Objetivo e Evidência no Coaching
Imagem de Hebi B. por Pixabay

Objetivo e Evidência no Coaching

Após contínuas mentorias a Coaches, compartilho a informação mais necessária identificada, definição de objetivo e evidência, e neste gancho serão pinceladas para uma sessão e para um processo.

  1. Coaching Education;
  2. O que você gostaria de realizar ou conquistar?
  3. Que acontecimento ou comportamento revelaria o alcance deste objetivo?
  4. Agora feche os olhos ou fique de maneira confortável fixando em um posto da sala, de preferência um espaço liso ou parede.
  5. Imagine que hoje é o fim de nosso processo de Coaching e já se passaram 10 sessões em 3 meses.
  6. Imagine que você já está em seu estado desejado [descreve o estado desejado];
  7. É hoje! É agora!
  8. Diga-me o que você vê? O que você sente? Onde você está? Com que você está? E que isso significa para vocês? Por quê?
  9. Convide o Coachee a voltar para o hoje e abrir os olhos lentamente;
  10. Recapitulação sobre a visualização;
  11. Para definir o objetivo pressione seu Coachee com perguntas específicas sobre prazos e fatos.
  12. Por quê você ainda não alcançou este objetivo? O que te impede de alcançar este objetivo hoje?
  13. Considerando o que é o Coaching e o que eu como Coach posso fazer, como você acredita que eu posso lhe auxiliar?
  14. Para gerar compromisso com o Processo de Coaching faça perguntas para o Coachee relacionadas aos princípios e abordagens do Coaching, responsabilizando-o pela evolução no processo.

Segue estratégia baseada no SMART, desenvolvida por Lucas Menezes e Eduarda Santana (eu):

Seu cliente ao te procurar possui um DESEJO.

O DESEJO deve ser aprofundado com base na mesuração, se define uma unidade de medida para definir se é um desejo CONCRETO ou ABSTRATO.

Quando o objetivo é mensurável através de uma unidade de medida se torna CONCRETO, e assim será possível verificar se o alcance do objetivo é possível dentro do período médio de 10 sessões.

Se positivo, com a aplicação da ferramenta DEFINIÇÕES DE METAS e 5W2H, é possível definir o objetivo e a evidência com de maneira eficaz;

Se negativo, busque FRAGMENTAR E METAS E DEFINIR uma como PRINCIPAL, aplique FORMATANDO OBJETIVOS, se seu Coachee demonstrar dificuldade em visualizar o estado desejado aplique ENSAIO COGNITIVO;

Se mesmo assim não for possível definir uma evidência, aplique a estratégia para DESEJO ABSTRATO antes de definir algo. Aplique RODA DA VIDA, PERGUNTAS PODEROSAS, CRENÇAS E VALORES, e enfim defina uma prioridade através do que foi coletado, por fim aplique DEFINIÇÕES DE METAS e 5W2H.

Quando o objetivo não é mensurável através de uma unidade de medida se torna ABSTRATO, e assim não será possível verificar se o alcance do objetivo é possível dentro do período médio de 10 sessões.

Aplique a estratégia para DESEJO ABSTRATO antes de definir algo. Aplique RODA DA VIDA, PERGUNTAS PODEROSAS, CRENÇAS E VALORES, e enfim defina uma prioridade através do que foi coletado, por fim aplique DEFINIÇÕES DE METAS e 5W2H.

Esta imagem possui direitos autorais (Lucas Menezes e Eduarda Santana).

Como identificar o melhor momento para finalizar a sessão de coaching? A partir das informações levantadas durante a sessão e a forma como Coachee tomou consciência das ações necessárias para alcançar o objetivo do processo, mesmo que um mínimo passo, pois auxiliará o Coachee definir uma tarefa para semana de forma cognitiva.

QUANDO O COACHEE NÃO FAZ AS TAREFAS

Follow Up (recaptulação/acompanhamento) sobre o desenvolvimento da semana e realização da tarefa. Lembrar dos "Princípios Absolutos do Coaching" recapitular a importância  "2. Foco no futuro (Estado desejado)" e que as "3. Ação (Tarefas)" é o que movem o processo do estado atual para o estado desejado, utilize para refletir sobre a importância da tarefa com perguntas de PERDAS E GANHOS.

Lembre-se é importante fazer o Coaching Education em todas as sessões.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos