Cinco passos principais para que as empresas criem uma cultura efetiva de feedback
O feedback é um recurso valioso para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras, para o engajamento do time e resultados da empresa. O feedback positivo é importante porque atitudes que são aderentes à cultura da empresa devem ser valorizadas e incentivadas.
Já o feedback construtivo (ou negativo, como é popularmente chamado) contribui para o desenvolvimento das pessoas, além de evitar que os mesmos erros voltem a acontecer.
Para criar uma cultura efetiva de feedback, é preciso:
1) Que o feedback seja dado de forma frequente: não espere momentos formais de avaliação, dê feedback logo depois dos acontecimentos. É importante que o que aconteceu seja recente para que as pessoas liguem o feedback à situação e absorva melhor a mensagem.
2) Não confunda feedback com bronca, nem elogio: é importante que o feedback seja sempre pautado em fatos. Pontue o que aconteceu e a partir daí diga se aquele comportamento foi adequado ou não.
3) É importante que os feedbacks sejam objetivos: Seja breve, mas explique a situação. Muita gente acaba dando muitas voltas para dizer algo com medo de magoar e isso acaba deixando o momento do feedback muito moroso.
4) Dê dicas de como a pessoa pode se desenvolver. Lembre-se que essa é uma importante ferramenta de desenvolvimento, então aproveite esse momento para ajudar a pessoa que está recebendo o feedback.
5) Escute o que a pessoa que recebeu o feedback tem a dizer: depois de expor a sua visão, dê espaço para que a pessoa diga se concorda ou não e aproveite para avaliar se o feedback foi bem compreendido. É importante que exista espaço para diálogo, inclusive no futuro.
Diretor / Executivo Senior / Conselheiro | Gestão de Operações e Negócios
1 aÉ importante também observar que esses 5 passos tem 2 “vias”, de quem dá o feedback e de quem recebe, porque a cultura do feedback depende também de criar um ambiente em que o que recebe saiba como aproveita-lo e entenda que não é apenas como “sou”, mas também como “sou percebido”!
Engenheiro Mecânico e de Produção - FEI PUC/SP
1 aMark Murphy, em seu livro “O Fator Atitude”, nos diz que 89% das contratações que fracassam é devido à falta de atitude dos postulantes. Pelo visto, este é o foco principal a ser tratado quando nos posicionamos através de feedbacks. Qual a sua opinião?
Sócio-diretor na Macro Transição Ltda.
1 aMuito bom como sempre Sofia.
Conselheiro e Mentor de Empresas | Inovação e Estratégias de Vendas | Impulsionando o Sucesso por meio do Conhecimento
1 aÓtimo post, obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre feedback! 👍
Gerente de RH | HR Business Partner | Recursos Humanos Generalista| Educação Corporativa
1 aFeedback é uma das mais importantes formas de contribuir com o desenvolvimento de uma pessoa.