são alguns produtos em prateleira prontos a serem comercializados , deslocando alguns dos principais eixos econômicos do planeta.
A recessão inesperada poderá ser o impulso a remodelar o mundo econômico e oferecer ao ser humano recursos nunca antes pensado.
Estaremos preparados para esse novo mundo? Seremos parceiros ou simplesmente passivos observadores dessa transformação.
São respostas difíceis nesse momento de comoção, porém o alerta pode facilitar a busca dos novos caminhos nos âmbitos empresariais, sociais e individuais para o aproveitamento das oportunidades.
Jornalista na Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET)
4 aOportunidade !