Coaching: Como seus Comportamento não Verbal, pode influenciar em seus resultados
Uma das coisas que mais amo no coaching integral sistêmico é a forma de entender o ser humano de uma forma completa ou seja todas as áreas da vida, seja ela emocional, financeira, cônjuge, filhos e entender que, o quanto vale escalar ate o Everest financeiro e as outras áreas da vida como filhos, saúde, cônjuge acabam sendo destruídas pelo poder real e simplesmente por colocar toda a energia de forma não sistêmica. Em 6 anos de atuação no Brasil e nos EUA descobri que assim como me comporto, assim sou. E vi muitas pessoas se comportarem de maneira de derrota e serem derrotadas e pessoas se comportarem como vitoriosas utilizando a inteligência emocional e tendo sucesso em suas metas e objetivos.
O fato é que a forma como você comunica de forma não verbal é muito mais importante, do que as pessoas imaginam. É claro, que de forma verbal tem praticamente a mesma importância, mas o grande fato é que estudos mostram que comunicamos cerca de 85% não verbal, ou seja minha postura influencia em cada ação, estratégia e resultado.
Você e eu temos crenças, quando digo crenças, estou dizendo crenças de pensamentos, ou seja estado aonde uma pessoa tem aquele estado psicológico como verdade e não de religiosidade. Sendo assim desde da barriga, vou um pouco mais longe, na concepção a forma deu é pensado sentindo sobre o fato irá revelar e formar como será a criança.
E essas crenças podem ser fortalecedoras ou impedidoras. Estou explicando sobre as crenças, porque a forma como você se comporta, comunica quem você é.
A postura como você fica parado, andando, se esta caminhando eretamente ou não, influencia na comunicação de seus resultados. Quando vamos conhecer uma nova pessoa na rua, perguntar algo para um desconhecido, conforme esta sua postura, expressão facial, mãos comunica e neste momento você tem 2 opções de dar continuidade na conversa. Trazer um comportamento de confiança ou de medo. Quando olhamos uma pessoa desconhecida se aproximar temos o seguinte pensamento. Lutar ou fugir. Na realidade gera uma impressão que é somente na rua, mas de fato não, isso acontece também quando estamos indo a uma reunião de negócios, um encontro pessoal e neste momento podemos criar esta primeira e única impressão. Como tem sido sua comunicação não verbal? O escritor e palestrante Nicholas Boothman fez uma pesquisa na rua no qual consistia em abordar uma pessoa na rua e perguntar para ela: Quando você encontra alguém pela primeira vez, como sabe se você pode confiar nela? E nela ele teve 100% de sucesso ao abordar e gerar confiança e a conversa fluir dando uma impressão que já cose conheciam a tempo. Utilizando alguns passos abaixo:
- Primeiramente a forma como ele se vestia mostrava autoridade e disponibilidade.
- Antes de abordar ajustava a atitude de entusiasmo, humildade e curiosidade através de meu comportamento de confiança (mulher maravilha ou para homens, Batman), sorriso Duchenne.
- Olhando para os olhos e vendo as cores dos olhos da pessoa com quem ia se encontrar e transmitindo paz, amor. No coaching integral sistêmico chamamos de V0 ( V zero) ou seja a velocidade zero, 100% na conexão com a pessoa.
- Ao se aproximar virava o corpo direcionando o coração dele com o coração da pessoa que ia se encontra.
- Trazia as mãos em uma posição para verem que não possuía nada nas mãos que pudesse ser ameaçador.
- E finalmente fazia a pergunta “ Com licença, Quando, você encontra alguém pela primeira vez, como sabe se você pode confiar nela? ”
Eu e você a todo momento tomando decisões e quando ela precisa tomar uma decisão de confiança pelo simples fato de parar para conversar com uma pessoa desconhecida, ela de fato vai analisar de forma consciente (através do conhecimento sobre o assunto) ou o que geralmente acontece, de forma inconsciente. O seu comportamento comunica se você é um fracassado ou derrotado. Quero dizer que a derrota não é só financeira e sim nos outros 10 pilares. Talvez você conheça alguém que pensa que sucesso é ter sucesso nos negócios, ter dinheiro, mas de fato não é. O sucesso é ter suas metas dos seus 11 pilares atingido com sucesso, conforme escrevi na matéria da edição anterior os pilares: conjugal, filhos, saúde, etc.
Sendo assim a forma de como você se comporta revela quais sãos seu estado desejado, trazendo para a linguagem popular. Em meus treinamentos exemplifico com o comportamento do personagem do desenho Charles Brown. Ele esta se comportando de forma depressiva e assim o nível de cortisol aumenta e a partir dai toda ação de derrota é gerada e os pensamentos começam a ser gerado e com consequência o sentimento é estimulado e gera uma crença que neste caso é uma crença impedidora e o resultado acontece. E a matriz de crença ela forma um loop e sempre o comportamento volta a ser o mesmo e toda a consequência do resultado ser o mesmo.
Mas, devido a plasticidade neural você pode mudar seus comportamentos para ser um vitorioso e com consequência ter resultados positivos e assim criar crenças fortalecedoras.
Um exemplo muito típico é a posição de mulher maravilha. Pare por um instante e pense na mulher maravilha a posição como ela anda, se movimenta e como ela para, lembra? Mão na cintura, coluna reta, peitos para cima e olhando para o horizonte com um rosto de confiança e segurança. Neste momento a testosterona entra em ação e traz muita confiança. O simples fato de estar diante de um problema colocar as mãos na cabeça e abaixa a cabeça, gera imagens de derrota e uma vez com estas imagens, você passa a pensar, sentir e aí, acontece.
Um fato muito importante estar atento aos pontos fortes, como características internas positivas, e também aos pontos que ainda precisam ser melhorados ou desenvolvidos. Ampliar a visão e passar a enxergar o que antes não enxergava, é sem sombra de dúvida, libertador. Ter a consciência disso é o primeiro passo que o levará de fato aonde você deseja chegar em todas as áreas da sua vida.
Ser poderoso é poder usar o livre arbítrio, que é um presente do próprio Deus, para saber não apenas quem você acredita ser, de acordo com todas as crenças que lhe foram inculcadas ao longo dos anos, mas saber de verdade quem você pode ser. Afinal você e eu fomos feitos para termos vida abundante!
O sucesso pleno exige exercer inteligência cognitiva, ou seja, o conhecimento e uso de ferramentas racionais, aliadas à estrutura emocional. Em sua estrutura cognitiva, o conhecimento é responsável por 15 % de seu sucesso. Já os outros 85% irão depender da qualidade de suas crenças e dos seus comportamentos.
Sendo assim no programa de coaching de alta performance, seus comportamentos verbais e não verbais serão reprogramados para que tenha resultados extraordinários em todos os pilares de sua vida. Tenho vistos várias vezes resultados sendo transformados por um simples fato de mudança comportamental.
Então, para que você se inicie nesse maravilhoso mundo do autoconhecimento e do coaching, e possa experimentar mudanças de comportamento,faço um convite: Responda a si mesmo:
Quem é você? Quais os seus medos, anseios, dúvidas, manias, vícios? Quais, sinceramente, são os seus defeitos e virtudes? Fraquezas e fortalezas?
Saber seu estado atual é o primeiro passo para uma vida abundante e cheia de realizações.
Gerente Geral no Banco do Brasil
5 aO corpo fala.......