Como anda a sua produtividade?
Sabemos que manter o foco no trabalho tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil nos dias atuais. Sofremos muita influência do meio em que vivemos, seja através de mensagens, ligações ou e-mails, itens que acabam prejudicando a nossa produtividade e geram desperdício de tempo.
Como fugir da procrastinação?
De acordo com Maxwell Maltz, autor do livro “Liberte sua Personalidade”, leva-se no mínimo 21 dias para aprender um novo hábito. A repetição é a mãe da perfeição. Sabendo disso, precisamos manter uma rotina de hábitos saudáveis, seja praticando algum esporte, indo à academia, lendo um livro, seja dormindo mais cedo, alimentando-se adequadamente, entre outras ações.
Hábitos diários auxiliam a diminuir a procrastinação e, por consequência, aumentam sua produtividade.
Fugir de tudo que consome a sua atenção negativamente é uma das primeiras medidas. Diminuir o tempo em redes sociais, pode ser uma saída. Faça o teste: desative o facebook e twitter durante o horário comercial, por exemplo.
Utilize apps para manter o foco durante o horário de trabalho.
O aplicativo Freedom tem a proposta de melhorar a saúde mental do usuário. O Freedom é um app para iPhone (iOS) com foco em diminuir o tempo gasto com o celular. Para isso, a ferramenta bloqueia o acesso às redes sociais e mensageiros, entre outros apps e sites que podem atrapalhar a produtividade.
Outro aplicativo indicado é o Stay Focused. Este app aumenta sua produtividade ao limitar o tempo que você pode passar em websites que geram desperdício de tempo.
A vantagem do check-list
Pontue as tarefas do seu dia-a-dia para atingir o hábito saudável. O ideal é listar poucas tarefas, desde que sejam fundamentais. Se esforce para cumpri-las e então programe a check-list para o dia seguinte.
Existem diversos apps para auxiliar você na hora de criar seus check-lists, como por exemplo, o Wunderlist e o Trello. Com estes apps você gerencia vários projetos de trabalho, define datas de conclusão e lembretes diários.
Veja o que é importante para fazer um bom check-list:
1. Economize nas palavras
Isso mesmo. Liste poucas tarefas por dia. O checklist deve ter um objetivo claro para os todos envolvidos. Uma boa prática é definir um título ou nome que represente bem esse objetivo. Listas muito longas podem atrapalhar e dificultar a sua conclusão, além de te desmotivar.
2. Organize de acordo com segmentos
O melhor a se fazer na hora de criar um checklist é organizá-lo de acordo com segmentos. Separe o check-list da área financeira do check-list da área de criação, por exemplo. Faça uma lista de tarefas diárias obrigatórias e ou outro para tarefas novas. Esse tipo de atitude vai simplificar o seu trabalho, pois será muito mais fácil encontrar as informações desejadas se você souber onde e como procurá-las.
3. Priorize o mais importante
Determine o que é mais importante e priorize a conclusão destas atividades primeiro. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode atrapalhar mais do que te ajudar.
Até a próxima.
Siga-me no Instagram