Como desactivar a força que nos puxa para trás sempre que pensamos em ir para frente?

Como desactivar a força que nos puxa para trás sempre que pensamos em ir para frente?

Por Milagre Chavane

Você começou há muito tempo a lutar, mas a sua vida ainda se compara com aquelas pessoas que nunca lutaram e daí se pergunta:

O que me trava de ir a frente?

Você sempre se faz esta pergunta todos os dias a procura da melhor resposta para continuar a lutar.

As pessoas a sua volta vêem as suas lutas, elogiam bastante e você se sente muito orgulhoso de si mesmo, mas quando chega o tempo de colher os resultados repara para trás e vê um vazio em como se tivesse passado uma praga e engolido tudo o que levou anos a produzir, depois de longas noites sem sono e longe da família, suor e esforço despendidos em vão e, enfim, uma vida inteira sem lucro.

Quando se senta na cadeira começa a imaginar a vida que você tanto merece e que estaria a viver, os projectos traçados mas que nunca se cumpriram, aquela casa dos sonhos que nunca teve fundação, aquele carro que nunca saiu da garagem da mente, aquela família feliz e sucedida que nunca teve, aqueles filhos inteligentes e bem falados na sociedade que só ficaram nos sonhos, aquela felicidade e paz na família que hoje está em chamas, aquele andar abraçadinho com a esposa/esposo cobiçados por muitos casais mas que para ti ainda continua uma simples ilusão.

Você tem razão meu amigo/a. Todo o camponês que vai a machamba com a semente e enxada nas mãos espera voltar com massaroca e felicidade no rosto. Mas eu não considero toda a sua razão quando você se concentra em responder estas questões:

1. O que me puxa para trás sempre que penso em ir para frente?

2. Porque eu não tenho a mesma sorte que os outros que são felizes e sucedidos em tudo o que eles fazem?

3. Porque isto só acontece comigo?

As respostas para estas perguntas estão sempre atrás do que você quer de facto: sair do buraco em que se meteu. As respostas destas perguntas não resolvem o seu problema.

Eu vou lhe ajudar a responder algumas destas perguntas:

O travão que nos afasta cada vez mais dos nossos objectivos tem várias origens. A família, os amigos, colegas, chefes, as congregações sociais em que está afiliado, acontecimentos passados podem constituir um entrave no cumprimento dos nossos objectivos, mas o maior entrave é VOCÊ MESMO.

Quais são as suas crenças? Em quê mais você pensa? Quais são os seus maiores sentimentos quando pensa em ir para frente? Qual é o seu foco? Como você controla as suas emoções?

Pensar que a origem dos seus problemas está no outro é ignorar a solução que há em si. Se você não acredita em si mesmo, quem acha que vai acreditar?...ninguém. Não acreditar em si é o mesmo que acreditar que você é incapaz. As nossas crenças dominam o nosso pensamento e determinam os nossos sentimentos e acções.

Se você pensa que não vai mais conseguir é isso mesmo que irá acontecer. Este tipo de pensamento gera o sentimento de fraqueza, inferioridade e medo.

Medo é uma barreira que bloqueia as nossas capacidades de enfrentar uma determinada situação com que nos deparamos na vida. O medo trava. O medo obstrue. Mas você sabia que todas as pessoas sentem medo? Mesmo aqueles que consideramos como experts (ex: para falar em público) sentem medo, só que o único segredo é que eles sabem controlar o seu medo. Estes usam o medo como uma energia para não errar ou falhar. Estes prevêem os possíveis erros e falhas, porque conhecem os seus pontos fracos.

Para controlar os seus medos e fraquezas você precisa ter auto-domínio de si mesmo, conhecer os seus pontos fortes e fracos. Os pontos fortes servem para preencher o vazio criado pelos pontos fracos. Por exemplo: para minimizar o medo de falar em público você precisa dominar o conteúdo e preparar bem antes de subir ao palco.

Todo o sofrimento, fracasso e desespero que você está passando agora só é possível porque ainda não decidiu dar um basta. Quando você pensa que está a sofrer ou fraco está a elevar a força do sofrimento e fraqueza para estes continuarem a maltratarem-lhe cada vez mais. A sua energia de lutar transforma-se em energia de perder. Mas quando você se pergunta: como sair deste sofrimento? Aí sim, você passará a pensar nas soluções para se livrar do problema. Veja só, aqui você está a usar a sua energia para lutar contra os seus problemas. Quanto mais usamos nossa energia no lado positivo mais energia positiva se gera dentro de nós e mais perto da victória nos aproximamos.

Olhe, você é único e indivisível dentro de si mesmo. Por isso ninguém tem o direito de lhe dizer que você não é capaz.

Você não é obrigado a ouvir tudo o que as pessoas dizem.

Você não é obrigado a aceitar tudo o que as pessoas falam para si.

Você não é obrigado a seguir todo o mundo, mesmo quando não concorda com as suas ideias.

MAS, você é obrigado a procurar as próprias soluções porque só você sabe o que realmente quer e deseja na sua vida.

Pare de pensar que é vitima de tudo, porque a vítima é o inimigo dentro de si mesmo, que faz de tudo para tirar a sua auto-estima. Você é um protagonista deste filme e a victória está nas suas mãos.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos