Cold Call em processo seletivo: você está preparado(a) para participar de um?

Cold Call em processo seletivo: você está preparado(a) para participar de um?

Se você atua na área de vendas, muito provavelmente conhece o Cold Calling. Caso você seja de outra área e/ou não conheça o Cold Calling, o termo significa o processo de entrar em contato com uma pessoa com quem você nunca conversou antes. Na área comercial, esse contato geralmente é feito para se conectar com os leads. Já o termo cold call, significa a ligação em si, e não o processo.

Embora essa prática seja originária da área comercial, é comum os recrutadores utilizarem alguns conceitos dessa técnica visando a qualificação dos contatos/candidatos. E por que saber disso é importante para você? Porque o momento do Cold Call é muito importante e poderá determinar se você seguirá para a entrevista ou não. O Cold Call é um contato rápido, objetivo, faz muita diferença no processo seletivo e pode pegar você desprevino (a).

Com o advento da internet e inteligência artificial, espera-se que o recrutador seja mais ágil e faça mais com menos. Para os profissionais que estão em busca de recolocação, se preparar para a entrevista tornou-se ainda mais complexo!

Para te ajudar, eu vou elencar algumas maneiras de se fazer o Cold Call. Lembrando que o intuito dessa técnica é fazer uma triagem para ter certeza se você tem interesse na posição, saber a sua pretensão salarial, quais são os seus motivadores compatíveis com a posição, experiência e os conhecimentos técnicos considerados básicos para a vaga. Vamos lá?

 - O jeito tradicional: por telefone. Esse é o mais conhecido! O recrutador liga para o profissional (sem combinar) e pergunta se ele (a) pode conversar sobre a vaga. Não esqueça que você já está sendo avaliado(a) nesse contato. Seja sincero(a)! Se você não puder falar, combine um novo dia/horário.

- Combinado com o(a) candidato: O recrutador combina, previamente, um dia e horário para te ligar. Este agendamento pode ser realizado por e-mail, Linkedin, WhatsApp, etc. Aqui, vale as mesmas orientações citadas acima: esteja preparado(a) e atente-se ao seu discurso!

- Vídeo gravado: Geralmente, é o primeiro contato depois do profissional se candidatar à vaga. Muitos candidatos ficam constrangidos em gravar vídeo, por isso é importante praticar antes de enviar para o recrutador. Hoje em dia, existem várias plataformas que possibilitam que o prospect grave o vídeo e responda a perguntas básicas (previamente informadas pela empresa/consultoria). Além da triagem, o vídeo pode ser considerado uma pré entrevista, portanto, grave com cuidado e atenção.

- WhatsApp: O objetivo desse contato é checar informações mais básicas, mas também possibilita separar os candidatos que irão seguir no processo seletivo, daqueles que ficarão de fora. É um contato ágil, prático e costuma dar resultados.

 Agora que você conhece os principais meios de Cold Call, confira as dicas para ter sucesso nestes contatos iniciais:

 - Comunicação: desenvolva a sua capacidade de síntese. Afinal, você terá pouco tempo para verbalizar com segurança e interesse o seu perfil. Deixe os detalhes para uma próxima etapa. Treine antes o seu discurso e reflita sobre os principais temas antes mesmo de receber um contato do recrutador.

- Use palavras-chave: você sabe quais são os termos mais utilizados na sua área de atuação? Se você desconhece, corra agora e faça uma pesquisa! Na maioria das vezes, os recrutadores procuram candidatos através de palavras-chave que foram alinhadas com o requisitante da vaga.

- Pretensão salarial: Essa pergunta é temida por muitos. Importante: não deixe de citar um número quando o recrutador fizer essa pergunta. Avalie: o escopo da vaga, a localidade, os benefícios, entre outros. O que você está buscando? Um upgrade na sua carreira? Qualidade de vida? Qual o mínimo aceitável? A minha sugestão é você deixar uma margem para negociação.

