Cirurgia de rinoplastia e desvio de septo: posso fazer pelo plano de saúde?
Qual a relação entre a rinoplastia e o desvio de septo? Você sabe o que cada um deles é?
Sei que são termos bem técnicos, mas se você busca por informações sobre esse assunto, antes mesmo de decidir por esse procedimento, você precisa entender como ele funciona.
Por isso, vou te explicar:
Vamos lá?
O que é rinoplastia?
Rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada na região nasal em pacientes que se queixam da estética ou função do nariz.
Ou seja, não é apenas para melhorar a autoestima, pode também ajudar aquelas pessoas que possuem um mau desempenho da função respiratória.
Normalmente, essa cirurgia é realizada em pacientes que se queixam do nariz grande, caído, globos, torto ou desviado. Mas também é realizada nos casos de desvio de septo, sinusite e carne esponjosa.
Por envolver toda a região do nariz, a rinoplastia também engloba o septo nasal. Na verdade, a correção é justamente na deformidade do septo nasal e da pirâmide nasal. Por isso, alguns médicos afirmam que o nome correto para essa cirurgia é rinosseptoplastia.
Quais são os riscos da rinoplastia?
Os riscos da rinoplastia estão mais ligados à anestesia do que a qualquer outro momento da cirurgia.
Isso porque podem ocorrer reações alérgicas aos medicamentos utilizados e paradas cardíacas durante o procedimento.
Mas pode ficar tranquilo. Para evitar isso, o seu médico deve pedir exames pré-operatórios.
Além disso, pode correr o risco também de sangramento ao longo dos primeiros dias e insatisfação quanto à parte estética/funcional da cirurgia.
Essas são situações mais raras, mas mesmo assim é indicado encontrar um médico de confiança para realizar esse procedimento.
Quando fazer rinoplastia?
Como te falei anteriormente, a rinoplastia deve ser realizada quando o paciente apresenta queixas relacionadas ao nariz.
Sendo, é recomendado fazer a rinoplastia nos seguintes casos:
Desvio de septo
Um dos problemas corrigidos pela rinoplastia é o desvio de septo. O septo nasal é aquela parede fina que separa as duas narinas.
Sendo assim, o desvio de septo é quando há uma lesão que desvia essa estrutura do seu devido lugar.
Carne esponjosa
A carne esponjosa (adenoide) se localiza próximo ao septo e é responsável pela umidificação do ar que entra pelas narinas.
O problema ocorre quando essa estrutura aumenta de tamanho, pois pode gerar diversas dificuldades respiratórias, inflamações no ouvido, ronco e otites.
Uma das causas disso são as alergias como, por exemplo, a rinite.
Recomendados pelo LinkedIn
Sinusite
Sinusite é a inflamação nos seios paranasais que ocorre nas mucosas da face. Ela pode ser ocasionada por uma sequência de gripe ou alergia, que prejudica a drenagem dos líquidos faciais e assim ocasionando dor de cabeça, corrimento nasal e rosto inchado.
Estética
A rinoplastia também é realizada para situações de estética. Muitas pessoas não gostam do formato do seu nariz e um cirurgião pode verificar se é possível essa alteração.
Apesar de ter essas possibilidades para a realização da rinoplastia, no artigo de hoje vou focar no desvio de septo.
Sendo assim, vamos um pouco mais a fundo nesse assunto.
Qual a causa do desvio de septo?
A causa do desvio pode ser por um trauma ou falhas no crescimento da face. Os traumas mais comuns que podem ocasionar o desvio de septo são: acidentes automobilísticos, agressões, quedas, boladas e trombadas em atividades lúdicas e esportivas.
Como saber se tenho desvio de septo?
Essa é a principal dúvida da maioria das pessoas. Para ter um diagnóstico correto o indicado é realizar uma consulta com o médico otorrinolaringologista. Ele vai solicitar exames clínicos para diagnosticar se há ou não o desvio de septo.
Um desses exames solicitados, além da visualização direta do nariz, é a Tomografia Computadorizada dos seios perinasais.
Mas quando procurar um otorrinolaringologista? Simples: você precisa prestar atenção aos sintomas. É isso que vou te mostrar agora!
Sintomas do desvio de septo
Os sintomas do desvio de septo, geralmente, são:
Ou seja, fique atento se você sentir dificuldade em respirar pelo nariz, quando estiver em repouso ou durante uma atividade física.
Essa dificuldade pode afetar a qualidade do seu sono, provocar cansaço e secura na boca.
Além disso, fique atento se sentir dores de cabeça frequentemente e sangramentos nasais recorrentes.
Outro sintoma que você deve observar é se você já tem diagnosticado uma rinite ou sinusite crônica.
No entanto, não se esqueça que é através de exames que é possível diagnosticar e o desvio do septo, assim como a diminuição do espaço para a passagem de ar.
Posso fazer rinoplastia pelo plano de saúde?
Depende. Se você deseja fazer a rinoplastia por questão de estética, o plano de saúde não cobre. Você terá que fazer o procedimento no particular.
Por outro lado, se a rinoplastia for funcional ou reparadora o plano de saúde pode cobrir uma parte, ou todo o custo do procedimento. Você precisa conversar com o seu corretor de plano de saúde para saber mais informações sobre o assunto.
É importante frisar que uma rinoplastia para ser considerada funcional ou reparadora precisa de um laudo médico.
O plano de saúde cobre a cirurgia de desvio de septo?
Sim. Neste caso, por ser uma cirurgia para corrigir uma condição, o plano de saúde cobre a cirurgia de desvio de septo.
Converse com o seu corretor e verifique a possibilidade com a sua operadora de plano de saúde.