Como as Construtechs prometem revolucionar o mercado da Construção Civil.
Desde o início da existência humana, conhecimentos e habilidades de engenharia tem sido necessários para evolução do padrão de vida. A partir do momento em que tribos deixaram de ser nômades, surgiram assentamentos que necessitavam de estrutura necessária para abrigo e proteção que, ao longo do tempo, cresceram em complexidade. Ao decorrer dos séculos, a grande demanda por estruturas cada vez maiores e mais eficientes impulsionava o surgimento de novas técnicas e a formação de profissionais habilitados para assumir tal responsabilidade.
Registros antigos de construções, atestam o desenvolvimento da engenharia civil ao longo de milênios. Mas qual seria o próximo passo para a construção civil? Ou melhor, como os avanços tecnológicos atuais trabalham em conjunto com esse setor dito tão “tradicional”?
É aí que entram as Construtechs. As Construtechs são startups que produzem soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da construção civil. Segundo um mapeamento da Construtech Ventures, existem cerca de 250 startups de construção civil no Brasil. Oferecendo serviços inovadores em áreas como gestão de projetos e obras, aluguel de equipamentos, contratação de mão de obra, conteúdo online, gestão de resíduos, compra e venda de imóveis, maquetes interativas e modelos 3D imersivos e até gestão de condomínios, não há mais motivos para que alguma empresa do setor deixe a tecnologia longe de seus projetos.
Responsáveis por levar inovação e tecnologia para o mercado de construção civil, pesquisas apontam que até 2050 as construtechs terão grande influência em todas as etapas da obra.
Mas como as Construtechs podem ajudar o setor da Construção?
As Construtechs têm papel fundamental na transformação dessa realidade. O desenvolvimento de tecnologias específicas para a construção civil auxiliam para que as demandas de toda a cadeia produtiva possam ser supridas, de forma cada vez mais acessível e abrangente. Após um período de crise na construção civil e queda vertiginosa nos negócios e vendas, a tecnologia é o que o setor precisa para retomar o fôlego e alcançar um novo patamar de produtividade e geração de renda.
No mundo todo, as principais Construtechs geraram mais de 170 milhões de dólares em negócios durante 2017. A percepção dessa oportunidade vem chamando a atenção das grandes construtoras brasileiras – como por exemplo, a Andrade Gutierrez, que lançou um programa de incentivo a startups (a aceleradora Vector AG) com o objetivo de desenvolver e testar em campo tecnologias para reduzir custos, mão de obra e a duração de seus projetos.
Ficou curioso e quer saber mais?
Então pega essa lista com as 100 maiores construtechs do mundo, e ah, se você conhece alguma startup de construção civil que merece estar nessa lista, compartilhe com a gente abaixo nos comentários!
Sócio e Head of Product | FaçaAgora!
5 aArtigo muito bom!! Apesar de termos mercados tradicionais fortes e consolidados é importante lembrarmos que é o mais adaptável que se mantém e, principalmente, aquele que consegue converter habilidade em competência. Obrigado pelo conteúdo, Victão!