Coisas que os filmes de super-heróis ensinam
Esta é, sem dúvida, uma semana intensa para os fãs de histórias em quadrinhos. Estreou nos cinemas a mais nova aventura de super-heróis da DC Comics: Liga da Justiça. Enquanto isso na Netflix, o Justiceiro, um dos heróis mais controversos do universo Marvel ganhou o seu próprio seriado.
Mas além da diversão (para quem gosta), promovida pela ação e fantasia, os filmes de super-heróis podem nos ensinar algumas lições práticas para a vida pessoal e profissional:
O que não te mata te fortalece
Alguns heróis simplesmente já nasceram poderosos. Boa parte deles, no entanto, recebeu seus poderes depois de sofrer algum acidente ou passarem por experiências traumatizantes. Em um primeiro momento eles até se assustaram e pensaram terem sido amaldiçoados. Porém, com o tempo, logo perceberam que há males que vêm para o bem e que a sua tragédia os transformaram em seres melhores.
O seu dom é um presente
Em inglês a palavra gift significa tanto dom, quanto presente. Por isso aqueles beneficiados com eles devem trata-los como tal, valorizando-os, desenvolvendo-os e fazendo bom uso deles.
Assim como os super-heróis cada um de nós tem alguma(s) habilidade(s) que nos tornam especiais, capazes de atingir nossos sonhos e objetivos. Para isso, é importante descobri-las, aprimorá-las e coloca-las em prática.
Não importa quão forte você seja, sempre haverá alguém tão ou mais forte que você
Ou pelo menos tentando ser. Para cada super-herói existe um super-vilão. Aliás, a própria existência dos super-heróis não faria o menor sentido sem os super-vilões e vice-versa. Há histórias em que o próprios vilões se inspiram em seus arquirrivais “copiando” seus poderes a fim de enfrentá-los de igual para igual.
Assim, para cada grande ideia, existe outra grande ideia concorrente. Para cada novo produto ou tecnologia que uma empresa lança no mercado, logo surgem novos concorrentes iguais ou melhores. Por isso é fundamental estar em constante evolução, reinventando-se a cada momento para não ficar para trás e cair na obsolescência. Acomodar-se, acreditando ser imbatível pode significar o fim!
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades
Essa é uma frase repetida exaustivamente nas histórias do Homem-Aranha, a partir de um conselho dado pelo seu tio Ben que, ironicamente (ou não) acaba morrendo justamente pela inércia do cabeça de teia.
Quanto mais alto você chega, mais gente depende de você. Quanto mais tarefas e projetos você desenvolve, mais criterioso deverá ser nas suas decisões, que podem afetar toda uma cadeia de valor.
Por isso, lembre-se que ter poder não significa apenas dar as ordens. Muitas vezes significa servir mais, trabalhar mais, cuidar mais dos que estão ao seu redor e, principalmente, dar o exemplo!
Superpoderes só são superpoderes se forem usados
Ter superpoderes e não usá-los é o mesmo (ou pior) que não tê-los. Ou, ainda, ter superpoderes e usá-los inadequadamente é um verdadeiro desperdício. Imagine o Superman limitando o uso de sua super-força às tarefas da fazenda de seus pais adotivos ou se o Thor escolhesse viver sua vida aproveitando as benesses de ser um príncipe, deixando seu martelo na gaveta.
O mesmo vale para aquele diploma de doutorado pendurado na parede (ou guardado no arquivo) ou a sua própria capacidade física e intelectual desperdiçadas na preguiça do sofá.
Quando tudo parece perdido, nem tudo está perdido
Nos filmes e quadrinhos, os heróis sempre passam por maus bocados, aquele instante em que o vilão tem a certeza da vitória (e fica contando vantagem). Mas o herói tem fé na sua capacidade de luta e não desiste jamais. Além de contar sempre com a ajuda dos amigos e aliados.
Talvez essa seja uma ótima dica para quem acha que está no fundo do poço. Não desista, continue lutando e, se preciso, peça apoio.
Só termina quando acaba
Os fãs dos filmes da Marvel já estão carecas de saber disso: todos os filmes da empresa contam com cenas pós-créditos, que costumam dar uma pista para outro filme. Os desavisados ou impacientes acabam perdendo a chance de saber um pouco mais quando abandonam a sala antes.
Como diziam nossos avós, o apressado come cru e quem não tem paciência e perseverança pode acabar perdendo ótimas oportunidades por conta da precipitação e por achar que tudo acabou quando, na verdade, pode estar apenas começando.
Pense nisso e Sucesso.
Leia também: Notas de um vendedor novato
Front-end | Mobile Developer | Analista Desenvolvedor
3 aConteúdo incrível, gostei muito, estava procurando algo sobre na internet pra provar minha teoria de como os filmes de super heróis podem nos ensinar muitas coisas, e acabei parando aqui, é sobre isso, é sobre enxergar as coisas além dos "fundos verdes" e "tiroteios" e sobre prestar atenção nas falar, nas posturas e trazer o que for bom para a sua realidade!
Especialista em Marketing | Gerente de Planejamento | Mobilidade Urbana | Transporte Público
7 aMuito bem colocadas as comparações. Concordo com todas. Parabéns pela matéria!
ATUAÇÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA- Departamento Pessoal- Recursos Humanos
7 aAdorei o artigo! Visão inteligente e inspiradora! PARABÉNS!!! ADORO FILMES DE SUPER HERÓIS...
Professor Luigi Palestras e Treinamentos de Resultados
7 aGostei muito das colocações , vou até aproveitar algumas para os meus alunos , Parabéns.
Administrador de Empresas
7 aBoa comparação!