Como continuar produtivo e relevante sem emprego

Como continuar produtivo e relevante sem emprego

Quando estamos sem emprego, não significa que estamos sem trabalho. Este tempo livre é o melhor período para você crescer, evoluir, aprender e fazer coisas diferentes de uma rotina de trabalho, então aproveite e faça o melhor para aproveitar o seu tempo.

Eu estou nesta posição atualmente e tenho dias muito corridos que quase não completo minha agenda. Meu dia começa bem cedo com o passeio dos dogs, preparar a comida, esperar a aula do adestramento, tomar o café enquanto assisto o jornal e partir cuidar da casa, que é grande.

Tenho que cuidar de mim, isto inclui academia, resolver coisas de banco, minha própria roupa, e aproveitar para resolver as coisas que não conseguimos fazer quando estamos trabalhando e que foram ficando de lado, tipo ligar para os cartões, para o seguro e ficar 2 h até ser atendido.

Tenho que ter tempo pra fazer meus cursos EAD, ler os livros escolhidos e até preparar meu TCC de Coach e realizar as sessões. Tento também encontrar tempo para aquele almoço com uma amiga que não vejo há tempos e aproveitar para visitar e tomar café com um amigo no trabalho dele, coisa que nunca consegui fazer porque estava trabalhando do outro lado da cidade.

Fico triste quando vejo o dia acabando e não consegui completar a lista de tudo que programei para o dia e vai tumultuando a minha semana. Sou organizado e tento seguir a programação, e se não acontece como planejei fico incomodado. Quero estar produzindo e continuar sendo relevante, porque sei que tenho este tempo "livre" agora e tenho que aproveitá-lo ao máximo.

Escrevi no post anterior sobre cursos à distância, logo vou colocar os EAD 0800, ou seja, sem custo, e as programações Catraca Livre, mas neste post quero falar sobre trabalho voluntário.

Eu tive a oportunidade de participar de programas de voluntários em algumas empresas por onde passei, e foram muito relevantes. Poder ajudar e contribuir de qualquer forma, com o que você sabe, é gratificante.

Um deles era as visitas que fazia ao lar de idosos, onde a gente levava atenção e alegria, preparava os lanches, conversava e eram apenas algumas horas que faziam o dia deles mais feliz. Em outro, tinha um programa de capacitação de inlgês para comunidade carente de Paraisópolis num ano e no segundo ano, era para capacitar os Jovens Aprendizes da empresa e eu fui um dos professores de inglês.

Tenho amigos com interesse em empreendedorismo e estão no CUBO, outros que foram até o Nepal ajuda a reconstruir escolas com o programa All Hands, e eu acredito que você tenha um amigo também fazendo algo para melhorar a vida de alguém na sua rede.

Se você tem um tempo que pode dedicar a alguma atividade como voluntário, ajude. Você será o maior beneficiado.

Se você leu até aqui, vai entender agora o que estou falando. Nas minhas buscas por emprego encontrei esta lista elaborada pelo LoveMondays e fala sobre o trabalho voluntário. Clique aqui e dê uma olhada nestas oportunidades e tenha um ótimo ano fazendo a diferença!

Luiz Andre Zampieri

Professor | Palestrante | Gestor de Projetos

7 a

fato!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos