Mas afinal, o que é trabalhar com propósito?

Mas afinal, o que é trabalhar com propósito?

Você já deve ter ouvido por aí: “Encontre o seu propósito e será feliz no trabalho.”

E eu já vi muita gente ficar angustiada ao ouvir isso, por não saber qual é o seu propósito profissional. Me diz, esse é o seu caso?

A palavra propósito significa: Intenção ao fazer algo. Aquilo que se busca alcançar/objetivo. Aparentemente, seria algo simples, certo? Mas, talvez nem tanto para a maioria das pessoas. Vamos refletir juntos. 

O primeiro ponto a considerar é que todo e qualquer tipo de trabalho é servir. Não importa qual a sua profissão ou ofício, você está servindo a alguém, a alguma empresa, ao cliente, a uma causa (qual o objetivo da empresa em que trabalha, ou do seu setor?). 

Essa é a primeira reflexão a se fazer: Trabalhar é servir, portanto, qual é o seu intuito ao servir?

O propósito não está na atividade em si, mas sim, nos significados que você atribui ao seu trabalho. Escreva em uma folha todos os significados que você enxerga ao fazer o que você faz. 

Para exemplificar, vou contar uma breve história. Perguntaram para alguns pedreiros o que eles estavam fazendo. 

O primeiro respondeu: Estou colocando um tijolo em cima do outro. 

O segundo: Estou fazendo um muro.

O terceiro: Estou construindo lares. 

Por mais que você não esteja plenamente satisfeito com o seu trabalho ou profissão atual, eu indico que você se esforce para atribuir significados e relevância ao seu servir - isso vai te ajudar bastante enquanto elabora um novo plano de carreira. 

E isso nos leva para o segundo ponto

Propósito não é algo que você encontra do nada (muito menos, cai do céu..rs). Você escolhe qual será o propósito do seu servir. 

Por isso, precisa ser algo intencional. Os fatos e situações em si são neutras. Quem atribui sentido e significado ao seu mundo, ao seu trabalho, aos acontecimentos da vida, é você! 

Terceiro ponto: Ser você, de maneira autêntica, é viver o seu propósito. 

Quando você reconhece e usufrui de seus talentos e pontos fortes, trabalha com seus interesses, consegue respeitar seus valores e princípios, você expande e floresce. E como consequência, sentirá grande realização e propósito.

Quarto ponto: Cada fase da sua jornada profissional pode ter um propósito diferente, a vida é sobre fluidez. Portanto, é natural que você mude de propósito ao longo da sua carreira. 

Pelo o que eu percebo, com a minha experiência, um motivo de grande sofrimento é quando a pessoa quer ir em busca de um novo propósito profissional, mas, permanece na zona de conforto, por causa de medos, receios, dificuldades e comodismo. 

Se eu posso te dar um conselho é: Lembre-se o que falei sobre ser autêntico, então, não resista às mudanças que você sente a necessidade de fazer. 

Além disso, vale ressaltar algo super importante, algo que não vejo ninguém falar quando o assunto é propósito:

A vida é muito mais que trabalhar, temos várias áreas na vida, como: Saúde, Desenvolvimento Intelectual, Equilíbrio Emocional, Realização , Finanças, Família, Relacionamentos, Vida Social, Diversão, Plenitude e Espiritualidade. 

Você pode ter diversos propósitos em sua vida em geral. Todos os pontos que citei, podem ser utilizados em qualquer área da sua vida. 

Na antroposofia, tem um ensinamento que diz: Deus criou o mundo para que o homem fizesse dele um lugar bom, bonito e verdadeiro. 

Portanto, se você se dedicar a fazer o seu mundo e a sua vida, boa, bonita e verdadeira, da maneira que faz sentido para você, isso é viver o seu propósito. 

Me conta, você já tinha olhado para o seu propósito dessa maneira? Deixe aqui o que você pensa a respeito, vou adorar saber!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com Carinho,

Leila Bonifácio, Psicóloga (CRP 06.121614) Especialista em Psicologia do trabalho e Orientação de Carreira.

*Para entrar em contato comigo, clique aqui. 

Gisele Cunha

Especialista em Recolocação Profissional e Transição de Carreira | Mentora de Carreira | Analista Comportamental | Outplacement | Currículo | LinkedIn | Entrevista | Recrutadora | Mãe da Isadora

2 a

Exatamente, Leila Bonifácio! Buscar sentido, é sobre isso. Tenho certeza que esse artigo vai esclarecer a dúvida de varias pessoas. Curto muito seus conteúdos. Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos