Como dar match? Estratégias de comunicação e tendências no mercado de beleza global

Como dar match? Estratégias de comunicação e tendências no mercado de beleza global


Estilo de make, cabelo, ativos da skincare, tudo se renova seguindo a lógica das trends e do mercado, que diariamente faz a lição de casa, analisando o que o consumidor valoriza e deseja. A postura data driven e, mais recentemente, o uso da AI, permitem às marcas interpretarem o consumidor, colher insights e programar suas estratégias de forma eficiente. Falamos de um segmento que movimentou $430 bilhões no mundo todo em 2022 e chegará a uma receita de $580 bilhões até 2027, segundo a consultoria McKinsey. O Brasil é o quarto maior mercado, atrás de China, EUA e Japão, e tem tecnologia e profissionais de peso, lançando produtos bons o suficiente para brigar de frente com as marcas internacionais.  

Puxando a conversa para o lado da comunicação, este é um campo rico para ativar estratégias poderosas, que tocam diretamente o consumidor final. A imprensa que cobre beleza é vasta e experiente, e corre atrás de suas atualizações, entendendo novos formatos de se comunicar e estar mais presente na rotina das pessoas. Falar que influenciadores digitais exercem forte papel nas estratégias de comunicação é redundante, mas vale chamar a atenção para o fato de que também eles sentem cada vez mais a necessidade de amadurecer seus conteúdos, se profissionalizar e buscar novas formas de conexão.

Do lado das agências, fica a incumbência de interpretar todo esse ecossistema e com isso ser um agente de conexão entre marcas e o consumidor, transformando insights em ativações. Então, vamos falar sobre tendências. Fim de ano é sempre momento para isso!

Simples sem ser simplista

Eis um mantra para a indústria da beleza seguir e 2024. O relatório divulgado esse mês pela Mintel , cita a “Sophisticated simplicity” como forte tendência, mostrando que o consumidor está interessado em produtos de alta qualidade e por isso quer entender o que há dentro de cada embalagem. Quais pesquisas a marca realiza, em quais ativos aposta, se o seu modo de produção é sustentável etc. A ênfase em qualidade, por outro lado, pede simplicidade em relação às formas, a partir de embalagens minimalistas, que priorizem informações que justifiquem valer a pena investir naquele produto.

 

Beleza de dentro para fora!

Outra forte tendência está sendo chamada “NeuroGlow” e ela expressa a necessidade de uma conexão entre beleza e bem-estar. A expectativa é que as marcas olhem para o bem-estar mental das pessoas. Iniciativas para isso já existem. Há produtos que estimulam boas noites de sono enquanto cuidam da pele, outros que nutrem a pele e tratam a mente através de fotoativos que estimulam emoções. Novos gadgets devem mostrar em tempo real informações como níveis de estresse, qualidade do sono.

Mais e mais pessoal

Para uma indústria massiva, desenvolver marcas que olhem para o consumidor de forma individual sempre foi um desafio. No entanto, com ajuda da inteligência artificial, lançar produtos mais personalizados e eficientes torna-se rotina. Com IA as marcas conseguem analisar dados e gerar insights extremamente significativos para tomada de decisões, atendendo necessidades bem específicas e permitindo ao mercado ser mais inclusivo. Vale ressaltar que a transparência no processo de levantamento de informações é essencial para a confiança do consumidor.

Em breve, as soluções de IA permitirão experiências de beleza personalizadas, ao analisarem questões como genética, estilo de vida, tipo de pele, e oferecendo ao consumidor produtos personalizados ou ainda recomendações exclusivas.

Como dar match?

Se por um lado ficamos obcecados em conseguir acompanhar todos os memes e trends, para ter insights e criar planos de comunicação robustos, capazes de entregar para as marcas caminhos de conexão com o consumidor, por outro lado vemos cada vez mais a necessidade de desenvolver pautas relevantes e em formatos atraentes.

Temos a oportunidade aqui de construir estratégias para a criação de verdadeiras comunidades ao redor das marcas, amplificando mensagens e permitindo que cresça no consumidor o sentimento de confiança em relação aos produtos e serviços que consome.

Se o consumidor que saber mais sobre o que há dentro de cada embalagem, se ele busca caminhos para ter mais qualidade de vida, se ele quer se engajar com marcas transparentes e sustentáveis, vamos nós então, as agências de comunicação, tratar de desenvolver conteúdos, apoiar jornalistas, influenciadores e as próprias marcas.


#2024trends #prtrends #beautytrends

 

Kalinka Carvalho

Mentora em Produtividade e Organização | Palestrante | Produtora de Conteúdo| UGC creator | Influenciadora Digital | Coautora de 2 livros | Māe e Voluntária| Personal Organizer | Papeleira

8 m

Adorei o artigo :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos