CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS DA COLUNA VERTEBRAL - XLIF ou LLIF
Boa Tarde!
Hoje vamos iniciar uma série de textos sobre a cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral. Cada vez mais a tecnologia cresce no mundo, e uma das cirurgias que mais avança é a cirurgia da coluna vertebral.
Mais e mais patologias são tratadas com técnicas de mínima agressão ao corpo e, quando bem indicadas, com ótimo resultado no controle da dor e na melhora da qualidade de vida.
Hoje eu vou falar sobre o procedimento de XLIF ou LLIF - Fusão Intervertebral eXtremo-lateral
A técnica de fusão XLIF é um procedimento cirúrgico de acesso realizado através da lateral do corpo. Usando alta tecnologia de monitoramento de nervos, o cirurgião ganha acesso lateral (de lado) à coluna vertebral, evitando a agressão a musculos, ligamentos e nervos importantes na área entre a incisão e a coluna, não apresentando os mesmos riscos de lesão vascular e / ou neural que as abordagens tradicionais.
Alguns exemplos de patologias (condições) que podem ser ideais para o procedimento XLIF incluem:
• Discos degenerados e / ou articulações facetárias que causam movimento e dor não naturais
• Deslizamento de uma vértebra sobre outra (espondilolistese)
• Alteração da curvatura normal da coluna (escoliose degenerativa)
• Doença do disco adjacente (lesão discal acima ou abaixo de uma artrodese)
O cirurgião faz uma pequena incisão na lateral do seu corpo. Dilatadores são usados para direcionar o caminho para o espaço discal afetado enquanto monitora os nervos locais. Uma vez determinado o caminho mais seguro, o afastador é utilizado para manter a incisão da pele aberta, proporcionando acesso e visibilidade à área afetada.
O disco doente ou danificado é removido para reduzir a pressão sobre a raiz nervosa.
Um implante apropriado, escolhido pelo cirurgião, será colocado no espaço do disco para restaurar a altura adequada do disco e fornecer suporte mecânico enquanto o osso cresce entre os corpos vertebrais durante o processo de fusão (consolidação óssea). Esse segmento da sua coluna irá se estabilizar quando a fusão ocorrer.
Além disso, algum método de fixação interna pode ser usado para atuar como um dispositivo de estabilização (suporte interno) para ajudar a manter tudo no lugar enquanto a fusão ocorre. Pode ser uma combinação de parafusos, hastes ou placas fixados nas vértebras adjacentes.
Quais são os possíveis benefícios de um procedimento XLIF?
• Incisão menor
• Menor perda de sangue durante a cirurgia
• Tempo de operação reduzido
• Internação reduzida
• Tempo de recuperação pós-operatório reduzido
• Aumenta significativamente a estabilidade da coluna para cura a longo prazo (fusão)
Existem riscos envolvidos?
Tenha em mente que toda cirurgia apresenta riscos e complicações que são importantes para discutir com seu médico especialista em coluna antes de sua cirurgia. Ouvir a orientação do seu médico, antes e depois da cirurgia, ajudará a garantir o melhor resultado possível do seu procedimento.
Obrigado pela atenção de todos, até a próxima!