Como encontrar o seu propósito de vida
Eu sei, esse papo de encontrar o propósito tá manjado. Mas este conteúdo é diferente, eu te garanto.
Todo mundo diz para encontrarmos o nosso propósito, para descobrir ele. Mas será que nascemos com o propósito escrito no nosso DNA?
Ainda não sei se encontrei o meu propósito, e isso me da uma dica importante do que está acontecendo: se a gente não sabe se encontrou, quer dizer que a gente não encontrou.
Eu aprendí isso no Design, se não sabemos se gostamos, provavelmente não gostamos. E você pode levar essa reflexão para a vida. Se você não sabe se gosta de algo, talvez você não goste tanto assim. Mas também, não quer dizer que no futuro você não comece a gostar.
As coisas são confusas e complexas né? Então, eu escrevo esse conteúdo para encontrarmos juntos o nosso propósito.
Você sempre escolhe o caminho que te pedem para escolher?
Ou tenta hackear o sistema para fazer o que você sempre quis?
A sociedade vai dizer para você arranjar um emprego com estabilidade e seus pais vão dizer para você não arriscar, para ir no garantido. Só que eles falam isso, como se isso ainda existisse.
A sociedade vai sugerir por onde você deve começar, e você provavelmente vai aceitar essa sugestão. Vai seguir no piloto automático da vida: estudar, se formar, estagiar, trabalhar, casar, ter filhos e nunca questionar o sistema. E então, se arrepender de não ter arriscado mais e de não ter vivido uma vida com propósito.
Não que o sistema seja ruim, muito pelo contrário. Ele é tão bom que muitas pessoas nunca questionaram. Porém, quando você vive no piloto automático, não necessariamente você está fazendo o que gosta e batalhando pelo que você acredita. E essa batalha pelo que você não acredita, esse suor derramado pelo que não é relevante, é uma vida sem propósito.
Mas afinal, como descubro o meu propósito?
Imagina que, quando você nasceu, alguém meteu um carimbo em você escrito: "seu propósito de vida."
Talvez foi um "acabar com a fome na África", mas também pode ter sido um "coletar lixo para um mundo mais sustentável".
O que você acha disso? Se fosse assim, provavelmente alguém acharia o seu próposito injusto e então montariamos uma Startup para trocar os nossos propósitos.
É aí que começa a confusão: ao mesmo tempo que não nascemos com um propósito único, definido e imutável, a resposta só pode ser encontrada dentro de nós. Ela está sendo escrita em cada letra do nosso DNA.
Na minha humilde opinião, nós criamos o nosso propósito "de propósito".
Mas claro, dentro de todas as coisas que curtimos e acreditamos na vida.
Dentro de todas habilidades que já desenvolvemos mas também dentro de tudo aquilo que sonhamos em realizar. Tudo aquilo que a gente acredita, de verdade.
Mais ou menos assim:
Ao meu ver, o propósito são aqueles pixeis pulsantes alí do meio. Uma intersecção de vários pontos importantes na nossa vida. E para mim, esses pixeis estão sendo desenhados a cada segundo, cada experiência e a cada aprendizado.
Por exemplo: O que eu faço bem e o que eu amo fazer, mudam durante a minha vida.
E o que o mundo precisa e o que me pagariam para fazer, também são variáveis.
Por tanto, acredito que não existe um propósito divino. O propósito são possibilidades que estão sendo criadas e inventadas por nós a todo instante. Não acho que o propósito seja único, limitado e imutável. Pode ser um e podem ser muitos. Também pode mudar amanhã.
O propósito faz parte das nossas escolhas e da nossa experimentação do mundo. Ele não foi escrito por um "terceiro". Ele está sendo escrito por nós.
Como mostram as intersecções, o propósito é a harmonia perfeita entre você (o que você faz bem e oque você ama fazer) e o mundo (o que o mundo precisa e o que pagariam para você fazer).
Eu conheço pouco da vida ainda, mas é muito improvável um Chinês nascer para ser Cowboy e um garoto do Texas nascer para ser Jogador de tênis de mesa.
Nós só conseguimos buscar referências e propósitos dentro da nossa realidade.
Acredito que não nascemos para ser algo. Nós nos tornamos algo, dentro da realidade em que vivemos. Nós somos o reflexo de todas as nossas experiências, dos nossos aprendizados e das referências que temos na vida. E isso muda, a cada simples decisão do nosso dia.
Se você ainda não encontrou o seu propósito, talvez seja porque ainda não deu tempo de você experimentar todas as coisas para descobrir as suas paixões, talvez você não tenha desenvolvido a habilidade certa para ajudar o mundo, ou quem sabe, você ainda nem tenha descoberto o que o mundo precisa.
Continue buscando o seu propósito. Não como algo que está lá, em algum lugar. Mas sim, como algo que esta sendo criado a todo instante por você. E isso, faz toda a diferença. Porque você já vem se tornando você a muito tempo, e talvez, já tenha habilidades e paixões para contribuir com a sociedade.
Continuo a busca pelo meu propósito. Ainda não sei se o encontrei, mas sei que posso ir combinando algumas partes. E um dia, todas essas combinações vão fazer sentido, e então, terei vivído de propósito.
Esse conteúdo está completo no Pagebooks:
Acesse aqui.
Assessoria e Gestão de Conflitos
8 aTexto tão bem escrito e com conteúdo relevante que, pela identificação, me emocionei ao final. Muito bom. Parabéns!
Growth Manager
8 a👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