É necessário uma revolução gentil

É necessário uma revolução gentil


Sou apaixonada por talentos e pelo poder que os jovens têm de transformar o futuro do trabalho com suas inovações. A Pesquisa Carreira dos Sonhos 2024, que ouviu mais de 90 mil profissionais brasileiros, revela os desafios enfrentados pela liderança moderna, especialmente com a gestão de equipes híbridas e a promoção do bem-estar.

As expectativas mudaram: hoje, não apenas os jovens, mas profissionais de todas as gerações, buscam ambientes de trabalho flexíveis e mais saudáveis. As organizações precisam equilibrar metas de negócios com as necessidades humanas. No entanto, a confiança entre líderes, equipes e colegas tem diminuído, o que afeta diretamente o ambiente de trabalho. A pesquisa também mostra que a confiança, fundamental para a inovação e o crescimento, está em declínio, com apenas 52% dos jovens confiando em seus colegas, comparado a 63% em 2018.

O suporte à liderança muitas vezes é insuficiente, mas há espaço para mudar essa equação. Para isso, acredito que a chave está na colaboração intergeracional. Quando profissionais jovens e experientes trabalham juntos, unem inovação e sabedoria, acelerando as transformações necessárias para criar ambientes de confiança e respeito. O declínio da confiança entre gerações, como mostrado no estudo, precisa ser enfrentado com uma liderança mais transparente e com diálogo aberto.

A revolução no mercado de trabalho deve ser feita com gentileza e paciência. Devemos respeitar o que foi construído, mas também trazer novas ideias, promovendo uma mudança sustentável e colaborativa. A confiança, entre gerações e entre líderes e colaboradores, é o alicerce para essa transformação.

 O segredo – se bem que não é mais segredo para ninguém - está em diferentes gerações colaborarem para construírem o novo em parceria, oferecendo o que cada uma tem de melhor e dessa forma agilizarem as mudanças necessárias para que a experiência e a inovação caminhem juntas, resultando em progresso. Dessa forma, todos ganham.

Tenham calma, os caminhos vão se abrir. Mas não parem de trabalhar para que o mercado viva novos cenários. Sejam gentis ao mostrarem as falhas atuais do sistema. Façam uma revolução, o mundo precisa. Mas nos ensinem como fazer uma revolução sem guerra, o mundo também precisa dessa inspiração.

No mais, profissionais de todas as idades estão em busca de liberdade, espaço, autonomia e oportunidades de desenvolvimento. Eu desejo que todos possam se abrir e enxergar que tudo bem mudar, que mudar é bom, é necessário e que sempre haverá espaço para quem deseja contribuir com a evolução.

Com calma e paciência e boas pitadas de revolução gentil, nós vamos chegar lá.

Edna Prado

Especialista em Recolocação Profissional 50+ | Restruturação de Currículo e Linkedin | Jobhunter | Headhunter | Especialista em Hotelaria | Consultoria de Recursos Humanos

2 m

Muito interessante, Sofia Esteves gostei da chamada "revolução gentil"

Rejane Garcia Roza Resende

Membro de Conselho Consultivo | HR Executive | Mentoria | Family Business Advisor | Psicóloga

3 m

Sofia, um excelente alerta!

Excelente alerta Sofia. A confiança é a base da segurança psicológica que determina um ambiente de trabalho saudável. Notamos também em nossas pesquisas essa que nos indicadores desse importante estado psicológico nas organizações. Talvez o exagero no estímulo à competitividade esteja minando o senso de coletividade nas organizações. Precisamos pensar bem no mundo que estamos criando.

Muito bem escrito e motivador Sofia Esteves 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sofia Esteves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos