Coaching

Coaching, do inglês: treinamento. A nomenclatura Coaching, atualmente é utilizada para definir uma metodologia para que tem como objetivo conduzir pessoas ao alcance de resultados. O Coaching é um mix de pesquisas, filosofias e ciências que envolvem o conhecimento das pessoas como seres humanos e naquilo que o instiga a performance, humanismo.


No entanto não foi sempre assim. A metodologia do Coaching é fruto é mudanças entre gerações, e com a mudança de perspectiva do mundo em termos culturais gerou-se uma metodologia equiparada à sociedade no contexto humanista que busca sobrepor os gaps da mudança cultural que trouxe avanços e regressos na visão psicológica. O Coaching se tornou a estratégia mais rápida para desviar o foco do problema para a solução.


O termo Coach foi utilizado no meio universitário para designar o “tutor particular" que prepara o aluno para o exame de determinada matéria. Nesta interpretação tem-se o registro de Oxford University, em 1830.


Após a universidade outros contextos começaram a utilizar essa nomenclatura. Em 1831 foi no esporte, como metodologia de “empoderamento” no desempenho esportivo. Em 1950 foi introduzido na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.


Embora aqui me atenha à referências mais estruturadas e recentes, o Coaching é uma é a mais recente metodologia humanista para atender a nova geração e tem como raiz principal a filosofia principalmente a filosofia oriental, foram várias as pessoas, técnicas e metodologias que influenciaram o que chamamos hoje de coaching.


Nomenclatura e conceitos:

Coaching: processo de condução a alcance de resultados.

Coach: profissional que conduz o processo de Coaching.

Coachee: Cliente que experimenta o processo de Coaching.

Coaches: plural de Coach.

Coachees: plural de Coachee.


Hoje, no século XXI é crescente o número de Coaches no mercado, assim como o número de escolas de formação, mas esta nova atuação ainda não é reconhecida oficialmente como profissão no Brasil. A referência para quem atua no Coaching são as instituições internacionais, com história e experiência de mercado.

Cada vez mais, indivíduos e organizações, reconhecem o valor de um Processo de Coaching que permite construir processos personalizados a demanda de cada indivíduo.

Há quem diga que o Coaching é a profissão do futuro porque as pessoas estão cada vez mais ávidas e estimuladas a se tornarem melhores para si mesmas e assim gerar resultados e agregar valor ao sistema que vivem.


O processo de Coaching desenvolve pessoas e conduz para a ação e controle da própria vida, sempre com foco no futuro, e não é recomendada sua aplicação em crianças por ainda não possuírem maturidade para tomar decisões e com muito cuidado pode ser aplica em adolescentes de acordo com o objetivo almejado.


A essência do Coaching não pode ser esquecida. Coaching é a ARTE DE FAZER PERGUNTAS, o grande desafio do profissional Coach é conduzir o Caochee a geração de resultados através de perguntas, perguntas essas que levem o Coachee a reflexões que o estigue a ação.


CONCLUSÃO PESSOAL


Coaching tem sua origem antes da psicologia, no que tange suas raízes, ao passo que sua estrutura e definição independente é recente.


Quanto menos uma pessoa se conhece mais vulnerável está para lidar com sigo mesma ante as adversidades, e neste contexto diversas práticas do Coaching são identificadas em disciplinas pioneiras como a motivação atlética, teoria dos sistemas sociais, humanismo e até a educação.


Pode-se dividir a raiz do coaching em suas grandes raízes primárias, a filosofia e as ciências sociais.

A nomenclatura Coaching, atualmente é utilizada para definir uma metodologia humanista e relativista para alcance de resultados através de perguntas. Leva em consideração diversos tipos de análise, mesmo sendo análises aparentemente contraditórias e por mais diferentes que sejam as análises geradas por pontos de vista culturais diferentes, se faz necessário que a situação levantada sempre faça sentido de alguma maneira para o Coachee, a ser considerada sempre como uma “verdade”, enquanto o Coach, se obriga a não refutar para que as suas “verdades” não influenciem seu cliente, e o guia de maneira imparcial através de perguntas, técnicas e ferramentas totalmente personalizáveis.


O Coach no Brasil ainda não possui reconhecimento profissional. Coaching é uma metodologia nova e em fase de construção, vale-se de várias áreas com um único filtro, o desenvolvimento do ser humano.


No Brasil o Instituto Brasileiro de Coaching possui uma grande autoridade no mercado e disponibiliza uma formação rica em conteúdo, uma metodologia que proporcionam a experiência do autoconhecimento para a partir da clareza da identidade e missão de vida, conduzir clientes a geração de resultados, sem esquecer é claro do suporte do Centro de Apoio ao Coach que contribui para a atuação profissional.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos