Afinal, quem são os investidores-anjo?
As startups, empresas com ideias ou métodos inovadores em início de operação, passam por muitas dificuldades. No começo, um dos maiores problemas é em relação ao capital necessário para colocarem em prática tudo aquilo que planejaram, que pode apontar soluções valiosas para as pessoas que lidam com seus nichos de negócios. Uma das alternativas nesse sentido é a busca por uma parceria com os chamados investidores-anjo, que são pessoas com o potencial de transformar em realidade ideias promissoras surgidas no meio empresarial. Acompanhe nosso artigo de hoje e saiba mais sobre essas figuras indispensáveis ao sucesso de um empreendimento. Confira!
O perfil de um investidor-anjo
Normalmente, os investidores-anjo já fizeram suas fortunas através de outros empreendimentos comerciais, carreiras de negócios ou até mesmo em sua própria start-up. A maioria são homens com idade normalmente entre 45 e 65, mas podem ser mais jovens. É mais comum que eles atuem no setor de tecnologia.
O que torna um investimento atraente para eles?
Um dos maiores atrativos para este tipo de investidor são os incentivos fiscais por trás dos empreendimentos envolvidos. O Brasil já possui alguns programas de deduções para investidores, mas ainda em fase inicial. Já no Reino Unido, por exemplo, investidores-anjo chegam a economizar milhões só em valores que deixam de pagar para a coroa.
Falando de outro aspecto, diferentemente do que parece, não se trata de algum tipo de atividade filantrópica ou situação similar. Os investidores-anjo, por mais que já estejam realizados financeiramente, passam a participar da vida de uma startup tanto injetando dinheiro, quanto seus vastos "capitais intelectuais", confiando tanto no potencial lucrativo daquele negócio quanto em seu próprio "taco", tendo como base o nome que possui no mercado e sua rede de relacionamentos conquistada ao longo de sua vida como empreendedor.
Outra questão sempre levantada previamente pelos investidores-anjo diz respeito às garantias oferecidas pela startup para proteger o investimento. Se a startup já tem suas marcas registradas, por exemplo, e tem um plano consistente de gestão de suas inovações (marcas, patentes, desenhos industriais, softwares, etc...), isso representa mais solidez e menos risco às operações, favorecendo a decisão do investidor-anjo em aportar o investimento. Saiba mais sobre a importância do registro de marca para sua startup.
Como atuam?
Os investidores-anjo podem operar de forma independente ou como um grupo de investidores. Porém, o normal é que atuem em conjunto como forma de gerir o risco de se investir em uma startup, pois, por mais que entrem em um negócio confiando bastante que aquele investimento será rentável no futuro, um empreendimento em seu início nunca deixa de ser um verdadeiro mistério em relação a sua lucratividade.
Além disso, os investidores-anjo são mais do que apenas investidores, mas sim pessoas que colocam todo o seu conhecimento empreendedor por trás da startup (conceito de smart money). Além disso, normalmente possuem participação minoritária na sociedade de acordo com o contrato social, sem nenhuma função executiva dentro do negócio.
Normalmente, quanto é investido?
Diferentemente dos que muitos pensam, os investidores-anjo não são detentores de enormes fortunas. Empenhar seus esforços em uma startup seria algo relativamente irrisório para proprietários de grandes cadeias de negócios. Normalmente, o grupo de investidores coloca algo entre R$ 200.000 e R$ 1.000.000 nos negócios.
Como é feita a apresentação do projetos aos investidores-anjo?
Podem ser marcadas reuniões diretamente com o potencial investidor, mas normalmente existem encontros periódicos promovidos para esse fim. Insistência, um bom projeto e bastante atenção ao que ocorre ao seu redor são os grandes segredos para boas parcerias.
Casos de sucesso
Para citar poucos e bons exemplos, provavelmente o Google e o Facebook não existiriam se não fossem os investidores-anjo.
Compreendeu o que é um investidor-anjo? Não deixe de compartilhar suas dúvidas ou experiências utilizando os comentários abaixo!