Como construir uma  Super Equipe de alto desempenho, diversificado e inclusivo

Como construir uma Super Equipe de alto desempenho, diversificado e inclusivo

De acordo com um estudo recente do Instituto de Produtividade Corporativa (i4cp), as organizações de alto desempenho dão mais valor à diversidade e à inclusão da força de trabalho do que seus concorrentes de baixo desempenho. O estudo também revelou que, nessas organizações de melhor desempenho, a empresa valoriza mais a capacidade dos líderes de trabalhar efetivamente com diversos stakeholders.

Líderes e gerentes de contratação podem coçar a cabeça, imaginando o que isso significa e como isso se correlaciona com outros importantes fatores de contratação. É bem compreendido que as melhores equipes são compostas por pessoas que trazem uma variedade de perspectivas e abordagens cognitivas. Isso intuitivamente faz sentido, mas e quanto a ser qualificado ou estar em boa forma com o resto da equipe? Essas não são ainda mais importantes?

Essas perguntas são freqüentemente colocadas como se esses fatores fossem mutuamente exclusivos. Mas eles são três elementos distintos de uma equipe, que, se devidamente otimizados, produzirão o tipo de equipe A de alto desempenho que as organizações de maior desempenho em todo o mundo são conhecidas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Considere uma empresa como a Disney, por exemplo. A Disney contrata pessoas que têm as habilidades básicas necessárias para serem cozinheiros, recepcionistas, artistas, guias turísticos e assim por diante. Esses funcionários, vindos de todas as partes do mundo, trazem uma infinidade de experiências formativas e abordagens cognitivas. No entanto, esses indivíduos diversificados e com múltiplas habilidades compartilham uma característica comum que os faz trabalhar efetivamente em equipes. Eles têm alinhadas motivações que apoiam uma missão: proporcionar aos hóspedes uma experiência extraordinária. Em suma, essa é a fórmula mágica - reunir grupos de indivíduos qualificados com diversas perspectivas cujas motivações se alinham em torno de um resultado compartilhado. Isso é o que resulta em equipes poderosas.

Nessas equipes, os membros possuem as habilidades de trabalho necessárias, uma variedade de ferramentas cognitivas e uma motivação compartilhada por que eles fazem o que fazem. (Para mais sobre este "porquê", leia Comece com: Como os grandes líderes inspiram todos a agirem por Simon Sinek. O livro faz um grande caso para a importância de se associar com aqueles que compartilham e apóiam seu "porquê". , se você estiver com pouco tempo e procurando por uma visão geral de 18 minutos, confira o TED Talk Start de Sinek com o Why .)

Então, o que você pode fazer para construir sua própria Super Equipe de alto desempenho, diversificada e inclusiva? Como você pode otimizar cada um desses fatores de uma maneira que resultará em um superequipe?

Primeiro, certifique-se de contratar e promover pessoas que possuam as habilidades básicas de trabalho. Uma habilidade necessária, ao contrário de uma característica preferida, é algo que alguém deve ter para realizar um trabalho específico. Por exemplo, a capacidade de programar na linguagem C é um requisito para um programador-C.

Uma das melhores maneiras de determinar se um candidato possui as habilidades necessárias é obter uma amostra de trabalho. Existem muitas maneiras de fazer isso. Algumas empresas de software solicitam aos futuros membros da equipe uma amostra de seu trabalho anterior que se aproxima do que se espera que ele faça pela empresa. Ao examinar este componente, concentre-se apenas em julgar a saída da pessoa e determinar se ela atende aos requisitos do trabalho.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em seguida, certifique-se de que seu candidato esteja alinhado com um “por que” que apoiará a missão principal de sua empresa e equipe. Se a sua empresa existe para disponibilizar o poder de computação para a pessoa comum, você não quer contratar alguém cujo núcleo motivador “por que” é criar uma forte distinção de classe entre os que têm e os que não têm.

Por outro lado, se a missão de sua empresa é criar e distribuir formas de energia novas, acessíveis e acessíveis, você pode contratar e promover pessoas dedicadas e motivadas pelo pensamento de ajudar a sociedade a crescer através do acesso a recursos.

Existem muitas avaliações disponíveis on-line que ajudarão você a determinar o que motiva o comportamento de um candidato. Certifique-se de que essas motivações, ou por que uma pessoa faz o que ela faz, estejam alinhadas com sua missão organizacional. Se não o fizerem, não importa o quão bem um candidato atenda aos requisitos de habilidades profissionais, recomendo que você repasse esse contrato.

Nos ecossistemas empresariais altamente competitivos e em rápida evolução de hoje, nenhuma organização pode se dar ao luxo de ter equipes nas quais qualquer membro não tenha as habilidades, o comprometimento ou a amplitude cognitiva de visão e perspectiva necessárias para criar uma superequipe. Ao otimizar cada um desses fatores de forma eficaz, qualquer equipe nova ou existente pode rapidamente se transformar em uma que atenda às oportunidades e desafios do século XXI. Pode se tornar uma superequipe de alto desempenho, diversificada e inclusiva.

Convido você ao conhecer o Programa Performance D.R.I.V.E. - A diversidade como ferramenta estratégica para composição de alta performance de resultados corporativos, uma parceria entre o CEABRA e a Porto Performance que potencializam suas iniciativas e projetos de inclusão e diversidade.

☛ Agora que você leu este artigo, peço que CURTA o artigo (se gostou e foi relevante para você), deixe seu COMENTÁRIO (se considerou valioso um agradecimento ou uma crítica construtiva) e COMPARTILHE caso considere que sua rede e Networking terá interesse nesta informação. Obrigado e até nosso próximo texto/artigo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos