Como a corrida me ajudou na vida profissional
Tudo começou com um desafio pessoal. Há aproximadamente 15 meses, fiz uma trilha com muitas subidas e após um período sem correr, reparei que a minha resistência estava melhor e resolvi voltar, ver como estava meu desempenho na esteira. Comecei com 5k e percebi que apesar de ter parado com esses treinos, ainda tinha condicionamento físico, provavelmente por nunca ter parado de praticar outras atividades físicas.
A partir daí o gosto pela corrida retornou e, junto com ele, veio a percepção do quanto o foco e a determinação nos fazem ir além do que imaginamos, nos superar a cada dia. Sem esses pilares, não conseguimos evoluir, conquistar e crescer, seja na vida pessoal ou profissional.
Algumas pessoas acham loucura eu acordar cedo em pleno sábado ou domingo para correr, mas acredito que quando você adquire gosto por alguma coisa, ela se incorpora na sua rotina e vai além, vira algo prazeroso, e foi isso que a corrida se tornou para mim.
Quando estou correndo, meus pensamentos ficam a todo vapor, aquela sensação de bem-estar e prazer vem conforme os quilômetros e a velocidade vão aumentando.
As vezes estou com dor de cabeça, desanimada, cansada pela correria do dia a dia, mas procuro não furar com meus treinos, sejam eles de corrida, musculação ou natação, pois sei da satisfação que sentirei em seguida. É como entregar um evento no trabalho. A gente passa tempo se dedicando àquilo, com ansiedade e preocupações, mas quando a gente vê o evento acontecendo, vê a entrega, todo esforço e dedicação valem a pena.
Percebo que a famosa serotonina, o tal hormônio do bem-estar que atua no cérebro e regula humor, sono e apetite, se faz presente, pois após cada treino, vejo minhas energias sendo renovadas, a disposição muda, o cérebro ganha força e as ideias surgem, o que muito contribui para o meu dia a dia de trabalho.
Fato é, que parando para escrever esse texto, percebo como nossa vida pode mudar e como, na maioria das vezes, essa mudança precisa partir de nós mesmos. Como profissionais, não podemos nos deixar acomodar nesse mercado altamente competitivo. É preciso se reinventar, ter foco e determinação para buscar melhores resultados, ou seja, se superar.
E superação foi o que mais aprendi na corrida. E isso eu levo pra vida.