Como criar um Chatbot Sem Código integrado com a IA do ChatGPT !
Olá Pessoal, venho aqui trazer o meu primeiro artigo no Linkedin =)
Meu objetivo é trazer conhecimentos técnicos diversos sobre a Power Platform e Dynamics 365 de forma clarificada para a comunidade no qual me segue. Dito isso, por que não entrar na onda do Hype sobre ChatGPT e escrever o primeiro artigo sobre como criarmos um chatbot sem código através do Power Virtual Agent integrado com o ChatGPT?
Para darmos início gostaria de separar alguns conceitos importantes para seguirmos com este guia.
Introdução
O que é Power Virtual Agent?
O Power Virtual Agents é uma plataforma Low Code & No Code no qual permite você criar chatbots baseadas em IA & NLP (Entendimento Natural da Linguagem) para uma variedade de necessidades de negócios como o fornecimento de respostas simples para perguntas comuns à resolução de problemas que exigem conversas complexas.
O que é ChatGPT?
O chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é uma inteligência artificial de código aberto criado pela OpenAI em fevereiro de 2019. O GPT é um modelo de linguagem autorregressivo que usa Deep Learning para produzir texto semelhante ao humano. A versão completa do GPT-3 tem capacidade para 175 bilhões de parâmetros de aprendizado de máquina. Introduzida em maio de 2020 e em teste beta em julho de 2020, essa versão é parte de uma tendência em sistemas de processamento de linguagem natural (PNL) de representações de linguagem pré-treinadas. Antes do lançamento do GPT-3, para se ter ideia o maior modelo de linguagem era o Turing NLG da Microsoft, lançado em fevereiro de 2020, com capacidade para 17 bilhões de parâmetros.
Para finalizar o ChatGPT foi ajustado a partir de um modelo da série GPT-3.5, que terminou o treinamento no início de 2022. O ChatGPT e o GPT 3.5 foram treinados em uma infraestrutura de supercomputação do Azure AI.
Dito isso, vamos começar o guia de como integrar o chatbot da Microsoft a tecnologia GPT. A ideia aqui é ser direto na criação do Chatbot, no futuro irei criar uma série de artigos só focado em Power Virtual Agent, onde irei detalhar os conceitos e funcionalidades.
1. Criar um Chatbot do Power Virtual Agent
Links Utilizados aqui:
2. Criar um Tópico Conversacional
* O intuito dessa funcionalidade é ser uma variável, onde iremos guardar a pergunta realizada pelo usuário final
3. Criar Integração com CHAT GPT
Com isso seremos direcionado ao Power automate, já com fluxo previamente criado
*O intuito desta funcionalidade é recebermos o conteúdo da pergunta realizada pelo usuário final no qual o chatbot vai captar e enviar para o power automate.
Recomendados pelo LinkedIn
"type": "object",
"properties": {
"text": {
"type": "string"
},
"index": {
"type": "integer"
},
"finish_reason": {
"type": "string"
}
}
}
{
*Com isso vamos poder tratar a resposta dada pelo chat gpt e separar para que possamos pegar a resposta gerada pela IA.
4. Adicionar o fluxo no Power Virtual Agent
Conclusão
O Palmeiras não tem Mundial! Brincadeiras a parte, podemos notar a facilidade do Low Code & No Code, onde desenvolvemos um chat bot e integramos sem necessidade de codificar, junte isso com a inteligência artificial do Chat GPT e obtemos um poderoso chabot!
Como próximos passos, recomendo publicar o chatbot e utilizar a funcionalidade de gerar um Site externo para você enviar para outras pessoas utilizarem e testarem.
Espero que este guia tenha te ajudado a clarificar mais sobre as possibilidades do Chat GPT com a plataforma da Microsoft. Fiquem no aguardo para próximos artigos. Muito Obrigado!
Estudante de Estatística
1 aExcelente artigo! Leitura fácil, conseguiu deixar o conteúdo bem objetivo. Seguindo para acompanhar os próximos 😉
IT Sales Professional | Information Systems Bachelor | BDR | SDR
1 aNossa artigo bão demais Gabriel! 🤟🏽. OpenAI+Bing é o futuro.
Analista de Sistemas | Python | .NET | RPA | Power Platform | SQL | MongoDB | Front End
1 aAlvaro Adriano Beck Marcelo Rodrigues Montalvão Brena Paiva Ótimo Artigo! Não conhecia essa Action, parece ser bem útil para implementar na empresa devido a facilidade de acesso não havendo a necessidade de abrir o navegador, entrar no site, realizar login e depois esperar por vezes, minutos para conseguir acessar e realizar sua pergunta, vou realizar essa implementação afim de aprender mais! inclusive, acrescentaria mais laços e condições para tratativas de cada erro genérico gerado no retorno da action e assim passar essa tratativa do Power Automate para o Power Virtual Agent, com o intuito de deixar mais amigável para usuários mais Leigos
Excelente artigo!
Microsoft Security, Compliance, Identity Specialist
1 aMuito bom 🔥