As Coisas Não Acontecem Do Nada!
Era 2009, eu tinha 13 anos, tava na época de férias na escola e, apesar de não fazer a mais puta ideia de como, eu e meu irmão começamos a desenvolver um jogo de RPG em Byond.
Nós iniciamos o projeto num super hype, compramos um livro na Saraiva perto de casa chamado A Arte De Game Design do Jesse Schell, começamos a ler pra aprender Game Design enquanto fazíamos o jogo. O objetivo era fazer o mais rápido possível nosso RPG do Naruto, meu irmão na arte com pixelart e eu na programação a pesar de que ele me ajudava na programação também porque eu não queria ler tutorial.
Já tínhamos feito a Vila da Folha, um modelo de personagem usável, definido como atacar, o calculo de ataque e dano deduzido da defesa, tudo em uma semana! Íamos conseguir fazer esse jogo!
Porém...
Na semana seguinte meu irmão já estava cansado, não queria mais fazer a arte nem nada do jogo, queria ficar só jogando Grand Chase, eu percebi isso e fui desanimando também, é chato ficar insistindo pras pessoas irem pra frente com projetos colaborativos, além do que tínhamos 13 anos, foi bem fácil me desfocar do que eu realmente queria, que era fazer o jogo.
Infelizmente aos poucos fomos abandonando o projeto, cada vez mais largado até o momento que nem lembrávamos de fazer nada, o projeto foi dropado com vários assets, mecânicas e etc feitos, mas o maior recurso que era nosso foco havia acabado e sem isso nunca iria haver projeto.
Lembro de nessa época, meses depois de o projeto ter sido largado, por um lapso qualquer, lembrei do jogo e me senti mal por ter abandonado, nesse momento eu disse pra mim mesmo
Quero muito que quando eu envelhecer, com uns 17 anos, saiba fazer jogos, assim como alguns adolescentes são, quero ser um deles um dia.
A Realidade
Vez ou outra eu abria o Byond pra tentar fazer alguma coisa simples, mas parava na metade e não olhava mais pra plataforma por meses. Foi assim por bastante tempo, mas o tempo passou.
Dias. Semanas. Meses. Anos.
Durante todo esse tempo eu mal estudei Byond, mal aprendi gamedesign, parei de ler o livro do Jesse Schell na página 60, nem tinha mais o Byond instalado no PC.
Conclusão: Cheguei nos 17 anos sem saber fazer jogos como havia desejado
A Reação
Me achei burro, perdedor, idiota e fracassado. Não era um adolescente bom com as meninas, não era bom em jogos, não era bom na escola e nem o meu maior objetivo que era fazer jogos foi atingido, com isso, peguei toda a minha maturidade de adolescente e fiquei na cama deitado por meses sentindo pena de mim mesmo sem fazer nada além de jogar Grand Chase no notebook me auto-culpando pelo que eu não fiz e como eu fracassei na vida.
A Lição
Demorou muitos anos, mas hoje eu percebo a lição valiosíssima que aprendi com esse fracasso pessoal e é por isso que eu to aqui compartilhando essa história com você.
Talvez a lição seja obvia, cristalina como água, mas por mais que ela seja é válido dizer ela e algumas coisas sobre ela
As coisas só acontecem pra quem luta por elas!
mesmo que tenha as que ganharam tudo de bandeja, se você se comparar com essas pessoas você só vai se frustrar e vai continuar sem atingir seus objetivos!
Nos 4 anos, dos 13 aos 17 eu nunca realmente me dediquei a aprender a fazer jogos, nunca foquei pra aprender, não tentei entrar no mundo, não estudei, não pratiquei. Como eu iria me tornar um desenvolvedor de jogos sem ir atrás de ser um?
Eu achava que ia acordar um belo dia com todo o conhecimento na minha cabeça?
Todo mundo sabe que se você não pratica algo você nunca vai ser bom naquilo, dependendo o que é você pode sequer saber como iniciar em alguma coisa se você não ir minimamente atrás pra entender como fazer, mas por algum motivo temos o hábito de traçar metas sem fazer por onde.
Recomendados pelo LinkedIn
Você colhe o que planta!
Eu e você temos metas, mas me fala, sinceramente, o que você está fazendo hoje pra atingir suas metas? Você ta caminhando em direção do seu objetivo ou ta esperando ele cair do céu no seu colo?
Independente de qual objetivo seja, se aposentar mais cedo, arrumar um trampo melhor, ganhar mais, comprar uma casa, viajar pra fora, aprender violão, ficar bom no LOL e etc. Você ta mesmo indo atras disso ou você ta se enganando dizendo que lá na frente vai tudo dar certo?
Um Exercício
Como você se imagina daqui 10 anos? O que você tem? Onde mora? Casou? Tem filhos? Trabalha com o que? Qual sua área? Seja bastante específico nas respostas, nada de "ganhando bem", especifique o salário: "ganhando 100k mês".
Agora, de novo, você está de fato fazendo algo que te aproxime desses objetivos ou está se distraindo?
Vá Atrás
Hoje, quase exatos 10 anos de um dos meus maiores fracassos, eu consigo ver que errei muito na adolescência, não usei meu tempo como deveria pra atingir meus objetivos e isso me custou que até hoje não sei fazer jogos.
Mas não deixe que isso aconteça com você também, vá atras dos seus objetivos hoje, faça um pouco por dia, mas faça, vá atras, mesmo que a passos lentos.
Andando você demora, parado você não chega!
Sei que você provavelmente também tem seus arrependimentos da adolescência, mas não deixe eles se repetirem, se você pode fazer algo hoje pra que atinja o seu amanha, faça, não espere, vá atras da sua visão do futuro!
Depois de quase 10 anos eu estou aqui tentando novamente fazer jogos, brigando com minha falta de foco e com a falta de tempo da vida de adulto, mas indo atras, a passos lentos na direção de um objetivo.
Faça isso também, sei que consegue!
Se hoje fosse 10 anos no futuro, você estaria feliz com seus resultados?
As coisas não vão acontecer sozinhas, faça hoje pra colher amanha.
E, do fundo do meu coração, boa sorte com seus objetivos! Espero que você os atinja, que faça um pouco por dia, mas faça. Não espere chegar lá por mágica pois isso não vai acontecer. Troque o seu "sonho" pra "objetivo" e faça acontecer.
Tenha medo de atingir o prazo, mas não a meta!
Boa sorte!
Iae, dahora? To fazendo lives de segunda a sexta as 19h, segue a gente na twitch!
https://linktr.ee/alecell
ServiceNow Technical Consultant for ITOM at Bradesco Seguros | JavaScript | CMDB | Event Management
2 aQue artigo maravilhoso, me identifico muito principalmente com a parte dos jogos. Eu que só tenho 20 aninhos to começando agora nesse mundo que é a tecnologia, e para mim, ler coisas assim faz total diferença, me ajuda demais a ter clareza e entender como posso ter um caminho mais leve. 👏