Como as empresas e líderes podem acolher os liderados em luto?
A realidade destes tempos de pandemia não pode ser negada, existem milhares de pessoas, líderes, funcionários, sócios, familiares, amigos que estão lidando com a morte diariamente através de tudo que estamos atravessando. Uma atmosfera de luto coletivo com mais 420.000.00 vidas.
Percebemos que a pandemia trouxe um recado abordando que o trabalho e a vida são inseparáveis, que o profissional é um ser único. Não existindo um ser profissional e outro ser pessoal... Somos únicos.
A pandemia tornou a morte um assunto inevitável e neste momento é importante compreender qual o papel dos Empresários, Líderes, Gestores com os funcionários que estão em luto por perdas as inestimáveis.
Confesso que não foi confortável escrever sobre este assunto, fui uma das sobreviventes da Covid e também pedir amigos e parentes. Mas acredito que poderá contribuir de alguma forma para amenizar as dores e unirmos o que há de melhor em nós.
Vamos lá identificar algumas iniciativas que as empresas podem realizar para ajudar de alguma forma os seus colaboradores.
É importante que você responsável pela sua empresa ou equipe tenha um ambiente acolhedor, permitindo que os liderados expressem as suas emoções. A saúde emocional e mental precisam ser ainda mais valorizadas nas organizações. Como você pode ter este espaço, ou projeto na empresa?
Demostrar as emoções não é sinal de fraqueza, e acredito que várias empresas estão reavaliando como humanizar ainda mais as conexões entre líderes, cultura organizacional e liderados. Empatia, Flexibilidade e uma comunicação respeitosa são habilidades tão discutidas nos dias atuais, porém precisam ser mais praticadas e vivenciadas. Os efeitos destas habilidades na vida das pessoas, transformam de verdade.
A pandemia trouxe um novo olhar sobre as relações humanas e o quanto precisam serem cuidadas e valorizadas.
Como a sua liderança ou a sua empresa pode na pratica desenvolver ainda mais estas habilidades com as pessoas envolvidas? Quais seriam as vivencias implementadas na empresa que evidenciariam estes valores?
Mesmo trabalhando home office é importante realizar rodas de conversas virtuais sobre as emoções, medo, angustias, frustrações, amor, generosidade, e como todos os sentimentos de perdas podem ser resignificados. Este momento de apoio, sem julgamentos, sem rótulos, apenas de ser humano para ser humano fortalece ainda mais o senso de pertencimento. É importante algum profissional conduzir estas rodas de conversas para não perder o sentido e a atmosfera de colaboração e acolhimento.
Cada profissional tem as suas características próprias quando estão em luto, por isto é importante conversar com os colaboradores, compreendê-los neste momento de dor e perceber como eles estão para voltar para trabalhar. Alguns precisam de mais dias para se recompor e voltar ao trabalho e ao retornar que encontre um ambiente propício para um novo recomeço.
Se você tem mais algumas dicas sobre o assunto compartilhe aqui nos comentários.
Desejo a você saúde, paz e prosperidade em sua vida e em sua empresa.
Patrícia de Cássia - Mentora de Líderes e Empreendedores
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Patrícia :)
Planejamento de Demanda | S&OP | S&OE
3 aNinguém está preparado para uma situação como essa, vivemos tempos atípicos, onde a empatia deve ser nosso principal guia. Parabéns pela sensibilidade, Patrícia!
Engenheiro(a) do Produto | Scania Latin America
3 aQue importante levantar este tema tão delicado e num momento tão elevado! Parabéns!