A ciência da felicidade - 5 passos
Uma novidade que vem sendo muito usada pelos Coach’s é utilizar técnicas e ferramentas desenvolvidas nos estudos sobre psicologia positiva. A psicologia positiva nasceu de um estudo científico realizado na década de 1990 realizado pelas Universidades de Harvard, Yale e Michigan.
Descobriu-se, naquela ocasião, que além de promover o bem-estar físico e mental, emoções positivas fortalecem nossos recursos intelectuais e sociais, além de promover uma melhora na disposição mental, tolerância e criatividade, o que nos deixa disponíveis para novas idéias, mudanças e experiências.
É claro que cada pessoa tem uma forma diferente de encarar e reagir diante dos desafios e realidade da vida e a forma mais comum de reação que observamos é, na maioria das vezes, orientada por um padrão rígido e negativo.
Mas acredite, isso pode ser mudado com o cultivo de uma mente positiva e otimista. Cultivar uma mente positiva é mais simples do que se imagina e qualquer pessoa pode se preparar para experimentar o mundo de uma forma mais leve e feliz, basta decidir e, se quiser, pode começar a praticar com as dicas a seguir:
1. Decida e escolha ser feliz todos os dias, mas esteja certo de que é isso mesmo que procura;
2. Não perca oportunidades, todos os dias você tem um motivo para se sentir alegre, só não está prestando atenção;
3. Estabeleça os resultados alegres que pretende alcançar, escreva e detalhe cada passo, inclusive do caminho que deverá percorrer para chegar lá;
4. Administre sua energia, não se limite pelos obstáculos que vão surgir, persista em tornar a alegria um hábito diário.
5. Solte, não resista mais e libere as pessoas de seu julgamento e crítica. Viver com o que é diferente ajuda a crescer e ensina a ter discernimento sobre as situações que se apresentam.
Então, preparado para ser feliz?