Como aumentar a sua empregabilidade?
unsplash.com

Como aumentar a sua empregabilidade?

Em um mundo tão competitivo como nos dias de hoje, precisamos manter nossa empregabilidade em alta para nos dar um suspiro de segurança no mercado de trabalho. Pessoas com a empregabilidade alta costumam ter uma vida mais calma, centrada e até mesmo feliz. Quando se tem a segurança de conseguir um emprego a qualquer momento da sua carreira, isso gera um bem estar, tranqüilidade e foco para concentrar nas suas atividades diárias. Seria quase como se atingíssemos um atma, alfa, nirvana; Iluminação do mundo corporativo. Mas como podemos chegar lá?

A primeira coisa que devemos fazer é buscar entender quais são nossos pontos fortes e fracos. Parece simples mas tem muita gente por aí que nem tem ideia do seus talentos e tão pouco dos seus pontos de melhora. Conhecer a você mesmo é a chave para iniciar a sua jornada de empregabilidade. Por exemplo, uma vendedora. Imagine que ela tenha o dom das palavras e com isso poderia vender qualquer produto ou serviço do mercado. Porém, analisando mais profundamente, conseguimos notar que quando ela trabalha com um produto em que acredita e o consome, as suas vendas aumentam significativamente. Essa vendedora poderia usar essa questão como seu ponto de partida.

Entendendo que você tem um ponto forte, a minha sugestão é que você invista cada vez mais nessa sua habilidade (ponto forte) até que você seja uma referência no mercado de trabalho - essa é a minha segunda sugestão. Todas as pessoas que conhecem muito sobre algum assunto tendem a ter maior sucesso. Não precisa ser um assunto amplo. A ideia é que seja algo específico, com boa relevância para o mercado de trabalho e, claro, que você goste (lembra do vendedor que aumenta as suas vendas apenas por consumir e gostar do seu produto?). Investir nessa super habilidade pode ser através de pesquisas próprias, um curso gratuito oferecido na web, uma pós-graduação, mestrado, curso de férias, etc etc etc. O que não falta é lugar para se especializar em algo.

Além disso, você pode se especializar usando uma mentoria - que é achar alguém no mercado (amigo ou não) que entenda muito sobre o assunto no qual você quer se especializar - assim poderão trocar figurinhas e conhecimento sobre o assunto. Essa é a minha terceira sugestão: fique perto dos bons! Eu costumava brincar com alguns amigos de trabalho que eles era a média das 5 pessoas com quem andavam. Isso gerava uma excelente resenha! Era divertido ver como cada um defendia as suas amizades e colegas com quem andavam no trabalho e fora dele. A questão é: não sei se são 5 ou 10, mas acredito que o outro ditado tenha algum fundo de verdade também. "Diga-me com quem andas, que te direi quem és". Nem sempre os melhores para você são aqueles amigos da resenha. Muitas vezes temos que prestar atenção ao nosso preconceito interno em relação as outras pessoas, para conseguirmos buscar o que nos interessa. Ao mesmo tempo, doamos o nosso conhecimento para a outra parte. Já teve a sensação de conversar com uma pessoa e perceber que ela abre a sua mente para novas ideias e pensamentos? A sensação é maravilhosa! Mas é preciso praticar o desapego em relação ao nosso preconceito com as pessoas. Dessa forma, você terá muitos mentores e pessoas ao seu redor capazes de aumentarem a sua empregabilidade através de mais conhecimento. Isso também é uma forma de networking!

Saber manter os relacionamentos aquecidos é uma linha muito tênue entre o chato e a falsidade. E o mais difícil é que no meio desses dois, fica o tal networking. Aqui no LinkedIn é um ótimo lugar para criar e, principalmente, manter o seu networking aquecido. Nada melhor do que algumas curtidas, compartilhamentos e comentários; Instigue as pessoas que você quer ao seu lado. Tente trazê-los para o seu ambiente virtual e físico através do seu conhecimento. Por outro lado, infelizmente, o que não falta no mercado é o "puxassaquismo" - são pessoas que visam apenas o seu próprio objetivo e não o conjunto da obra. O pior disso tudo não é quem puxa o saco, mas sim, quem recebe a puxada (hahaha). Enfim, tente não se tornar um!

A melhor maneira de aumentar a empregabilidade é quando se está empregado. Nesse momento o profissional está mais relaxado e sem pressão de conseguir um emprego. Porém, nesse momento não damos valor para nós mesmos. Sempre se está muito ocupado, sempre se está muito atrasado... nunca com tempo para investir em qualquer um dos quesitos citados acima. Outro dia conversando com uma pessoa que conheci aqui no LinkedIn, falei a seguinte frase pra ele:

"A vida começa pelo hobby"

Eu acredito muito nisso. Não vai existir emprego e trabalho para que todas as pessoas do mundo sejam apaixonados. Mas sempre vai existir uma razão maior para se doar e dar o seu melhor no trabalho por uma causa que lhe traga mais felicidade. Procure praticar hobbies! Coisas novas incentivam o cérebro a pensar com mais velocidade. Um cérebro ativo, é um cérebro feliz. Um corpo trabalhado, é um corpo saudável. Isso todo mundo já sabe, né? Descubra como incluir isso na sua vida agora! Boa sorte!

"Mente sã, Corpo são"


Bruno Weibert Fonseca

"Invista no seu ponto forte até que você se torne uma referência de mercado!"

#Empregabilidade #Carreiras #Vagas #LinkedIn




George Góes

Mestrando - MBA Manutenção e Produção - Engenheiro de Manutenção - Engenheiro de Controle e Automação - Green Belt Lean Six Sigma - Técnico em Eletrotécnica.

5 a

Oi. Vc aconselha a ter o LinkedIn Premium?

Rossana T.

Gerente de Negócios Pleno Alto Varejo PJ1 DDN BB

5 a

Outra maneira de aumentar a empregabilidade é ter espírito de liderança próprio, ser líder do seu propósito profissional, buscar negociar, igual você faria se estivesse vendendo produtos ou serviços para uma empresa, bata de porta em porta, supere a timidez e a vergonha, não tenha receio de ouvir não. A partir do momento que você se move em prol do teu propósito, teu próprio network te impulsiona e te ajuda na tua empregabilidade. Para isso serve também o LinkedIn : a maneira mais usual de apresentar suas qualificações, ter referências por onde passou, enfim dispor a sua empregabilidade em seu favor. Não fique esperando por dicas de quem não precisa de emprego como você. Vá atrás. Mova-se! Vá além! Supere-se! Eu estou assim: cansei de esperar por Hunters anunciarem vagas, candidatar-me. As contas estão chegando, a reserva acabando. Então eu assumi ser Hunter do meu próximo emprego.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fátima Robert

Assistente administrativo financeiro

5 a

Adorei o artigo Bruno! Obrigada pelas dicas.

Nilton Moraes

Gerente de contratos | Gerente de engenharia | Gerente Geral de Obras | Gerente de Operações.

5 a

Gostei muito do seu artigo. Pura verdade!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos