Como empreender mesmo trabalhando das 9h às 18h
Iniciar uma jornada empreendedora não é fácil.
Comecei minha jornada como empreendedor em 2012, paralelamente a um trabalho das 9h às 18h, para escapar da corrida dos ratos e não colocar todos os ovos na mesma cesta.
E acredito realmente que essa é a melhor maneira de começar, a razão é simples: leva muito tempo para começar a ganhar dinheiro e entender como o marketing funciona.
A maioria das pessoas pensam que um ótimo produto é suficiente para ter sucesso. Bem, deixe-me dizer que isso não é verdade. Mas vamos por partes.
Somos todos tentados a pensar que, se o produto for legal, as pessoas virão e pagarão por ele.
Nossas referências de produto são produtos como Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, etc.
Mas o modelo de crescimento deles é muito diferente do nosso. Eles não foram iniciados com poucos recursos, mas financiados por capital de risco.
Eles receberam tanto dinheiro para conquistar o mundo, e mesmo com todo esse dinheiro, a maioria das startups falhou. É um jogo diferente. Nós, como empreendedores autofinanciados, jogamos um jogo diferente.
O que é uma empresa autofinanciada? É simplesmente uma empresa que não recebe dinheiro de financiamento, sem dinheiro externo de investidores-anjo, capital de risco, e assim por diante. Os fundadores usam seu próprio dinheiro para administrar o negócio e reinvestem as receitas no negócio.
Aqui está como sugiro que você inicie seu próprio negócio, como um MicroSaaS ou qualquer outro produto digital: comece com o problema a ser resolvido.
Quanto mais doloroso for o problema, melhor. Os clientes precisam pensar: "Eu preciso deste produto para economizar tempo ou dinheiro para mim e minha empresa" (eles estão sempre ligados de qualquer forma).
Uma vez identificado o problema, é o momento certo para começar a construir o produto.
Organize seu tempo, a maioria das pessoas que conheço fica impressionada ao descobrir que sou empreendedor ao lado de um trabalho das 9h às 18h.
Recomendados pelo LinkedIn
Consegui alcançar bons resultados trabalhando dessa forma, mas vou dar a você o cronograma diário exato que uso:
Confesso que nem sempre foi assim, mas decidi pensar nos projetos a longo prazo, de forma calma e evitar o burnout a todo custo.
É isso, faça isso todos os dias, e seu esforço se acumulará ao longo do tempo para construir algo maior. Se o final de semana estiver tranquilo, use ele também, mas priorize o equilíbrio.
Você não precisa de rotinas matinais, acordar às 5h, ou qualquer outra técnica sofisticada.
Faça apenas um pouco a cada dia.
Claro, trabalho de casa, e não tenho tempo de deslocamento.
Para quem pensa em "chutar o balde" e largar tudo para empreender, escute um sábio conselho depois de ver pessoas passarem dificuldade:
Ter um trabalho das 9h às 18h tira de você a pressão financeira, a pressão de ganhar dinheiro para pagar as contas. E você pode reinvestir parte do seu salário em seus negócios (patrocínios, anúncios pagos, consultorias, etc.).
Agora, eu quero saber de você: está pronto para dar o próximo passo e iniciar sua jornada empreendedora ao lado do seu trabalho atual? O que está te impedindo? Responda aqui nos comentários ou me mande uma mensagem direta, e vamos conversar sobre como podemos começar essa jornada juntos. Eu estou aqui para ajudar!
Ah, e se você quer saber como realmente focar no que importa e fazer a diferença, recomendo muito a leitura de "A Única Coisa" de Gary W. Keller. Esse livro mudou a forma como vejo produtividade e prioridades. Tenho certeza de que será uma leitura transformadora para você também!
Backend Developer at WE ARE META,Lda. & Damia Group Portugal Python | FastAPI | Flask | Django | NodeJS | Dual Citizenship: Brazilian and Italian
4 mMuito bom o texto Diego Castro! Me identifico nele! E acabei de ler "A Única Coisa", o livro é realmente muito bom! Também abriu a minha mente da forma de ver a produtividade e definir prioridades.