Ciência e Arte em Startup Valuation (teorias e práticas)
Antes de investir em uma Startup, a primeira pergunta que muitos Investidores Anjos fazem é: quanto esta empresa vale a pena? Determinar a valorização de uma empresa antes que ele tenha a receita pode ser realmente muito difícil. Ao contrário da avaliação de empresas com histórico de receitas, ativos e registos mais palpáveis, para Startups não há padrões que se possa basear.
Valuation de empresa antes que haja receita é muitas vezes um dos primeiros pontos de embate que devem ser negociados entre os Investidores Anjos e os empreendedores. Os empreendedores querem que o valor seja o maior possível e os Investidores Anjos querem um valor menor o suficiente para que eles assumam uma parte razoável da empresa pelo o valor a ser investido.
“Práticas” de especialistas
Bill Payne, membro fundador de quatro grupos de investidores anjo, possui investimento em mais de 50 empresas, é instrutor de longa data dos cursos o investimento anjo. Embora existam dezenas de metodologias de avaliação, ele sugere que estas quatro são as principais aplicadas pelos Investidores Anjos em Startups. Acredito oferecer um excelente ponto de partida:
Venture Capital Método calcula avaliação com base em taxas esperadas de retorno na saída do investidor.
Método Berkus atribui um intervalo de valores em dólares para os progressos empresariais da inicialização da empresa conquistadas em suas atividades de comercialização.
Método de Avaliação Scorecard ajusta a valorização média de antes do faturamento para ofertas de Startups em uma região em particular e na vertical de negócios do mercado baseado em sete características da empresa.
Fator de Risco Método de Soma que compara 12 características do mercado da Startup que se poderia esperar de uma empresa jovem / autofinanciável.
Não pense em optar apenas por uma abordagem. Investidores Anjos sofisticados e empreendedores sempre vão buscar conciliar vários métodos para avaliar uma oportunidade em Startups porque nenhum método é infalível o tempo todo. Conciliar os métodos também podem ajudam no processo de negociação, uma média pode ser determinada a partir analise resultante entre todos ou alguns deles.
Como a maioria das Startups possuem pouco ou nenhum histórico em receitas e lucros, não há muita informação para analisar ou basear uma derivação em uma planilha. Para preencher esta lacuna, os Investidores Anjos também buscam encontrar sinais de ofertas de Startups semelhantes na mesma região e no mesmo segmento.
Semelhante ao ramo imobiliário, as avaliações deverão subir e descer dependendo das forças motivadoras do mercado. É razoável se esperar avaliações menores durante uma recessão e maiores em épocas de prosperidade, quando há mais concorrência para o investimento. Valuation de Startups também podem sofrer ajustes para cima ou para baixo com base na força da qualificação da equipe de gestão, na localização do negócio, na indústria ou no mercado que está inserida.
É realmente uma arte.
Empresários e professores adorariam que fosse algo que pudéssemos apenas colocar uma planilha do Excel. Mas não existe uma metodologia perfeita para estabelecer a avaliação de empreendimentos ainda sem receita, tornando ainda mais importante para os investidores e empreendedores compreender como o valor pode ser derivado em cada avaliação individual.
Enquanto histórias mostram muitos exageros em avaliações agressivas de Startups nos dias de hoje, os estudos e conjuntos de dados internacionais mostram uma história diferente para as empresas que receberam investimento anjo. A história real é que estas avaliações têm sido relativamente estáveis.
Uma última tendência em negociações de Startups não está considerando nenhuma das avaliações citadas acima – acontecem através de acordos de dívidas conversíveis. Nestes casos, Investidores Anjos fornecem empréstimos para Startups que são então convertidos em capital próprio na próxima rodada de investimento, muitas vezes a um acordo sobre a avaliação máxima e / ou um desconto da avaliação para os Investidores Anjos que aportam o capital conversível. Este é um tópico para um artigo futuro, mas é importante ressaltar que estes modelos de negócios já estão se tornando cada vez mais comuns entre as empresas de tecnologia do Vale do Silício.
Avaliação é um tema importante para os o Ecossistema de Startups. Ela ajuda a obter o máximo de informação possível para fazer bons investimentos em empresas em seu estágio inicial. Há uma variedade de recursos para se iniciar, então desejo a todos que…
PRATIQUEM BONS INVESTIMENTOS:
- Viabilidade Projetos – VPL / PayBack / TIR
- Valuation por Fluxo de Caixa Descontado
- Formação Custos Startup
- Análise de Breakeven
- Gerenciamento de Performance Balanced Score Card
Outras publicações
Fonte:
i9Startups.com
DicaGP.com.br
Forbes Entrepreuneurs