- Demonstre interesse: Esteja aberto (a) a ouvir propostas, saiba como o mercado se comporta. Se você não puder falar quando recebeu o contato do recrutador, seja sincero (a) e proponha uma agenda, de forma natural.

- Vídeo gravado: Esteja preparado (a) como se fosse uma entrevista. Antes de apertar o play, pesquise sobre a empresa, cultura e os valores. Reflita sobre a sua trajetória profissional, tenha em mente os cases de sucesso e insucesso. Quais são os seus valores e objetivos? O que é relevante para você? É importante mencionar que estas plataformas geralmente não permitem uma segunda chance, a pergunta aparece e você precisa responder na sequência. Ah, e não esqueça de verificar a iluminação, o áudio e esteja em um lugar tranquilo, sem interrupções.

 Buscar um novo desafio profissional não é uma ciência exata e igual para todos. Por isso é tão importante refletir sobre os seus objetivos profissionais, os seus valores, o que você pode flexibilizar e o que é imprescindível para você. Ter clareza destes pontos, ajudará você a encontrar o lugar de trabalho coerente com o seu perfil.

Lembre-se: o processo de procurar um novo trabalho e participar de processos seletivos começa dentro de você.

#recursoshumanos #rh #acehrsolutions #entrevistadeemprego #vaga #mercadodetrabalho #outplacement #recolocacaoprofissional #carreiraprofissional #carreiradesucesso

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lívia Junquer

  • Stay Interviews: a chave para melhorar a retenção de talentos e o engajamento da equipe.

    Stay Interviews: a chave para melhorar a retenção de talentos e o engajamento da equipe.

    No cenário corporativo atual, reter talentos é uma das maiores prioridades das empresas. Em meio à alta rotatividade e…

  • A arte da resiliência

    A arte da resiliência

    Tempos difíceis e situações inesperadas são inevitáveis. Todos nós passaremos por momentos delicados em algum momento…

    2 comentários
  • A carreira é finita, mas o legado permanece

    A carreira é finita, mas o legado permanece

    Na última sexta-feira, a bolinha amarela quicou pela última vez para uma das carreiras mais incríveis e extraordinárias…

    2 comentários
  • "Gerencie a sua energia, não o seu tempo"

    "Gerencie a sua energia, não o seu tempo"

    Ao longo da minha trajetória profissional, eu vi muitos colegas preocupados com a gestão do tempo. Eu mesma já busquei…

    2 comentários
  • Inteligência Emocional? Regulação Emocional? Controle Emocional?

    Inteligência Emocional? Regulação Emocional? Controle Emocional?

    Como controlar a ansiedade, medo, insegurança? E como manejar raiva, ciúmes?⁣ ⁣Muito se fala em Inteligência emocional,…

  • A sua iniciativa é do tamanho da sua vontade?

    A sua iniciativa é do tamanho da sua vontade?

    Você é feliz com o seu trabalho? Você possui um planejamento de carreira claro, definido e bem estruturado? Com…

  • Como escolher uma consultoria de Outplacement?

    Como escolher uma consultoria de Outplacement?

    Você ponderou, avaliou e decidiu que vai contratar uma consultoria de outplacement. Decisão tomada, é hora de escolher…

    2 comentários
  • Proatividade é fazer valer a pena estar vivo

    Proatividade é fazer valer a pena estar vivo

    "Apesar da palavra Proatividade ser atualmente muito comum nos livros de administração, trata-se de um termo não…

    2 comentários
  • Escolhas!

    Escolhas!

    Quais são os critérios que você utiliza ao fazer uma escolha? Saiba que as nossas escolhas determinam o nosso destino…

    2 comentários
  • Como estão as suas emoções?

    Como estão as suas emoções?

    Hoje, eu os convido a refletir sobre as emoções e o impacto das mesmas em diferentes áreas da vida, como:…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos