A análise de dados pode evitar decisões erradas
Você está tomando as decisões certas para sua empresa? As consequências de tomar uma decisão errada podem ser altamente desastrosas, podendo ir desde o desperdício de tempo e recursos até a perdas financeiras e danos à reputação da sua organização.
Felizmente, existem diversos mecanismos que auxiliam os tomadores de decisão a acertar. Um desses caminhos é o da captação e análise de dados, que podem oferecer informações estratégicas capazes de apontar os rumos certos a seguir.
O que são decisões erradas?
De um modo geral, assim como em quase todos os casos, uma decisão errada no ambiente corporativo é aquela que não atinge o resultado desejado ou que tem consequências negativas para a empresa.
Por exemplo, se uma empresa tomar a decisão de investir em uma nova linha de produtos, mas ela não atinge o número de vendas esperado e resulta em perdas financeiras, isso pode ser considerado uma decisão errada.
Outro exemplo seria o de uma empresa que toma a decisão de desligar uma parte significativa de sua equipe em um esforço para reduzir custos, sem antes avaliar opções mais inteligentes e/ou sustentáveis a médio e longo prazos, e isso leva a um declínio na motivação e na produtividade dos demais funcionários.
Em ambos os exemplos, as decisões teriam a intenção de atingir uma meta específica (ganho financeiro ou economia de custos), mas acabariam tendo consequências negativas para a empresa.
Desta forma, de modo geral, uma decisão corporativa errada é aquela que não apoia efetivamente os objetivos da empresa e tem consequências negativas para a organização.
Quais são as principais consequências de uma decisão errada para uma empresa?
Tomar uma decisão errada no ambiente corporativo pode ter consequências sérias. Então, é importante que os tomadores de decisão considerem cuidadosamente todas as opções e utilizem as ferramentas corretas para se informar a respeito de todas as alternativas a seu alcance.
A seguir, veja mais detalhes sobre os principais impactos que decisões erradas podem gerar no ambiente corporativo.
Tempo e recursos desperdiçados
Quando uma decisão errada é tomada, ela pode resultar no desperdício de tempo e recursos valiosos que poderiam ter sido usados de maneira mais eficaz em outras áreas.
Isso pode ser especialmente prejudicial para pequenas empresas ou startups que possuem recursos limitados para começar as suas atividades.
Perdas financeiras
Tomar uma decisão errada também pode levar a perdas financeiras para a empresa.
Isso pode ocorrer quando a decisão resulta em gastos que não produzem um retorno ou quando faz com que clientes decidam deixar de fazer negócio com você para optar por algum de seus concorrentes.
Danos à reputação
Decisões erradas que causem impactos a terceiros e, especialmente, aos próprios clientes da organização, podem manchar a reputação da empresa e dificultar a captação e retenção de novos negócios.
Isso pode ser ainda pior no mundo interconectado de hoje, onde informações negativas podem se espalhar rapidamente pelas redes sociais e blogs.
Conflitos dentro da organização
Tomar decisões erradas também pode levar a conflitos dentro da própria organização.
Isso pode ocorrer quando diferentes departamentos ou equipes discordam do melhor curso de ação ou quando as consequências de uma decisão afetam desproporcionalmente um grupo mais do que outro.
Recomendados pelo LinkedIn
Impacto negativo na motivação e produtividade
Quando as equipes sentem que seus esforços estão sendo desperdiçados ou que a empresa está tomando decisões que geram impactos negativos na qualidade de vida dos colaboradores, por exemplo, pode levar a uma diminuição da produtividade e engajamento.
Isso pode prejudicar a cultura interna e dificultar a retenção dos seus melhores talentos.
Como contar com a análise de dados para tomar decisões corretas?
A análise de dados pode ser um recurso poderoso para ajudar a evitar decisões erradas em um ambiente corporativo. Os dados podem oferecer informações valiosas capazes de apoiar a tomada de decisão e ajudar a identificar riscos e oportunidades em potencial.
Conheça a seguir alguns tópicos relevantes para considerar e evitar tomar decisões erradas no ambiente corporativo.
Identifique o problema a ser solucionado
Toda decisão parte da tentativa de solucionar um problema. Então, o primeiro passo do processo envolve identificar exatamente o que ele é.
A partir daí, é possível focar os esforços de coleta e análise de dados nas áreas que mais fazem sentido para os seus objetivos. Isso pode envolver a identificação das metas e métricas específicas que a decisão se destina a apoiar.
Reúna dados relevantes
Colete dados de uma variedade de fontes relevantes para o problema ou decisão em questão. Isso pode incluir dados internos da empresa, dados de mercado e outros tipos de informações.
É importante garantir que os dados sejam abrangentes e representativos do problema ou decisão que está sendo abordada. Também é necessário tomar cuidado para que eles sejam confiáveis e realmente representem fotografias da realidade.
Organize os dados
Verifique se os dados são precisos e estão em um formato utilizável, limpando e organizando-os de acordo com as suas necessidades.
Isso pode envolver a correção de erros, padronização de formatos ou agregação de dados de várias fontes. Dados limpos e organizados são essenciais para análise e interpretação precisas.
Analise os dados
Use técnicas apropriadas de análise de dados para extrair insights e identificar padrões ou tendências nos dados. Isso pode incluir a visualização dos dados, a execução de análises estatísticas ou o uso de algoritmos de aprendizado de máquina. As técnicas específicas utilizadas dependerão da natureza dos dados e dos objetivos da análise.
Interprete os resultados
Considere cuidadosamente os resultados da análise dos dados e como eles se relacionam com o problema ou decisão em questão. Use as ideias obtidas a partir da análise para apoiar o processo de tomada de decisão.
Por fim, é importante ter objetividade e considerar todos os fatores relevantes ao interpretar esses resultados.
Tome a decisão
Com base na análise dos dados, tome uma decisão bem informada que leva em consideração os riscos e oportunidades potenciais.
É importante estar confiante na decisão e comunicá-la claramente às partes interessadas relevantes.
Não deixe que uma decisão errada prejudique o progresso da sua empresa. Ao reunir e analisar dados relevantes, você pode tomar decisões acertadas e bem pensadas, capazes de apoiar os objetivos e metas da sua empresa. Além disso, não deixe de procurar várias fontes de dados e use uma variedade de técnicas de análise de dados para extrair insights.
Alguns dos pontos acima podem parecer óbvios, mas ainda há muito gestor tomando decisões baseadas apenas em percepções individuais.
B.I | Análise de Dados | Construção de Indicadores | Organização das Informações
1 aBoaaaaaaaaaá