Como aumentar o engajamento com o algoritmo do LinkedIn?
O algoritmo do Linkedin parece muito difícil de decifrar? Aqui eu explico o que você precisa para ter mais engajamento nessa rede.

Como aumentar o engajamento com o algoritmo do LinkedIn?

Recentemente, saiu um importante estudo para quem trabalha ou utiliza o LinkedIn como ferramenta profissional: o relatório de Insights do Algoritmo do LinkedIn, do Richard van der Blom , um grande expert em social selling na plataforma. Mesmo que este não seja o objetivo principal, para gerar engajamento no seu conteúdo, é importante jogar sempre a favor do algoritmo.

Nesta newsletter mensal de hoje, trago os principais tópicos para quem quer saber como criar conteúdos que engajam, ganhando autoridade e gerando maior possibilidade de prospecções. Mas antes, gostaria de anunciar algumas novidades que aconteceram por aqui neste último mês!

Dia 15/02, vou dar uma Masterclass sobre LinkedIn no curso "Social Media Expert" do Plugcitários! Além disso, também sou mentora do curso "Impulsione seu Networking e Construa a sua Autoridade a partir do LinkedIn" do coach de storytelling Savio Meireles , que tem uma trajetória muito parecida com a minha nessa rede social.

Por último, mas não menos importante, fui convidada especial na "Imersão LinkedIn Magnético" da Marília Lopes , com foco em ganhar autoridade e gerar negócios nessa rede profissional. Caso você se interesse por alguma dessas oportunidades que listei, não deixe de me enviar uma mensagem para eu mandar todas as informações necessárias.

Agora, vamos falar de algoritmo e engajamento no LinkedIn?

A melhor estratégia de engajamento para cada tipo de conteúdo

Cada tipo de post tem uma estratégia diferente para gerar mais

Como você já deve saber, o LinkedIn anunciou que todos os usuários terão acesso às ferramentas do modo Creator, o que quer dizer que todo mundo pode ser um criador de conteúdo. Mas se todos podem criar, o que vai te diferenciar? A resposta não é apenas criar um bom conteúdo, mas saber as estratégias para cada um deles e utilizar o algoritmo a seu favor.

Vamos agora entender como funciona cada tipo de post nessa rede social e quais as melhores práticas para cada um deles:

Imagem + Texto

Esse é o tipo de post mais comum no LinkedIn e também o mais popular: quase 50% dos posts nessa rede são nesse formato. Ocupa o terceiro lugar em alcance. Para garantir mais engajamento, opte por um texto curto de até 12 palavras, ou, se você gosta de escrever, mantenha entre 900 a 1200 caracteres.

  • Escolha imagens relevantes. Fotos reais têm 45% mais engajamento do que fotos de banco de imagens.
  • Imagens com a identidade visual da sua marca aumentam em 15% o seu brand awareness.
  • Fotos de pessoas, inclusive você, podem gerar até 50% mais engajamento.
  • Prefira fotos verticais, já que a maioria dos usuários usa o LinkedIn pelo celular.

Carrossel

Você sabia que você pode criar um carrossel de imagens, assim como no Instagram, usando um documento tipo pdf? Essa funcionalidade não é apenas muito interessante como também dá certo: esse formato tem 1,6 vezes mais alcance que um post apenas com texto e imagem.

  • Carrosséis com menos de 5 ou mais 20 imagens não têm boa performance. O número ideal de slides é 12.
  • Cada slide ou imagem deve ter por volta de 25 a 50 palavras.
  • Formatos verticais funcionam melhor. Quadrados também funcionam, mas possuem 20% menos alcance. Evite os horizontais, pois o alcance diminui em até 35%.
  • Mantenha uma legenda curta, com menos de 500 caracteres.

Enquetes

Esse é o formato menos popular, com apenas 1,2% de posts em todo o LinkedIn, mas é o que possui mais engajamento, com alcance de 1,99x maior que posts comuns, chegando a 2,16x em páginas empresariais. Mas antes de sair colocando enquetes em todos os seus posts, recomendo ter uma quantidade interessante de seguidores, para que os resultados da sua pergunta sejam realmente relevantes.

  • Enquetes devem ter duração de uma semana para melhor engajamento e alcance.
  • Mantenha apenas três opções na enquete para aumentar o alcance. Quatro opções diminuem o alcance em 10%, mas ainda são melhores que enquetes de duas opções, que tem 25% menos alcance.
  • Crie uma legenda breve, explicando o motivo da pergunta, em até 500 caracteres.
  • Você pode incluir uma opção "Outro, veja comentários" para aumentar o engajamento em até 25%! Apesar disso, o alcance continua o mesmo.

Vídeos

Vídeos têm boa performance em perfis pessoais e páginas empresariais de forma geral. Apesar de terem menos alcance, o nível de engajamento é superior do que em qualquer outro formato.

  • Vídeos curtos de até 2 minutos têm maior interação, com melhora de 40% no engajamento.
  • Se você precisar criar um vídeo mais longo, mantenha dentro de 5 minutos, desde que seja realmente informativo e interessante.
  • Prefira o formato vertical, pois tem até 15% de maior alcance.
  • Regra de ouro: sempre faça upload do vídeo diretamente no LinkedIn. Jamais utilize links externos para outros sites, como o Youtube, pois essa prática é detectada pela plataforma e diminui o alcance em 50%.

Artigos e Newsletters

Textos longos não são o formato preferido dos usuários, mas são ótimos para quem gosta de escrever, como eu! Além disso, são excelentes para entregar informações sobre um tema mais denso, sem que o conteúdo fique raso demais.

  • O artigo deve ter entre 800 e 1200 palavras, com parágrafos curtos e utilize imagens para atrair leitores.
  • Artigos de newsletter têm alcance 4x maior do que os que não fazem parte de uma newsletter do LinkedIn.
  • Caso você queira falar de mais de um assunto, pode criar mais de uma newsletter periódica!

Mesmo com todas essas dicas, sente que precisa dar um passo a mais para chamar a atenção de importantes decisores nessa rede profissional? Que tal ler o meu artigo "LinkedIn Ads: guia para você começar a anunciar na rede em 2024"?

Os melhores horários para ter engajamento

 Você sabia que horário da manhã é o melhor para

O engajamento do seu conteúdo depende do formato e assunto. Mas uma regra geral é postar em dias de semana, principalmente de terça a quinta, sempre no horário da manhã, entre 8h às 11h.

  • O formato carrossel funciona melhor às terças e quintas.
  • Temas mais pessoais podem ser postados aos sábados e domingos, mas durante a semana, prefira os conteúdos de assunto profissional.
  • Evite publicar 3 posts seguidos com o mesmo formato, pois isso diminui o alcance em até 35%.
  • Não poste um conteúdo novo enquanto um post seu ainda está gerando engajamento. Isso pode prejudicar o alcance de ambos.
  • Reposts contam como conteúdo novo, então use esse recurso com cautela.

Os temas mais populares para postar no LinkedIn

Se você utiliza a página da sua empresa para criar conteúdo, essa dica é para você. Trouxe insights dos assuntos com maior alcance e engajamento segundo o algoritmo do LinkedIn, que também podem ser uma boa inspiração para quem não sabe sobre o que criar.

  1. Histórias pessoais: conteúdos mais informais, que humanizam, com histórias pessoais, como experiências e opiniões.
  2. Conhecimento: divulgar informação, seja por relatórios ou pesquisas, demonstrando o capital intelectual da empresa.
  3. Insights da área: informar o público de tendências e novos desenvolvimentos da sua área de atuação.
  4. Highlights do seu serviço ou produto: foco nas especificações do seu produto, com demonstrações e conteúdo educativo.
  5. Eventos: anunciar eventos promovidos pela empresa ou a participação em feiras para networking.
  6. Employer Branding: contar experiências dos colaboradores, divulgando a cultura da empresa.
  7. Responsabilidade social: mostrar o compromisso social e ambiental e os valores do seu negócio.
  8. Conteúdo de clientes: reviews, depoimentos ou histórias de quem já comprou seu produto.
  9. Behind the Scenes: o dia a dia e as pessoas por trás da empresa.

Inteligência Artificial no LinkedIn: como ela prejudica seu engajamento

Não é novidade que o LinkedIn está apostando bastante na IA, inserindo recursos do chatGPT dentro da rede social. Mas isso realmente funciona?

  • Textos gerados por IA têm 30% menos alcance, 55% menos engajamento e 60% menos retenção.
  • Imagens de IA têm 70% menos cliques.
  • Comentários gerados por inteligência artificial tem 5x menos engajamento.

Os resultados não mentem. Falo isso há muito tempo e não canso de repetir: IA não serve para criar um conteúdo pessoal de qualidade, que realmente traz engajamento e autoridade para o seu negócio.

Você até pode usá-la a seu favor, mas com cautela e complementando com a sua experiência pessoal e profissional. Mantenha a sua identidade e posicionamento. Só você pode fazer isso! 

Prefira usar IA como banco de ideias e inspiração para seus textos. Dá para ver de longe o texto robótico criado pelo Chat GPT. Pega mal, na minha opinião. Isso sem falar nos comentários automáticos feitos por IA: dá vergonha alheia. 

Como criar conteúdos realmente relevantes que dão engajamento

Como você já deve ter percebido, para criar conteúdo no LinkedIn você deve ter estratégias bem diferentes das outras redes sociais. Afinal, essa é uma rede que realmente valoriza conteúdos de qualidade, mais profundos.

Se você ainda não sabe como criar um conteúdo relevante para sua empresa, te convido a conhecer mais sobre minha mentoria LinkedIn Business, que pode ajudar você a ganhar mais autoridade e fechar negócios com muito mais clientes. Para quem ainda duvida desse método, confira "O que meus alunos e clientes falam sobre meu método LinkedIn Business".

Já adianto que tem muito mais informações no relatório completo, que você pode acessar nesse post. Mas lembro que o autor do relatório, Richard, não se baseou em dados exclusivos dos usuários brasileiros. Evidentemente, cada localidade tem suas particularidades.

Me conta, você já imaginou que o algoritmo de engajamento funcionava assim? Comente se você quer ver um artigo com a parte 2, onde falo sobre os tópicos que não foram abordados ainda!

Leonardo Peixoto

Médico Intensivista (RQE Nº19943) e Gestor (COPPEAD - MBA em saúde)

3 m

Excelente texto. Assisti um podcast e vim me conectar. Obrigado pelos ensinamentos. Tenho uma dúvida, se puder. Vc diz: "links externos geram menos engajamento" você cita o YouTube. Tenho usado nas referências de leituras links da Amazon, posso entender que esses tbm atrapalham, certo?

Max Menezes

Entregando soluções químicas à Construção Civil e Agroindústrias. Diretor Comercial - Especialista em Planejamento Estratégico, SPIN Selling e Foco no cliente.

6 m

Adorei todas as informações e insights. Cheguei ao seu conteúdo devido a um podcast que vc participou, e sua forma de abordar as estratégias no LinkedIn bugaram meus conceitos. Parabéns pelo conteúdo, e estou certo que tenho muito a aprender contigo.

Alberto Malta Junior

Lucratividade e sustentabilidade para pequenos e médios negócios por meio do ESG | Consultor em Projetos ESG | Consultor Energia Renovável | Conselheiro Consultivo | Mentor | Professor |

10 m
Marília Lopes

contadora de histórias | escritora | te ajudo a encontrar clareza através da escrita | conteúdo artesanal ® | copywriter senior

11 m

Você é referência demais, mi! 💓

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Michelle Lima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos