Colaboradores motivados, hóspedes satisfeitos: a fórmula do sucesso na hotelaria.
Em um mundo em que a experiência do cliente é a prioridade, é comum equívoco colocar o cliente em um lugar intocável. "O cliente sempre tem razão" é uma frase repetida exaustivamente. Mas e se eu disser que existe um cliente ainda mais importante, que, se negligenciado, pode levar ao colapso de todo o castelo de cartas da satisfação do hóspede?
Estou falando do colaborador.
Sem uma equipe engajada, treinada e motivada, a promessa de uma experiência inesquecível se torna uma miragem no deserto. Afinal, os funcionários são fundamentais para a existência do estabelecimento hoteleiro, pois traduzem a missão e os princípios da organização em ações práticas que criam uma conexão com o hóspede.
Sem colaborador, não há atendimento. Imagine um hotel sem recepcionistas para receber os clientes, sem camareiras para preparar os quartos, sem garçons para servir as refeições. Um cenário vazio, inoperante.
Sem treinamento, não há cliente. É inútil ter uma equipe presente se ela não possui as competências e o conhecimento necessários para atender às necessidades dos hóspedes. Um colaborador despreparado pode gerar frustração, reclamações e, por fim, a perda do cliente.
Sem espírito de equipe, não há cliente. A cultura organizacional é o coração do hotel. Se os colaboradores não seguirem os princípios da empresa e não cooperarem, a experiência do cliente será diluída e ineficaz.
Colaboradores satisfeitos, clientes satisfeitos.
Investir nos colaboradores é investir no sucesso do hotel. Quando a equipe se sente valorizada, reconhecida e importante para o processo, ela se torna mais engajada, motivada e comprometida a oferecer um serviço de excelência. Esse ciclo benéfico tem um impacto direto na satisfação do cliente, que se sente acolhido, apoiado e especial.
Como colocar o colaborador em primeiro lugar?
Recomendados pelo LinkedIn
Invista em treinamento e desenvolvimento: prepare os colaboradores para o mercado e os ajude a crescer profissionalmente.
Ao priorizar o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários, o hotel cria uma base sólida para o sucesso, criando um ciclo virtuoso que beneficia todos: funcionários, clientes e a organização como um todo.
Lembre-se: o colaborador feliz contagia o cliente, e o cliente feliz volta sempre.
Obrigado,
#treinamentoedesenvolvimento #capacitação profissional #crescimentoprofissional #valorizaçãoprofissional #reconhecimentoprofissional #equipeengajada #capitalhumano #motivaçãodiária #motivação #motivation #inspiração #superação #inspiraçãododia #liderança #liderançapositiva #mentoria #bemestar #propósito #realização #employeeengagement #motivationmonday #leadershipdevelopment
Coordenadora de RH | UNIQUE GARDEN
3 semConcordo plenamente!!! Essa premissa é super verdadeira , "Ser bem tratado para tratar bem "
Conselheiro Consultivo | Consultor & Mentor Empresarial | Diretor Comercial no ramo Imobiliário | Liderança | Maratonista 42Km | Especialista em Vendas, Riscos, Contratos | Produtor de Conteúdos | +179mil Seguidores
3 semMuito bom Gilvan Santos 🇧🇷
Housekeeping Supervisor
1 mAmei o tema abordado. E é exatamente isso, cuidar de pessoas para obter incríveis resultados
Gerente Geral & Diretor Hoteleiro
1 mMuito útil esta abordagem. RH é 'quase" tudo em qualquer empresa. Na hotelaria ainda mais. Nós não vendemos produtos de prateleira. Tudo é personalizado e produzido ao instante. E por isso o sub-ramo (se assim posso chamar) do Treinamento dentro de RRHH é vital. Uma máquina por mais inteligente que seja, vai precisar de "alguém" para administrá-la e fazê-la produzir da forma mais eficiente possível. Por isso eu quero sugerir até uma nova nomenclatura para RH. É um assunto em aberto, mas é um pilar vital e impossível viver sem ele. E se o turbinamos, vamos melhorar a produtividade. Eu acho, que como dizia Nélson Rodrigues, que o pênalti, no futebol é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do Clube. O mesmo acho válido para Recursos Humanos, tem que ser algo que tenha uma atencão diária do Diretor, Presidente, Conselho, quem quer que seja a maior autoridade dentro da Empresa. Simples assim.