Como a autossabotagem te impede de encontrar o seu propósito
Você já se sentiu como se não fosse boa em nada, cansada da sua situação profissional, mas sem saber o que quer fazer no lugar disso?
Parece que tudo que você sabe se resume ao trabalho que você faz hoje e quando te perguntam o que você gosta de fazer, fica pensando sem saber o que responder?
Se você se sente ou se sentiu assim em algum momento da sua vida, é provável que você ainda tenha o desejo de ver mais sentido no seu trabalho, de viver uma vida com mais propósito, só não saiba como e por onde começar.
Como descobrir o seu propósito profissional e como fazer para viver esse propósito através do seu trabalho.
O grande problema que faz muitas pessoas não conseguirem encontrar o seu propósito profissional, é porque elas acreditam que não sabem no que são boas, que não tem talento algum e que o seu trabalho atual é a sua identidade.
Quando na verdade, toda a pessoa já carrega dentro de si seu propósito, mas está bloqueada para enxergar, permite que seus sabotadores falem mais alto do que seus talentos.
E você pode pensar: Não, você não entende Raquel, eu sou diferente.
São mais de 5 anos atendendo pessoas através dos meus processos de Coaching e mentoria, avaliando perfis comportamentais e todas elas, já tinham seu propósito dentro de si, só não conseguiam enxergar.
Mas vamos começar pelo começo:
O que são os sabotadores?
São vozes críticas que passam o dia todo na nossa cabeça falando frases do tipo:
“Você não é boa em nada”
“Isso não está bom”
“E se você fizer e não der certo”
“Você não está se esforçando o suficiente”
Recomendados pelo LinkedIn
“Isso não é pra você”
E mais outras milhares de frases que podem passar em nossa mente dependendo do momento que estamos vivendo e de qual sabotador é mais ativo.
Existem dez sabotadores ao todo, sendo que um sabotador é o principal, que é o crítico e nove sabotadores cúmplices, que o crítico se apoia para nos criticar.
E como eles te impedem de descobrir o seu propósito?
Falando essas frases na sua mente e impedindo você de ver aquilo que já existe de bom em você, que você já sabe fazer e que pode ser útil para os outros.
Um grande exemplo é se você tem o sabotador Insistente (Perfeccionista) alto e quer mudar de área profissional.
Você identifica que possui talento para designer e que esse sempre foi seu sonho, desde criança, você faz desenhos, já possui alguns cursos na área.
Mas como você tem um sabotador perfeccionista, para você não está bom, olha seus desenhos e acredita que nunca conseguirá fazer algo desenhando desse jeito, que seus cursos são rasos, que precisa de muito conhecimento.
E mesmo que as pessoas olhem, enxerguem seu talento, que você já conseguiria até uma oportunidade na área, você acredita que não está bom e busca mais cursos, não consegue reconhecer que tem talento para ser designer.
E é por isso que você não consegue enxergar seus talentos, porque aquilo que você faz não é suficiente para você, ou é simples demais, ou você tem receio de assumir.
Então quando você pensar que não é boa em nada, isso não é verdade.
Você não está conseguindo enxergar porque os seus pensamentos sabotadores estão vindo antes de você conseguir explorar os seus talentos.
Existe um teste em que você consegue medir seus sabotadores, para saber quais estão mais te impedindo de viver uma vida com mais propósito.
Se você quer ter acesso a esse teste gratuito, me envia uma mensagem escrito “sabotadores” e eu te envio o link.
Assistente Administrativo | Gestão de Compras | Auxiliar de Escritório
6 mSabotadores
Docência | Relações Públicas | Projetos e Avaliação em Comunicação I Pesquisa Organizacional I Comunicação Científica
8 mSabotadores
Educadora | Mentora | Palestrante | Terapeuta Especialista no Comportamento Feminino | Desenvolvimento Humano | Treinamento e Desenvolvimento
9 mSabotadores.
Analista Financeiro | Analista Administrativo
1 asabotadores.
Professor na UFRGS
1 aSabotadores