Clube do Medo
Em pleno momento de contagem regressiva para a volta às aulas, os dados da pesquisa Datafolha não deixam dúvidas: a ideia de retornar às escolas tem trazido medo às famílias.
Quero trazer aqui outros medos que talvez estejam fora do radar dos pais:
E o medo de as crianças perdem certas janelas de aprendizado, a fase mais adequada para aguçar o desenvolvimento motor ou cognitivo? E o medo de as crianças se desvincularem do coletivo e começarem a agir no presencial como fazem no online (fechando a câmera, sobrepondo a fala dos outros sem se importar, mutarem quem tem opinião diferente ou não os interessa)?
São apenas algumas questões, mas de extrema profundidade. Mas e as escolas? Têm medo? Vou sugerir alguns medos que os gestores das escolas deveriam ter antes de reabrir:
E o medo de esvaziar o quadro de professores, com cada profissional infectado ou com contato com alguém que testou positivo para covid19 ou até mesmo uma tosse alérgica ficando 14 dias em casa, de quarentena? E o medo de um aluno pequeno com taxa de letalidade de 0,1% se contaminar com o coronavírus na escola e perder os avós, compartilhando o seu drama com a comunidade escolar e nas redes sociais?
A lista dos medos poderia ir muito além, mas vou parar por aqui. Por medo que ninguém leia esse artigo...