Como é criar a própria jornada?
Paraty / Rio de Janeiro / Brazil

Como é criar a própria jornada?

Olá! Se você se identifica com o prazer e o desafio de desenhar sua própria jornada ou, se você tem um baita medo do que isto pode ser, acho que vai gostar deste meu "desabafo" - como sempre chamo meus textos rs. Tchô me apresentar rapidinho, pra quem não me conhece como profissional: Meu nome é Patricia Bernal, sou empreendedora da Economia Criativa. Jornalista, Filmmaker, Pilota de Drone, Gestora de Conteúdo Multimídia, Storyteller, etc etc etc. Tá bom né? Até porque isso não importa. O que importa são sempre as criações. Vamos lá?

Quero te contar, antes de mais nada, que estou fazendo um curso de Liderança Criativa e, entre as inúmeras atividades que temos feito nos últimos 2 meses, estamos desenvolvendo nossa prática de PITCH. Sim, o famoso pitch do mundo do empreendedorismo e das startups. Mas, neste curso, o pitch é sem muita "regra", e não necessariamente sobre negócios, isso é opcional. Lá a regra mais importante é falar com o seu coração - e tentar fazer isso de forma organizada haha. Difícil pra mim... rs Mas, olha que interessante... eu recebi um feedback de uma das pessoas do grupo que mexeu comigo... ela REALMENTE me ouviu + sentiu + conheceu em apenas 3 minutos... ou será que vem me observando?

>> Só pra contextualizar, a minha hora do pitch ocorreu neste último final de semana, dia 6 de Outubro. Após o pitch, todos os presentes deveriam escrever um feedback em uma folhinha e então iríamos ter acesso mais tarde. Simples assim. E hoje cedo eu li o feedback geral.

E então, o que ela escreveu?

"A minha impressão é que você está em um processo de conseguir se expor e, ao mesmo tempo, defender uma ideia. Ou seja, alinhar emoção com razão é realmente desafiador".

Ela, é a Ana Paula Jelihovschi, e ela disse TUDO.

Sim, estou exatamente neste momento! De finalmente expor quem eu sou e o que me levou a criar o que criei até hoje e, claro, aonde eu quero chegar com o que estou criando. Aliás, as criações não foram poucas... O incrível é que, depois de uma reflexão profunda, percebi que todas elas deram certo, mas como eu começo a dizer finalmente em público .... não expandiram tanto (embora estejam pulsantes e ainda recebendo feedbacks mesmo "paradas") eu, quando as criei, em 2015, quatro ideias pro mundo....putz, eu tava louca (pourra, quatro ideias meu!? Dá uma pra mim!) Mas, então, o lance é que eu estava sozinha dirigindo as minhas próprias criações... imagina o que ia acontecer com a ser humaninha aqui?

Afinal, quem me ouve falar das minhas tão amadas ideias e criações sabe da convicção que tenho quanto ao que crio e a paixão pelo que faço. O problema é que, imatura naquela ocasião, a dimensão que as coisas poderiam tomar e, sozinha... putz deu ruim. Eu buguei. Não quis mais continuar as criações...não porque não queria, mas porque não conseguia fazer tudo. Isso mesmo, não conseguia fazer TUDO AQUILO que tava fluindo dar certo sem ajuda, e não conseguia pedir ajudar. Pra quem? Como? Vixe... Sem pessoas, sem uma organização. Foi punk! E sério, por mais que tenha certeza das suas ideias serem úteis e transformadoras, mesmo que saiba da sua habilidade em comunicá-las, ou mesmo a sua criatividade em fazer coisas que realmente chamam atenção, bicho, sozinha, não dá não. Eu sou a prova viva disso...

Mas vamos combinar que também não é fácil sair confiando em todo mundo só porque você está sozinha né? Ou mesmo pedindo ajuda nas suas criações...é complicado... Eu até cheguei a fazer isso e me ferrei rs. Tema pra outro artigo. Por isso, digo que criar a própria jornada é desafiador. Por que você precisa se abrir e gritar ao Universo que te ensine a enxergar as pessoas certas para você seguir e, mais, mesmo as erradas que aparecem, estão ali para te fazer crescer mas rápido, faz-favor, porque não dá pra correr tanto risco, já basta o das próprias ideias né?rs

Resumindo: a gente quer é encontrar as pessoas certas! Esse é o foco de um criador da própria jornada! Quem são as pessoas nessa caminhada com você? Sim, você precisa de um time de pessoas que vão viver tudo isso aí que você está "liderando" porque elas também querem autonomia, liberdade e criatividade para se sentirem seguras de criar as suas próprias criações e, claro, também escolher e convidar as pessoas certas para isso, quando elas entram no seu projeto é apenas MAIS UMA JORNADA que querem viver novas experiências, e, no caso, com você, S2.

