CIVAP avança na Implementação da Central de Geração de Energia com RSU
No último dia 10, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP visitou a sede administrativa da BAL CIVAP SPE , em Assis, para monitorar o progresso na instalação do projeto inovador de recuperação energética a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
O cronograma apresentado confirmou que as etapas cruciais, como o licenciamento ambiental e os trâmites burocráticos, incluindo projetos executivos, orçamentos, autorizações e outros documentos necessários, estão sendo concluídas com sucesso. Além disso, a busca por otimização operacional e redução de custos, juntamente com a escolha de fornecedores locais, reflete o compromisso em oferecer serviços competitivos e estimular o desenvolvimento econômico regional.
Luciano Infiesta - Diretor Técnico da BAL CIVAP SPE, destacou a complexidade do processo de instalação de uma usina, ressaltando a importância dos órgãos fiscalizadores na análise detalhada da documentação. "Estamos trabalhando nos bastidores para garantir que esta usina, pioneira no país, opere nas melhores condições operacionais e ambientais", afirmou Infiesta.
A reunião contou com a participação de representantes da empresa responsável pelo projeto, incluindo o Diretor Presidente - Renan Perlingeiro e o Gerente Operacional - Leandro Henrique Martins Dias . Do lado do CIVAP, estiveram presentes a Diretora Executiva - Ida Franzoso de Souza , a Gerente de Projetos - Celia Dib e o Assessor de Comunicação - João Vitor Franco . O Prefeito de Tarumã e ex-presidente do consórcio, Oscar Gozzi , também participou, sendo o responsável pela assinatura do projeto em 2022.
Ida Franzoso enfatizou que o projeto é resultado de anos de planejamento conjunto do consórcio e dos municípios consorciados, destacando a importância de proporcionar uma destinação apropriada aos RSU da região, evitando preocupações ambientais, urbanas e econômicas associadas ao armazenamento em grandes aterros.
O projeto, pioneiro no país, adota a tecnologia nacional de gaseificação por leito fluidizado e atenderá 15 municípios consorciados, processando diariamente 300 toneladas de resíduos sólidos urbanos, gerando assim energia elétrica limpa para toda a região.
Recomendados pelo LinkedIn
Continue acompanhando o andamento deste grande projeto através de nossas redes sociais!
Assessoria de Imprensa e Comunicação / CIVAP
--
1 aParabéns a todos pela iniciativa e sucesso.