Com o poder investido em você, eu me calo.

Com o poder investido em você, eu me calo.

Outro dia fui em um workshop e a moça que estava apresentando começou a criticar, claro que sem saber, várias coisas que eu costumo fazer: falar de certo jeito, me vestir de determinada maneira, trabalhar de um jeito e não outro... E então eu comecei a questionar e julgar que tudo o que fazia estava errado e que eu era extremamente inapropriada no meu modo de viver. Até que eu me dei conta: como alguém que NUNCA vi na vida poderia ter tanta influência a ponto de eu achar que sou eu a inapropriada? Por que alguém que NUNCA vi na vida sabe dizer melhor como devo ou não ser? E como alguém que também NUNCA me viu e não me conhece poderia saber melhor? A questão aqui não é “Como você ousa falar que o que eu faço está errado! ”, o ponto é

porque a opinião de outra pessoa sobre você parece ser mais importante do que a sua que conviveu a vida inteira com você mesmo?!

Para algumas pessoas isso é extremamente óbvio, trivial, lógico! Mas não para mim, foi um entendimento recente! Por que com o poder investido em você eu deveria me calar? Por que o professor não ter visto sua mão levantada, você deveria abaixar? Afinal, ainda está com dúvida certo? Ou então pior, por que você deveria abaixar a mão porque outra pessoa começou a falar e ignorar todos que estão esperando com a mão levantada? Por que deixar alguém furar a fila só para não fazer a pessoa passar vergonha? Por que não buzinar quando um carro te corta agressivamente no trânsito? São situações em que de repente o errado parece que é você, o inapropriado é você, mas não é!

Eu me calei muitas vezes, deixei de fazer muitas coisas sem entender o porquê estava errado. Eu sei, às vezes é mais fácil simplesmente mudar e seguir o fluxo. Comecei a usar calça jeans, por exemplo, quando mudei de colégio na 8ª série pois lá ninguém usava mais calça moletom, mesmo que eu adorasse a maciez e conforto da calça, parei de usar. É simples, mas foi um momento que me marcou, parei de usar moletom para não me olharem estranho. Estava fazendo algo errado?

Absolutamente não! E por que me calei?

Como saber quais são aquelas sugestões e opiniões que vem para contribuir e melhorar?! Simples, questione e confie! Confie naquilo que você acredita ser certo, mesmo que alguém discorde, só porque todo mundo faz algo, não significa que seja certo e só porque ninguém faz algo, não significa que seja errado. E se alguém quiser te diminuir, lembre-se:

Com o poder investido em mim, eu não me calo.
Francisco Carlos Alves

Consultor /Especialista de Manutenção HME

8 a

Muito bom ! Precisamos parar de achar que o certo ou errado é o que está na mídia ou no rol da fama...afinal...o que "eu" acho realmente disto ??????

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Catarina Sung

  • Escolha Profissional Pessoal

    Escolha Profissional Pessoal

    É praticamente inevitável que nós enxerguemos as situações a partir do que conhecemos e vivemos, a partir do nosso…

  • Fiz a escolha errada?

    Fiz a escolha errada?

    E se eu fiz a escolha errada? E se eu tivesse tomado outro caminho e tudo estivesse melhor? Existe pior sentimento que…

    1 comentário
  • Meu maior modelo é imperfeito!

    Meu maior modelo é imperfeito!

    Vejo muitas publicações sobre motivação, parece que na vida de algumas pessoas nunca há desânimo, nunca há problema…

    2 comentários
  • Sobre as regras do ajudar...

    Sobre as regras do ajudar...

    Quando dizem que o início da carreira de psicóloga e coach poderia ser difícil, imaginei muitas coisas como: não ter…

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos