Cidades Inteligentes- Smart Cities: o que são, tendências e soluções do mercado
Você já escutou o termo ‘cidades inteligentes ou Smart Cities?’ É natural escutarmos sobre pessoas inteligentes, mas veja bem: pessoas inteligentes criam sistemas inteligentes para resolver situações das mais simples até as mais críticas.
Por exemplo, imagine que você viaja com sua família, deixa sua casa monitorada com sistema de alarme. Porém não é suficiente para evitar assaltos. No entanto, acende e apaga a luz, liga o som, a TV sem ninguém em casa, usando o seu celular!
Agora, já é diferente! Sinaliza movimento de pessoas! Aí você está usando um sistema inteligente a seu serviço e descansa tranquilo. Isso é apenas uma demonstração do que um sistema inteligente faz!
Porém, o que isso tem a ver com ‘cidades inteligentes’? Vamos explicar neste post preparado com exclusividade para você. Confira!
O que são as cidades inteligentes ou Smart Cities?
Nós explicamos um sistema todo interligado administrando sua casa e proporcionando segurança. Agora, imagine esse sistema organizando uma cidade inteira! Assim funciona uma cidade inteligente ou smart city em inglês - são cidades projetadas com soluções para a população, que melhoram a vida em todos os aspectos!
Que aspectos são esses? mobilidade urbana, segurança, infraestrutura, comunicação, entre outros, com sustentabilidade, assertividade e mais rapidez! De forma prática: energia limpa, reaproveitamento da água, tratamento do lixo, compartilhamento de produtos, serviços e espaços, além de facilitar o tráfego de veículos e de passageiros.
Sendo tudo alinhado com a tecnologia e conectividade M2M e IoT; esse recurso facilita a vida humana e gera benefícios para a vida em sociedade, uma vez que não podemos nos isolar e o crescimento da população agrava a estrutura urbana cada vez mais.
Logo, as cidades inteligentes são a resposta para o presente a fim de garantir um futuro com qualidade, modernidade e respeito à natureza. Já são muitas as cidades que investem em sistemas deste nível, com organização e integração de vários sistemas ao mesmo tempo.
Benefícios das cidades inteligentes
Em virtude do crescimento dos grandes centros urbanos, a estrutura das cidades não suportam mais a mesma estratégia de organização, nem é fácil modificar. Logo, a cidade inteligente produz qualidade de vida, segurança, mobilidade e sustentabilidade, pontos principais para a população de qualquer cidade, seja urbana ou rural.
Então, o projeto de cidade inteligente viabiliza modificações e ameniza os problemas sociais e econômicos da população, já que pessoas, economia, meio ambiente, mobilidade urbana, transporte público, segurança estão todos interligados, podemos falar até em ecossistema digital, ligado pela tecnologia.
Recomendados pelo LinkedIn
Quais são as principais tendências para as cidades inteligentes?
A cidade inteligente é um projeto em construção e já é uma realidade em muitos países, como é o caso de Copenhague (Dinamarca), que será o primeiro a se tornar “Net-zero” em carbono – faltam apenas 20% para alcançar a meta, tudo resultado de um investimento inovador e tecnológico.
Mas o Brasil não fica de fora, São José dos Campos foi certificada como a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil, sinal de que a realidade está próxima e palpável.
E atualmente, há muitas tendências no mercado de serviços de tecnologia e inteligência artificial (IA), veja algumas:
Quais as melhores soluções para cidades inteligentes no mercado?
Como erguer uma cidade inteligente? É fato que sua utilidade já ficou comprovada! E colocar em prática não é um bicho de sete cabeças, porque algumas pessoas já colocaram suas habilidades à sua disposição para construir a cidade inteligente que você precisa!
De forma que as inovações tecnológicas são acessíveis para todos, sem exceção. E as soluções para os casos mais urgentes para sua cidade ou município chama-se Virtueyes!
Somos uma empresa que oferece soluções em conectividade #M2M e #IoT para #Rastreamento Veicular, #Monitoramento, #Logística, #Agricultura 4.0, #Indústria 4.0, Cidades Inteligentes (smart cities) e muito mais.
A coleta de resíduos para reciclagem, por exemplo, realizada por uma empresa que conta com nosso serviço para gerenciar este ação de utilidade pública, que ajuda o meio ambiente, diminui a poluição, evita doenças!
Estamos disponíveis para qualquer dúvida!