Começando uma startup: construindo um experimento
Chegou a hora de criar nossa landing page! O primeiro passo é pensarmos no texto e os elementos que irão compor nossa landing page.
O Neil Patel tem um post bem extenso sobre como criar uma landing page que vale a pena ler.
De qualquer forma, criei uma planilha utilizando os principais pontos para utilizar como o briefing de conteúdo da minha landing page:
Sua landing page terá os seguintes elementos:
1. Título
Apresentação da proposta de valor principal do seu produto / serviço.
No caso da Knowala é ajudar o usuário a criar produtos incríveis para a necessidade do mercado dele.
Vamos olhar outros exemplos de empresas que você conhece!
"Listening is everything", em tradução livre, "Ouvir é tudo".
"Explore new perspectives", em tradução livre, "Explore novas perspectivas".
2. Subtítulo
Explicação breve do que é o seu produto / serviço. Em alguns casos você vai ver um reforço ou detalhamento dos benefícios que a solução traz para o usuário, como é o caso do Headspace:
"Less stressed. More resilient. Happier. It all starts with just a few minutes a day."
No caso que você queira ser mais descritivo sobre o seu produto, olha que legal o exemplo do Spotify de novo:
"Millions of songs and podcasts. No credit card needed".
O usuário consegue conectar com a proposta de valor apresentada em cima, "Listening is everything", de milhões de músicas e podcasts que ele pode começar a ouvir de graça.
3. Visual Focus (opcional)
Apresentar uma imagem que tenha conexão com sua proposta de valor pode ajudar o usuário a fazer links para entender melhor sua proposta ou até mesmo lembrar de você em um outro momento.
Olha esse exemplo do Medium onde eles utilizam várias palavras para ilustrar o globo terrestre:
4. Funcionalidades e benefícios
Chegou a hora de mostrar como seu produto ajuda o usuário resolver o seu problema e como ele vai atingir os benefícios que ele espera.
O Mailchimp, plataforma de mail marketing, apresenta suas funcionalidades de uma forma mais sútil reforçando os benefícios para o usuário e não apenas como o produto deles funciona. Olha esse exemplo:
"Alcance as pessoas certas
Coloque as pessoas no centro das suas ações de marketing com ferramentas que ajudam você a conhecer seu público e ver a quem você deve se dirigir."
Afinal, qual profissional de marketing não quer se comunicar com o público correto para aumentar sua conversão?
5. Call to action
"O Call to Action, ou CTA, pode ser traduzido como “chamada para a ação”. É por meio desse tipo de texto que você incentiva o consumidor a fazer o cadastro, entrar em outras páginas e realizar a compra.
O CTA incentiva o leitor a realizar uma ação. De “clique aqui para saber mais” até “compre agora!”, frases importantíssimas para garantir o sucesso da sua conversão.
Os call to action podem ser usados em todos os elementos da landing page. No entanto, um deles deve estar muito mais destacado: aquele que incentiva a ação objetivo da landing page.". Neil Patel: como criar uma landing page.
O Contabilizei, contabilidade online, trás dois botões bem chamativos logo abaixo do seu subtítulo:
6. Prova social
Você já deve ter visto foto dos clientes, nome e os depoimentos de como o produto mudou a vida daquela pessoa ou da sua empresa.
Como seres sociais que somos, provas sociais tem um alto poder de convencimento nas pessoas. É mais fácil comprarmos um produto que já foi testado por outras pessoas.
Na imagem acima o Mailchimp apresenta com números como a solução ajudou a empresa 17 th street.
Se você está construindo essa landing page para testar a sua a hipótese de solução, como é o meu caso, você não terá depoimentos e números mágicos para apresentar nesse bloco.
Minha sugestão: seja criativo, qual outro dado você pode mostrar que ajuda no convecimento do seu potencial mercado? Talvez seja um dado relevante de alguma pesquisa de mercado, talvez seu produto resolva alguma obrigatoriedade prevista em lei. Só não invente dados ou depoimentos 🙂
Chegou a hora de construir sua landing page
Com os textos definidos, chegou a hora de dar vida essa landing page.
Gosto desta landing page do Shopify como inspiração. Ela é simples, concisa e possui todas as informações necessárias:
Existem N ferramentas para você construir sua landing page sem precisar digitar uma linha de código. São ferramentas que você seleciona, arrasta e solta os elementos na tela que você quer utilizar, possui vários templates e preços acessíveis. Alguns exemplos:
Uma outra opção é o Wordpress.org. Você pode baixar de graça o código fonte do Wordpress e hospedar em uma ferramenta como o Hostgator. Demanda um pouquinho mais de conhecimento mas financeiramente vale mais a pena e você possui um controle maior sobre teu site.
Para sua landing page ter mais credibilidade você pode comprar um dominio na GoDaddy ou no Registro.br. Inclusive alguns sites de venda de domínio como o GoDaddy já possuem o seu próprio construtor de sites que também te ajudam com esta etapa.
Links e ferramentas úteis
- Banco de imagens
- Icones e mais icones
- Cores e cores
- Ilustrações
- Cores e texturas para o background do seu site
Próximos passos
Agora com minha landing page pronta, Knowala, vou voltar a entrevistar meu público alvo e coletar o feedback deles. Vou iniciar com os empreendedores e product managers que já entrevistei anteriormente, mas meu objetivo agora é conversar com uma amostragem maior do que a primeira entrevista qualitativa.
Aproveitando o conteúdo do Will Sertorio, vou realizar as perguntas abaixo com os entrevistados:
- Problema e Público: Que tipo de pessoa usaria este serviço?
- Proposta de valor: Como você define o nosso serviço?
- Funcionamento: Como ele funciona?
- Benefício: Qual a vantagem dele? Por que?
- Features: O que incluiria? O que tiraria? Por que?
- Preço: Qual preço você acha justo/caro/proibitivo? Por que?
- Forma de cobrança: Qual modelo de cobrança faz sentido pra você?
Coordenador de Atendimento
3 aMuito bom