Usina de Geração de Energia com RSU começa a ganhar forma
Na tarde desta quarta-feira (19), a BAL CIVAP SPE , empresa vencedora do certame que gerou a Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação da primeira usina de geração de energia por meio de resíduos sólidos urbanos do Brasil, instalou às margens da rodovia Raposo Tavares - SP-270 - Palmital/SP, a fachada da usina.
O local marca a área em que será instalada a usina de recuperação energética do RSU gerado pelos municípios consorciados ao CIVAP.
A fachada pode ser vista por aqueles que trafegam pela rodovia, e muitas vezes, se perguntam o que a estrutura já montada no espaço representa, e o que será construído no local. A estrutura traz como mensagem principal “ESTAMOS CONSTRUINDO O FUTURO”, já que a usina, denominada “Central de Tratamento e Geração de Energia - CTGE ‘Eng. Roberto Infiesta’”, será a primeira do país a processar resíduos sólidos urbanos - RSU, empregando a tecnologia de gaseificação, que não realiza a queima dos resíduos e também reduz em grande volume a geração de gases de efeito estufa para a atmosfera, quando comparadas as emissões de um aterro sanitário convencional.
“A instalação da placa traz um marco temporal para o andamento das atividades, que já vêm sendo executadas”, disse a Diretora Executiva do CIVAP - Ida Franzoso de Souza , ao tratar sobre os processos internos e são realizados diariamente pela empresa antes do início da construção. “Algumas atividades como: o licenciamento ambiental, projetos de engenharia e outros projetos de estudos complementares vêm sendo executados pela BAL CIVAP SPE para que a empresa seja instalada no melhor cenário possível dentro da legalidade, transparência e respeitando o meio ambiente.” complementou.
Com a placa instalada na área onde a usina será construída, toda população, terá um maior entendimento do que irá acontecer no local, mediante as informações que serão fornecidas pelo CIVAP e pela empresa conforme os projetos avançarem.
Para o Prefeito de Ibirarema e Presidente do CIVAP - José Benedito Camacho, “a escolha do município de Palmital, foi uma decisão estratégica, que levou em consideração questões logísticas para o atendimento igualitário dos municípios participantes do projeto, além de considerar as legislações ambientais vigentes.”
Em entrevista à Assessoria de Imprensa do CIVAP, o Gerente Operacional da BAL CIVAP SPE - Leandro Henrique Martins Dias Dias, lembrou que este é um projeto que foi gerado através da ideia de prefeitos dos municípios do CIVAP, há mais de 20 anos, com a intenção de dar a destinação aos resíduos sólidos com menor o impacto ao meio ambiente. “Projeto este que há 12 anos nasceu como um empreendimento para o Sr. Roberto Infiesta, que dá nome à CTGE, e que agora é uma realidade pelas mãos do Engenheiro Luciano Infiesta , filho de Roberto, que conduz o projeto e é um dos sócios da BAL CIVAP SPE, composta por outras empresas de renome no mercado na geração de energia, destinação de resíduos sólidos e construtora”, complementou Leandro.
O CIVAP se orgulha de ter dado início àquela que será a primeira unidade brasileira a receber e processar resíduos sólidos urbanos, destinando-os como geração de energia elétrica que poderá ser consumida por todo o Vale do Paranapanema.
Recomendados pelo LinkedIn
Assessoria de Imprensa e Comunicação / CIVAP
--
1 aPARABÉNS, a todos envolvidos no processo e no Projeto, o Futuro começou...sucesso a todos...