Cine Carreira - Duelo de Titãs
Qual a sua verdadeira cor?
O filme Duelo de Titãs é baseado em fatos reais e conta a história de um dos primeiros times integrados dos EUA (leia-se: com jogadores brancos e negros). A narrativa questiona o preconceito existente em cada um de nós, mas fala também sobre a importância da união para o bem comum. O time do longa-metragem só consegue alcançar vitórias e notoriedade a partir do momento em que cada jogador esquece a questão da cor e começa a respeitar seu companheiro.
“Já temos toda a ajuda da qual necessitamos aqui”.
Nada mais semelhante que o ambiente corporativo. Uma equipe só consegue êxito a partir do momento em que cada profissional aprende a lidar com o outro. Neste momento, o gestor precisa ser um integrador para aproveitar o potencial de cada um dentro do projeto. A figura de Denzel Washington representa este tipo de líder, que mesmo com o obstáculo do racismo, consegue se impor junto aos negros e brancos, cativando cada um de seus jogadores.
“Ótima oportunidade para aprender com o melhor”.
O filme é também uma história sobre parcerias. Denzel chega ao time como técnico auxiliar e acaba conquistado a posição principal. O técnico interpretado por Will Patton, um branco, aos poucos começa a aceitar as ideias e a liderança de Denzel. Juntos, os dois levaram os Titãs à vitória. Em determinados projetos, o gestor da área precisa fazer concessões e aceitar parcerias e opiniões para conseguir sucesso no empreendimento.
“Não pode vir aqui e tomar o emprego do meu pai”.
Mesmo rebaixado e preste a perder a oportunidade de sua vida (o Hall da Fama), o técnico Yoast dá uma chance ao novo técnico principal e tenta convencer os jogadores do seu time a aceitar a integração.
“Recebemos 11 ofertas e não temos tempo para você”.
A determinação de Herman Boone (Denzel Washington) em realizar o melhor trabalho, acima de qualquer questão de cor, aos poucos contagia os jogadores, que passam a respeitar uns aos outros. Um bom líder também inspira seus funcionários a realizar o melhor projeto. É também o gestor que guia seus profissionais, ensinando cada um a respeitar seu semelhante. Projetos
“O melhor jogador será escalado, não importa a cor”.
Na cena em que os jogadores negros e brancos se encontram pela primeira vez pode ilustrar de maneira clara a questão da importância de uma equipe bem entrosada. Os dois lados se enfrentam com olhares e comentários desdenhosos. É assim também no ambiente corporativo. Muitos vezes, somos convidados a participar de projetos com uma equipe que não conhecemos ou que não queremos trabalhar.
“Atrapalhou minha primeira reunião de modo totalmente inaceitável”.
Outro ponto importante do filme é que a lição, a boa lição, às vezes vem de quem menos esperamos. Quando o time de negros está se apresentando para o técnico Boone, um novo jogador, com excesso de peso, junta-se à equipe sem ao menos julgar ou perguntar nada. Ele está ali para jogar futebol.
O novo técnico também tem apreço pelas regras (gravatas apertadas, jogadores utilizando terno). Em qualquer tipo de ambiente (em casa, na escola, no trabalho, na igreja e até nos locais e divertimento) existem regras, que precisam ser cumpridas. Muitos profissionais têm problemas em entender a importância das regras e acabam não as seguindo.
O personagem de Denzel utiliza de práticas hoje convertidas para as empresas, tentando integrar seus jogadores (coloca jogadores de raças diferentes para passarem um tempo juntos, pune os jogadores que não respeitam as regras e utiliza frases de impacto para motivar sua equipe).
“Meu comportamento reflete a sua liderança, capitão”.
Ficha Técnica:
Duelo de Titãs
Título original: Remember the Titans
Lançamento: 2000
Direção: Boaz Yakin
Elenco: Denzel Washington, Ryan Hurst, Gerry Bertier, Will Patton.
Duração: 113 min
Gênero: Drama