CIDADES BIOFÍLICAS
As cidades modernas são centros de atividades, oferecendo uma vasta gama de oportunidades e conveniências a seus habitantes. Todavia, ao mesmo tempo em que proporciona uma vida agitada e repleta de comodidades, muitas cidades enfrentam um desafio constante: a poluição.
Isso é decorrente da crescente urbanização, o aumento do número de veículos, a intensa atividade industrial e diversos outros fatores que acabam por degradar a qualidade do ar, da água e do solo, causando uma série de consequências para a saúde humana, a biodiversidade e o clima global.
Dito isso, fica o questionamento: Qual o futuro das cidades?
O futuro das cidades é biofílico e inclusivo. A tecnologia vem abrindo portas que antes estavam fechadas, soluções para diversos aspectos que são prejudiciais ao meio ambiente, que antes custavam muito caro, estão se tornando econômicas e mais eficientes. O ambiente construído pode agir em diversos aspectos que reduziria a poluição e, como consequência, reduzir as mudanças climáticas no ambiente construído, promover a saúde enfrentando desafios como obesidade, diabetes e doenças cardíacas, aumentando o bem-estar e a felicidade das pessoas.
Hoje podemos observar diversos exemplos bem-sucedidos de design biofílicos em construções. Ecossistemas inspirados pela natureza podem consumir menos recursos, reduzir o consumo de energia, criar comunidades mais seguras, resilientes, adaptáveis, conectadas, móveis, acessíveis, equitativas, diversificadas e inclusivas.
Por que precisamos de cidades biofílicas?
Os benefícios do design biofílico são muitos e inegáveis, como:
- Aumento da qualidade de vida;
- Aproveitar os benefícios econômicos do acesso à natureza;
- Melhorar a qualidade do ar;
- Aumentar a segurança alimentar;
- Proteger o abastecimento de água da cidade;
- Proteger das tempestades;
Recomendados pelo LinkedIn
- Aumentar a resiliência e sustentabilidade;
- Sombrear e resfriar os ambientes urbanos;
- Conservar a água e a energia;
- Proporcionar valor emocional para os residentes urbanos;
- Valorizar as propriedades (“valor hedônico” = valor aumentado da propriedade associado a proximidade à natureza);
- Reduzir a hostilidade;
- Aumentar a coesão da comunidade com laços sociais mais fortes.
Vale ressaltar que biofilia e design biofílico não estão apenas relacionados com plantas, mas sim com todos os aspectos da natureza: ar, uso de materiais naturais, água, terra, fogo, pedras, iluminação natural e muito mais.
Estudos de neurociência e neuroarquitetura já comprovaram que o ambiente construído gera um impacto direto na vida das pessoas que o usufruem. Outros estudos, ligados à biofilia, nos mostram que o ser humano tem uma necessidade inata de contato com a natureza. Com isso em mente, podemos projetar ambientes que estimulam viver de uma forma saudável e sustentável, formando cidades belas, inspiradoras, bonitas e com uma população alegre e saudável.
Na Takeda Design, sustentamos com convicção que o futuro deve abraçar o conceito biofílico e, portanto, empenhamo-nos em cada projeto para estreitar o vínculo entre as pessoas e natureza, adotando diversas abordagens. Com uma vasta experiência de mais de 30 anos nesse campo, temos nos dedicado a aumentar o contato humano com elementos naturais. Nossa expertise nos permite criar espaços que estimulam e integram a natureza, proporcionando ambientes benéficos e inspiradores para todos.
Gostaria de fazer parte do futuro biofílico? Entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo a tornar o mundo um lugar melhor para se viver.