A arte da resiliência
Tempos difíceis e situações inesperadas são inevitáveis. Todos nós passaremos por momentos delicados em algum momento de nossas vidas. Pode ser a perda do trabalho, uma doença, um evento que nos deixe desapontados, entre outros motivos.
Não podemos mudar as coisas que acontecem conosco, e cada um de nós deve aceitar isso. Felizmente, podemos mudar a forma como respondemos a esses eventos adversos e é aqui que a construção da #resiliência é fundamental.
O que é Resiliência?
def. a capacidade de se recuperar facilmente de doenças, depressão, adversidades ou similares; maleabilidade.
É importante ressaltar que a resiliência não é superar a dor, nem tentar esquecer/ignorar o que aconteceu, mas sim, focar no #crescimento e no #desenvolvimento pessoal por meio da adversidade.
O autor, psicólogo e especialista em resiliência, Chris Johnstone criou o Modelo SSRI para ajudar cada um de nós a melhorar nossa resiliência. É importante mencionar que este não é um modelo para ser usado somente em momentos de sofrimento. Em vez disso, é um exercício que podemos colocar em prática imediatamente e assim, inserir em nossa vida cotidiana, fortalecendo a nossa resiliência.
O modelo funciona através das quatro áreas principais:
Ao identificar as estratégias de enfrentamento que funcionam para o seu contexto, você estará mais bem informado quando o sofrimento/desconforto emocional surgir. Essas estratégias fornecem etapas específicas para mudar a forma como enxergamos/interpretamos os acontecimentos e nos ajudam a lidar com elas. Eles podem incluir a leitura de livros, ou aprender a reformular um problema. Adotar uma #mentalidade de crescimento , ser voluntário em sua comunidade local ou reservar um tempo para si mesmo, como por exemplo: yoga, meditação.
2. PONTOS FORTES
Conhecer as nossas próprias #forças pessoais significa que podemos explorá-las melhor em tempos difíceis. Por exemplo, pontos fortes como coragem, #criatividade, fé, #flexibilidade, perseverança e amor ajudarão na #adversidade.
Recomendados pelo LinkedIn
3. RECURSOS
Estes podem ser sociais, espirituais, educacionais ou profissionais. Pense nos recursos ao seu redor, anote-os e use-os sempre que possível. Construa e alimente conscientemente uma forte rede de apoio, incluindo amigos, família e talvez um terapeuta, e não tenha medo de pedir ajuda. Pessoas resilientes não têm medo de pedir ajuda e entendem que todos precisamos de apoio em algum momento de nossas vidas.
4. INSIGHTS
Os insights podem nos ajudar a avançar em momentos de adversidade. Entender que o crescimento pessoal pode vir do trauma e de uma crise pode ser o ponto de virada em nossas vidas e ajudar a proporcionar conforto em meio à dor.
#dica: Por que não dedicar meia hora esta semana para anotar as suas principais estratégias, pontos fortes, recursos e insights? Ame-se e ajude-se a dominar a arte da resiliência.
Assim como uma ostra cria uma pérola preciosa quando um grão de areia tóxico entra em suas conchas, você pode moldar algo belo por meio da adversidade. Desejo a você boa sorte e boa semana!
Mentor de líderes e profissionais | Top Voice Desenvolvimento de Liderança | Mentor de carreira | Consultor de empresas em práticas atuais de gestão de pessoas | Educador Corporativo e Palestrante
1 aÓtimo artigo, Lívia. Aprendi cedo que a vida nos trás surpresas, mesmo quando achamos que tudo está sob controle. A resiliência nos dá habilidade de surfar as ondas ao invés de controlá-lãs, não é? O método que você indica parece fazer muito sentido.
Headhunter | Recrutamento e Seleção no Agronegócio | Ajudo empresas do Agro a encontrarem os melhores talentos.
1 aObrigado pela generosidade em compartilhar... Em um processo de recolocação, assim como em vendas, a resiliência é muito importante. O que mais ouviremos é não.