Coisas que aprendi com meus 5 anos (quase 6) de social media
- Repetição é seu amigo.
As pessoas realmente não lembram o que foi postado semana passada. Pode repetir sem medo. Claro que não o mesmo post 3 vezes por dia, mas algo que você postou semana passada? Vai fundo! Um ano antes? Ninguém lembra mesmo. Inclusive, às vezes algo que não deu resultado hoje, daqui a 1 semana pode dar um resultado incrível. Não tenha medo da repetição. Eu, você, que está trabalhando aquele conteúdo, pode até não aguentar mais falar a mesma coisa, só que a pessoa do outro lado da tela está vendo-ouvindo-lendo pela primeira vez. Ou não, mas ela não reteve informação suficiente para lembrar que já viu aquilo.
2. De vez em quando os números somem.
Principalmente no Facebook, de vez quando eles fazem umas atualizações loucas e os números de seguidores, interação com os posts, curtidas e etc, simplesmente somem. Ou mudam de lugar. Algumas vezes nem fazem sentido. Relaxa e espera. Daqui a 1 ou 2 dias tudo volta ao normal, ou tão normal quanto uma rede social pode ser, e você volta a ter seus números de boa.
3. As redes sociais, cada vez mais, estão virando mídia paga.
Já foi a época que uma marca conseguia sobreviver organicamente nas redes. Cada vez mais, e isso tende a piorar. Você depende de pagar para o seu post alcançar as pessoas. Por enquanto, com valores baixos, você consegue excelente resultados, mas isso não será verdade a longo prazo. Ou seja, se você está fazendo seu planejamento de marketing, reserve uma boa grana para o digital. E se você quer ser produtor de conteúdo, preste atenção nos números e nos algoritmos.
4. Sempre teste formatos diferentes.
Já teve época que gif deu excelente resultado no Facebook. Hoje em dia isso já não é verdade. Tem vezes que link gera resultado, ou pelo menos acessos. Tem vezes que é preciso uma imagem. Hoje em dia caminhamos para uma era dos vídeos, mas nem sempre. De vez em quando as plataformas permitem novos formatos, inclusive para testar, e acabam dando mais visibilidade a eles para ver a reação das pessoas. Se você tem a capacidade de produzir esses conteúdos em pouco tempo, faça uso.
5. Evite banco de imagem.
Todo mundo fala da importância da imagem nas redes, de ser bonita e falar com o público e etc. MAS, o Facebook principalmente, sabe que foi usado banco de imagem e diminui o alcance orgânico do post. Se você está vendendo um produto que seja possível fotografar, fotografe você mesmo. Com a câmera do celular. Não precisa ficar profissional, pois as pessoas querem saber como é, ter uma visão o mais real possível do produto.
6. Esteja preparado para mudanças.
Tudo muda. Muito rápido. Onde as pessoas estão, qual rede é a queridinha do momento, o que dá resultado aqui e agora, qual o último meme e se é possível aproveitar para a sua marca… Os algoritmos estão sempre passando por atualizações, as coisas estão mudando o tempo inteiro. Esteja preparado para aproveitar as oportunidades, e saiba deixar passar aquilo que não vai agregar. Melhor não usar um meme do que usar ele de forma errada.
7. Nem sempre porque não deu resultado na fanpage, o post foi ruim.
Já aconteceu algumas vezes de um post de relativo baixo alcance reaparecer postado por outra fanpage, em um grupo, em outra rede social. Se seu post tem seu logo e/ou é relacionado ao seu produto, é só aproveitar a divulgação. Isso acontece muito quando posto trechos de livros. O alcance é baixo (vide item 5), porém sempre ressurge nos grupos de leitores.
8. Números enganam.
Cada curtida e seguidor deveria representar uma pessoa. Mas isso nem sempre acontece. Acontece muito de termos números vazios, que em nada convertem. Inclusive o % de conversão de redes sociais é muito baixo. Então é sempre bom lembrar que você tem que falar com uma PESSOA e não com um SEGUIDOR.