COMO ESCOLHER O TERRENO IDEAL
A escolha do terreno onde você vai construir sua casa é muito importante, porque em geral a qualidade e a localização determinam o tipo de casa a ser construida e influem nos custos da obra. Você deve levar em conta o bairro em que se localiza, dando preferência ao que oferecer condução farta, maiores facilidades de acesso, escolas, farmácias, supermercados e ainda pensar no terreno ideal para construção. O terreno deve se adaptar ao tipo de construção. Por exemplo, se você quer uma casa com vários níveis, será conveniente um terreno acidentado. Já para uma construção simples o ideal é um terreno plano ou pouco acidentado. Por isso, durante a escolha, é conveniente contar com a assessoria de um Arquiteto. Mas como isso nem sempre é possível, você mesmo deve tomar algumas providências para fazer uma boa compra. Para verificar as condições do solo, mande fazer uma sondagem, ou então se informe com um vizinho que a tenha feito. Dessa maneira você ficará sabendo qual o tipo de estaqueamento necessário e a que profundidade os alicerces serão colocados. Procure evitar terrenos com grandes aterros, pois exigem fundações mais complexas, mesmo para uma construção simples.
As condições topográficas do terreno tambem precisam ser analisadas com bastante cuidado.
Um terreno plano ou pouco acidentado oferece infinitas possibilidades para a construção da casa.. Os terrenos em aclive (sobem em relação ao nível da rua)oferecem facilidades para o escoamento das águas, mas, por outro lado, deixam a casa mais exposta a ruídos externos. Já os em declive (são caídos em relação à rua) oferecem inumeras vantagens quanto ao isolamento acústico e visual. Os terrenos localizados em baixadas, em geral são húmidos, por esse motivo a construção precisa bem impermeabilizada.
Se você for comprar um terreno de esquina , pense bem nas vantagens e desvantagens, pois os recuos obrigatórios, vão diminuir a área de construção e a junção das ruas implica maior índice de ruídos e impostos mais elevados.
Outra coisa importante é considerar que a especulação imobiliária faz com que as diferenças de preços entre terrenos de um bairro e outro, possa ser bastante signifativos. È sempre bom falar com corretores de diferentes imobiliárias para comparar os preços. Feita a escolha, verifique na Prefeitura se não existem projetos de aberturas de ruas ou costrução de viadutos ou outros melhoramentos públicos nas proximidades. Eles podem acarretar a desapropriação do imóvel ou tornar o local impróprio para moradia devido ao barulho de tráfego intenso. O próximo passo a ser tomado, é verificar, no Código de Obras do bairro qual tipo de casa pode ser construída, se o bairro é estritamente residêncial, ou se há possibilidade de se transformar em área comercial. Ou ainda se o terrenofaz parte de algum condomínio com regras específicas de construção. O último cuidade é quanto à documentação, se ela estiver em perfeita ordem, a compra poderá ser feita com a máxima rapidez.
Continua na proxima postagem.....
"OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LEGALIZAR A COMPRA DO TERRENO" assunto da próxima postagem.....