Como é a gestão de crises na era digital?
Antes de iniciarmos o processo de gestão de crises digitais e contratar uma empresa, precisamos entender a diferença entre gestão e gerenciamento na era digital. A gestão de crise é um processo que começa com a identificação de possíveis temas que possam trazer danos à imagem e reputação, conhecidos como riscos. Ou seja, a gestão começa muito antes da crise estourar, representando um processo preventivo.
Já o gerenciamento de crises são as medidas corretivas que sua empresa vai aplicar na hora que a crise já estiver em curso, ou seja, o que você faz para apagar incêndio, tentando controlar para que o dano não se agrave.
Então, uma dica que damos para as empresas é sempre focar de forma proativa em um trabalho de gestão de crises e não apenas no gerenciamento. A diferença entre os dois, está no tempo e no esforço dispendido. No primeiro, trabalhamos antecipadamente para mitigar riscos. No segundo, temos que reduzir os impactos causados pela falta prévia de gestão.
Não basta ter uma série de procedimentos e coleção de manuais para prevenir crises. Se fosse assim, tudo seria mais simples, não é mesmo?
Primeiro, precisamos dividir o trabalho de gestão de crises em três etapas:
- pré-crise,
- durante a crise.
- pós crise.
Em cada um desses momentos, teremos passos e etapas específicas para seguir:
Pré-crise
- Mapeamento de riscos
- Construção da matriz de risco
- Criação de um plano de ação considerando os públicos impactados;
- Criação de procedimentos internos;
- Realização de exercícios de simulação (drill e table top)
Durante a crise
O gerenciamento que é o conjunto de procedimentos adotados pela empresa quando ela já está no cerne da crise, compreende:
- Avaliação da situação da crise
- Mapeamentos dos envolvidos;
- Acionamento do comitê de crise;
- Criação de mensagens chave;
- Comunicação rápida com os impactados, funcionários, imprensa e stakeholders;
- Monitoramento constante;
- Execução do plano de ação e medidas corretivas.
Pós Crise
É hora de avaliar os danos e anotar os aprendizados:
- Faça uma auditoria de imagem;
- Analise os conteúdos publicados;
- Enumere os aprendizados
- Reflita sobre pontos de melhoria nos procedimentos internos.
Quer saber mais?
Conheça a Escola de Comunicação e Crise.
A ECC oferece aos assinantes conteúdos mensais inéditos (modelos de planos editáveis, templates, checklists, planners e mapas mentais), compartilhando sua expertise em gestão e consultoria. O objetivo é capacitar profissionais a desenvolver e gerir projetos estruturados e planejar a comunicação de forma integrada (minimizando erros e falhas), prevenindo crises e sendo vistos de forma mais estratégica.
Inscrições em
Auxiliar Administrativo | Auxiliar em Logística | Assistente Logística | Almoxarife | Auxiliar Almoxarifado | Administrativo Logístico | Assistente Administrativo | Assistente de Expedição.
2 aParabéns professora, belo artigo deu para ter uma um noção sobre gestão de crises na era digital!