Não ligo se me acharem convencida nessa frase, mas ah gente, eu tenho paixão suficiente para realmente fazer algo diferente! Tenho vontade, busco sempre conhecimento, sou otimista, sou proativa e, como dizem por aí, sou corajosa rs. Igual minha mãe e meu pai! Fazer o que? Tá no sangue... Ah, mas agora vem a hora da verdade: eu também sou cheia de coisinhas que me atrapalham, da minha tal "personalidade" - que muito provavelmente veio da genética também. Que? Ah, deixa eu culpar alguém só por uns minutinhos vai?rs

O lance que eu quero falar pra você é: uma que ando aprendendo uma técnica chamada REFRAMING. E ando fazendo um reframing de tudo nessa vida, tá viciante!rs É uma técnica que quero com toda certeza incluir no compartilhamento do conhecimento que minha empresa, a IH!CRIEI, está organizando para a jornada da autonomia que é um dos nossos principais valores. Sim, queremos muito que as pessoas se sintam mais seguras em CRIAR A SUA PRÓPRIA JORNADA. Porque? Por que assim como eu, uma pessoa insegura pra caramba, que vive diariamente se desafiando e lidando com a própria insegurança através do conhecimento e da criatividade, eu acredito que outras pessoas possam se apoiar nesses valores também. Eles me ajudam, porque não ajudariam as outras?

Eu sou insegura sim, e graça a minha insegurança eu busco diariamente o conhecimento, o sentir, o viver, por que yes baby, eu sou corajosa! Eu me sinto assim. E por isso, eu só vou e vamos ver no que vai dar! Tô viva, oxi!

E aí, deixa eu pirar só mais um pouco!? Sabe, a cada dia que passa eu sinto que encontrei aquilo que estava me procurando - frasezinha clichê né? Não é papinho de empreendedora sei lá o que, é verdade! É uma delícia quando você sente que está realmente VIVENDO o que você quer viver... por mais difícil que tudo seja, você sabe que é isso. É muito louco! Aliás, você aí, pratica o autoconhecimento? Pois é....eu faço isso acho que desde sempre....seja na minha trajetória dentro do Jornalismo ao Audiovisual. E eu sou grata por isso, porque todos os dias eu ME OLHO, me observo, me desafio, me questiono, me amo, me dou esporro. E hoje, começo a descobrir como olhar o OUTRO melhor, ainda que eu tenha muito que aprender. Eu quero ir muito além de apenas dar bons conselhos ou ideias. Sim, sou aquela que todos chamam para dar ideias ou conselhos haha. Gosto muito! Só não curto quando as ideias tiram meu sono... mas o fato é que dá pra fazer muito, muito mais que isso. I know it!

Falando de ideias, e pra fechar o bloco do desabafo, criar uma jornada é colocar as suas ideias pra fora como algo que você pode ver, sentir, quem sabe tocar... é a sua expressão no mundo! Por isso, se você é do tipo quem tem medo, não tenha, sabe porque? Por que a gente só tem medo, quando não tem apoio. E o meu conselho (lá vai eu!rs) pra você é: busque seus apoios. Seu parceiros. E o que estamos chamando de DESBRAVADORES. São essas pessoas que vão te ajudar a enfrentar qualquer desafio. E pode ter certeza que quem te ajuda, recebe a ajuda de volta. Pois para quem é criador...só agradecer não basta. A gente ajuda é no fazer! ;) Se você tá se sentindo sem esse apoio, cola no IH!CRIEI (www.ihcriei.com.br), a gente está aqui para dar o que muita gente tirou de nós: autonomia, criatividade e liberdade para ser quem você é. E sim, vou falar sempre de minhas criações, pois elas são eu, e eu sou elas. Beijo boa noite/ dia/ tarde!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patricia Bernal

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos